Cotidiano
Contaminação de profissionais de saúde pode comprometer atendimento em Xapuri
“Estamos conseguindo manter a casa em ordem, mas não sabemos daqui para frente, pois temos muita gente se contaminando”. disse o enfermeiro Josimar.
Os novos casos positivos do novo coronavírus seguem em elevação em Xapuri. Na atualização do Boletim da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira, 4, foram acrescentados 24 novos diagnósticos de covid-19.
_______________
A média móvel dos últimos 7 dias no município subiu para 12 casos diários, segundo a coordenação do enfrentamento à pandemia.
_______________
Nas últimas 48 horas, foram várias as confirmações de contaminação de profissionais de saúde do estado e do município, entre os quais duas médicas do hospital Dr. Epaminondas Jácome. Além delas, duas técnicas de enfermagem testaram positivo nesta terça-feira. Agentes comunitários de saúde e enfermeiros também estão entre os novos casos.
Em razão das ocorrências no hospital local, uma médica teve que ser acionada do município de Brasiléia para cobrir o plantão de uma colega que recebeu a notícia do teste positivo durante o trabalho. O fato não causou prejuízo para o atendimento ao público, que seguiu dentro da normalidade, segundo a direção da unidade de saúde.
O gerente-geral do hospital, enfermeiro Josimar dos Santos, disse a reportagem que desde o início da pandemia novos profissionais da área médica, de enfermagem e técnica em enfermagem foram contratados, em regime de emergência, para dar suporte às demandas que já eram previstas.
“A situação não está sendo fácil, mas até o momento não tivemos problemas com a nossa escala por conta da pandemia, nossos setores não têm ficado a descoberto e nós temos nos ajudado muito. Estamos conseguindo manter a casa em ordem, mas não sabemos daqui para frente, pois temos muita gente se contaminando, tanto na saúde do estado quanto do município”.
A reportagem conversou também com o coordenador da Unidade de Referência para a Covid-19 no município, o enfermeiro Francisco Andrade. Segundo ele, tanto a demanda da unidade quanto do hospital aumentou muito desde a última semana. Por isso, na próxima semana, o atendimento na unidade de referência passará a ter duas equipes trabalhando simultaneamente.
“Se analisar os boletins de ontem e de hoje vemos muitos profissionais infectados. Nós estamos em um novo momento da pandemia, percebe-se também muitos idosos, ou seja, os adultos e jovens, que são a maioria, estão levando a infecção para a terceira idade, grupo de risco que, consequentemente, tende a necessitar de melhores cuidados”, explicou.
Internações em alta
Com os novos números divulgados nesta terça-feira, Xapuri chegou aos 505 casos confirmados do novo coronavírus, com 38 exames aguardando resultado de análise, 491 pessoas monitoradas em seus domicílios, 334 altas médicas e 6 óbitos registrados em decorrência de complicações da covid-19.
Um dado que chama a atenção é a elevação de internações hospitalares de pacientes diagnosticados em Xapuri. As hospitalizações foram mínimas desde o início da pandemia, mas subiram a partir da última semana de julho e chegaram a 8 nesse começo de agosto.
Comentários
Cotidiano
Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá
A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.
A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Você precisa fazer login para comentar.