fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coronavírus: o ano em que o mundo parou.

Publicado

em

A história singular.

Refém do agressivo e letal coronavírus, o planeta enlouqueceu. O vírus que surgiu na China contaminou milhares de pessoas mundo afora. A pandemia pôs a humanidade em quarentena e determinou novos hábitos.

Confinados, solitários e em pânicos…

…multidões radicalizaram meios de sobrevivência. A corrida aos mercados e drogarias foram conflituosas, intensas e insanas.  No comércio falta alimentos, remédios e o clima tenso dispara alertas em efeito manada.

Com a cabeça cheia de medo…

…do “desconhecido” ver saídas é difícil. E como a ansiedade inventa soluções para o imprevisível, abastecer a dispensa não é considerado exagero a quem está sob o estado de pânico, mesmo prejudicando outros. O carimbo de “imunidade” contra fenômenos letais, costuma ser egoísta.

Aonde encontrar racionalidade…

…em meio ao caos? Quando a ciência falha é impossível avaliar a enxurrada de informações circulando nos meios de comunicação. Agravando a tensão, pessoas disparam notícias dramáticas com sérias consequências coletiva. A sobrecarga emocional é intensa e as dúvidas varrem o equilíbrio mental.

Considerando o cenário emergencial mundial…

…é impossível subestimar a letalidade da corona vírus, os boletins diários, provam que além de agressivo, letal, é de circulação espiral e contágio rápido. Realidade que justifica as duras medidas de contenção do avanço da doença.

O temor é contagioso…

…e conviver com o desamparo não é fácil principalmente quando uma pandemia prova a vulnerabilidade humana. Não é hora de alimentar o caos, nem perder a esperança, precisamos unir vivências traumáticas, identificar limitações e possibilidades para evitar maior sofrimento psíquico.

O momento é assustador…

…mas não estamos sós, temos profissionais combatendo a pandemia. Em tempos difíceis precisamos construir vias saudáveis e cada um deve fazer a sua parte. Acalme o coração e tenha fé, cumpra com as recomendações, as restrições são temporais e necessárias. Os dados mostram que o coronavirus, ainda que não tenha tratamento específico, em sua maioria evolui para a cura.

Espalhe amor e alcance a paz interna.

  • Transforme em fortaleza as suas fraquezas;
  • Viva um dia por vez, entrega o amanhã a Deus;
  • Evite pensar negativo, eles produzem sensações físicas ruins;
  • Tenha fé e mentalize positivo, atrai energias saudáveis;
  • Vigie seus pensamentos para equilibrar o físico e espiritual;
  • Não procure informações constantemente, evita pânico;
  • Se precisar fale sobre suas aflições com alguém de confiança;
  • Não poste notícias dramáticas.

Quanto as crianças…

…, ao perguntarem, explique a elas o que acontece, usando linguagem simples. Toda atitude positiva é muito importante para este momento.

Aos idosos…

…essa crise contemporânea será branda se formos parceiros de sua fragilidade física.

O coronavírus pode se disseminar das seguintes formas:

 

  1. Tosse;
  2. Espirro;
  3. Contato com secreções respiratórias;
  4. Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  5. Contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Recomendações:

  • Permaneça em quarentena;
  • Saia de casa se for estritamente necessário;
  • Evite aglomerações;
  • Mantenha a casa arejada e limpa;
  • Use máscara de proteção ao sair de casa;
  • Em sinais de gripe, use máscara;
  • Em sinais suspeitos por coronavirus, procure o serviço de saúde;
  • Evite contato corporal (abraços, apertos de mãos, etc.);
  • Não ponha a mão na boca, nariz e olhos;
  • Mantenha a higiene pessoal usando álcool em gel ou sabão.

Forte:unimedfortaleza.com.br

Comentários

Continue lendo

Extra

Valorizando o Servidor – Prefeito Sérgio Lopes garante pagamento do Cálculo de Insalubridade de acordo com Salário Base da Categoria de ACS`s e Agentes de Endemias

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sergio Mesquita, Secretária de Administração Regiane Moreira e servidores e colaboradores das classes, anunciou para todos os Servidores de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o pagamento do cálculo de Insalubridade dos servidores de acordo com o salário base da categoria.

Isso significa dizer que todos terão um aumento real com a correção, essa garantia faz parte do Plano de Cargo Carreira e Remuneração, tendo em vista que todos esses agentes já recebem o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

Ao longo da gestão os Agentes de Combate e Endemias e ACS`s vem acumulando conquistas significativa em suas carreiras.

Epitaciolândia foi um dos primeiros a pagar o piso nacional, e além disso, o Prefeito Sérgio Lopes com base na emenda constitucional n° 51 de 14 de fevereiro de 2006, a gestão conseguiu desburocratizar, e foram possíveis/ legal efetivados, a gestão ainda garantiu o direito de progressão e o salário retroativo a diferença salarial dos últimos 5 anos.

A Agente de Comunitária de Saúde Nubia Aquino, resumiu bem a importância desse momento para vida profissional de toda a categoria.

“O momento é gratidão mesmo, quero agradecer a Deus por esse momento, e agradecer de coração ao nosso Gestor, desde que que ele assumiu a prefeitura nós estamos tendo muitas vitórias, ele tem um olhar carinhoso e com ele a Saúde de Nosso município avançou muito, e nós passamos a ter nossos direitos respeitados e garantidos, o nosso muito obrigado e pode contar com a categoria para o que der e vier. ” Destacou a ACS.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse momento demostra mais uma vez o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais.

“Sempre buscamos valorizar os servidores públicos de um modo geral, desde o início da gestão inclusive esse mês de março nós demos um reajuste de 10% a todos os servidores que não tem piso estabelecido pelo governo federal, desde o início da gestão já são 37% de aumento, um aumento superior a correção do salário mínimo ao longo desses três anos; ”

“…Então nós estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos nossos servidores, e, hoje eu recebi os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, porque havia uma interpretação em relação ao cálculo da insalubridade e nós passamos a pedido deles, com orientação jurídico tivemos um novo entendimento sobre o cálculo da Insalubridade que vai resultar em aumento salarial para os ACS`s e Agentes de Endemias, então é com muita alegria que anunciamos essa melhoria e valorização dos servidores públicos dessa categoria da saúde.” Disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia e Sebrae estimam a venda de mais de 20 toneladas de peixe durante a feira na fronteira

Publicado

em

Mesmo após a maior alagação do Rio Acre em Brasiléia com enormes prejuízos causados também aos produtores rurais que perderam suas lavouras de, arroz, milho, banana, mandioca, peixe e outros, visando fortalecer a economia local gerando renda ao produtor rural da agricultura familiar.

A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Agricultura em parceria, junto com Sebrae-Acre, realizam a “Feira do Peixe” na fronteira nos dias, 27, 28 e 29 ( quarta, quinta e sexta-feira santa), com expectativa de vender até mais de 20 toneladas de peixe nos três dias de feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Careca Gadelha durante abertura do evento, destacou a importância da feira para os produtos rurais e apoio da secretaria e do Sebrae.

“Agradecemos o Sebrae pela parceria e presença do público e dos expositores pela participação em nossa feira do peixe, hortaliças e artesanato. Mesmo após alagação essa ação é um incentivo também da Prefeita Fernanda Hassem desde o início do seu mandado há 8 anos aos piscicultores da região que trazem as mais variadas espécies de peixes para comercialização na feira Municipal Maria Florêncio e contam ainda com apoio da Secretaria de Agricultura para escoamento da produção”, enfatizou.

A atividade conta ainda com a venda de horticultura, artesanatos, café da manhã e almoço na pracinha de alimentação, além de outros serviços ofertados.

Participaram ainda da abertura do peixe em Brasileia o Secretário Adjunto de Agricultura – Mário Jorge, a Coordenadora Regional do SEBRAE Rina Soares, Vereadores e Elenilson Cruz, Arlete Amaral, Rogério Pontes, Presidente da Câmara – Marquinhos Tibúrcio, Representante dos Piscicultores – Francisca Vó Rosa (Lili), Coordenadora da Feira Municipal – Maria Coimbra, Secretários municipais, expositores e população em geral.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação na fronteira do Acre resulta na prisão de suspeitos envolvidos em sequestros e tráfico de drogas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), as Delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia, em colaboração com a Polícia Penal, Militar e CP Cães, conduziram uma operação coordenada para executar mandados de busca e prisão na regional do Alto Acre. O objetivo principal era desmantelar atividades criminosas e reprimir o tráfico de drogas na área.

Durante a operação, as autoridades conseguiram apreender um revólver, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante, enquanto outros quatro tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos. Esse resultado demonstra a eficácia da ação policial e o compromisso das autoridades em proteger a segurança pública e combater o crime na região.

As investigações que levaram a essa operação foram iniciadas após o registro de um crime de sequestro e cárcere privado envolvendo duas adolescentes. O Delegado de Polícia Civil Eustáquio Nomerg Ferreira reiterou o compromisso da polícia com a ordem pública e a justiça, enfatizando a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate ao crime, por meio de denúncias e informações relevantes.

Detalhes adicionais sobre a operação e os desdobramentos das investigações serão divulgados pelas autoridades competentes à medida que os trabalhos avançarem.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

 

Comentários

Continue lendo