Acre
Conselho mantém duas chapas na disputa da eleição para reitoria da Universidade Federal do Acre
A chapa “Ufac com Você”, liderada pela professora Aline Andreia Nicolli e pelo professor Carlos Eduardo Garção de Carvalho, continua a disputa pela reitoria da Universidade Federal do Acre. A decisão foi formalizada após quatro horas de reunião do Conselho Universitário que apreciava pedido de cassação da chapa.
COM GISLAINE VIDAL
A alegação era de que a professor Aline Nicolli não havia se desimcompatibilizado das funções como exige uma resolução do regimento do pleito. A chapa 2 recorreu. Foi a votação do recurso da chapa “Ufac com Você” que estava sendo avaliado pelo Conselho Universitário. Foram 37 votos favoráveis ao recurso e 27 contrários.
No dia 22 de maio, a Ufac promove eleição para escolha de nomes que serão indicados para compor a lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade. O mandato será de 2018 a 2022. A disputa pelo poder já provoca divisão entre os colegas de trabalho.
_____________________
Na última sexta-feira, o colégio eleitoral, composto por professores, técnicos, discentes e representantes da comunidade externa se reuniu pra acompanhar a decisão da comissão eleitoral, sobre um recurso apresentado pela Chapa 2, encabeçada pela professora Aline Nicolli e o professor Carlos Garção.
_____________________
Eles responderam formalmente a um questionamento apresentado pela Chapa 1, formada pela professora Guida Aquino, atual reitora, e o professor Josimar Ferreira. Guida assumiu após renúncia do reitor Minoru Kimpara. De acordo com a chapa 1, Aline Nicolli não havia se afastado das atividades da instituição de acordo com o que rege as regras da eleição.
Para a comissão eleitoral, o fato de Aline não ter se afastado no prazo e ter feito um comunicado por e-mail, impediria a candidata de participar do pleito.
“Irregularidade esta presente desde o dia 5 de maio, data da inscrição das chapas, o que retira à candidata Aline Nicolli o direito de concorrer ao cargo de reitora dessa universidade”, anunciou o presidente da comissão.
A advertência feita pela comissão gerou reação entre os conselheiros e plateia geral. Houve bate boca e o clima ficou quente em consonância com a temperatura da sala abarrotada de pessoas.
A comissão também reclamou de agressões verbais recebidas em reunião anterior por membros da chapa 2 e por vídeo conferência, de Cruzeiro do Sul, a candidata Aline protestou alegando que estava recebendo tratamento “diferenciado”.
“A resolução não é clara quanto ao tipo de afastamento. Exige um afastamento que não está previsto em lei e nós cumprimos a resolução interna quanto ao afastar-se das atividades internas da instituição seja por meio de férias, seja por meio de reprogramação das aulas”, disse Thiago Figueiredo, coordenador de campanha da chapa 2. Segundo ele, “a comissão eleitoral está tentando limitar o direito de participação de Aline e Garção”.
_____________________
Mas para a chapa 1, a intenção não é cassar ou impedir a concorrência, conforme a manifestação que contou até com gritos e aplausos na sala de reunião, a ideia é que a disputa prossiga.
_____________________
“A gente só fez o pedido da conferência se toda documentação estava de acordo com a resolução. Apenas isso”, disse o coordenador da chapa 1, Isaac Silva.
As eleições para indicação de nomes para a reitoria permite que os servidores aptos a votar possam escolher dois candidatos, sem que sejam necessariamente da mesma chapa. A votação tem caráter consultivo para elaboração de uma lista tríplice. Por lei, a Presidência da República é que escolhe o reitor e o vice-reitor.
Comentários
Acre
Homem é agredido com ripas por grupo no bairro Vitória, em Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu com suspeita de fratura e levada ao pronto-socorro em estado estável
Um homem identificado como Thander Alessandre Batista Astec, de 29 anos, foi socorrido na noite desta sexta-feira (23) após ser brutalmente agredido por um grupo de pessoas armadas com pedaços de ripa, no bairro Vitória, na Rua Luiz Gonzaga, região do São Francisco, na parte alta de Rio Branco.
De acordo com informações apuradas, a vítima apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo e diversos ferimentos nas costas, causados durante as agressões. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar atendimento no local.
Ainda segundo relatos, no momento da chegada da equipe de socorro, vários indivíduos estariam correndo atrás da vítima. Diante do risco iminente, os socorristas colocaram Thander rapidamente dentro da ambulância e o encaminharam ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Informações preliminares apontam que o homem estaria sendo acusado de furto na região e que as agressões teriam ocorrido como uma suposta forma de “disciplina” imposta por populares.
No hospital, Thander foi entregue ao Setor de Traumatologia para avaliação mais detalhada. Apesar dos ferimentos e da suspeita de fratura, seu estado de saúde é considerado estável. A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência, e o caso poderá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
GIRO apreende cerca de 350 gramas de cocaína em terreno baldio em Manoel Urbano
Entorpecente foi encontrado durante patrulhamento de rotina no bairro Iolanda
Policiais militares do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), do 8º Batalhão, apreenderam um pote vermelho contendo uma substância esbranquiçada, aparentando ser cocaína, com peso aproximado de 350 gramas, na tarde desta sexta-feira (23), em Manoel Urbano.
A apreensão ocorreu durante patrulhamento de rotina, em um terreno baldio localizado na Rua Alvorada, no bairro Iolanda. Ao realizarem a verificação da área, os policiais localizaram o recipiente com o entorpecente.
Após a ocorrência, o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, onde serão adotadas as providências cabíveis para a apuração do caso.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco emite termo de compromisso para regularização de construção irregular em Casa de Carne
A Prefeitura tem se empenhado na fiscalização de construções irregulares na capital, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas urbanísticas e a segurança da população
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, tem se empenhado na fiscalização de construções irregulares na capital, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas urbanísticas e a segurança da população.

Recentemente, a Secretaria por intermédio da Diretoria de Fiscalização Urbanística emitiu um Termo de Compromisso de Demolição e Regularização para um estabelecimento comercial. (Foto: Secom)
Recentemente, a Secretaria por intermédio da Diretoria de Fiscalização Urbanística emitiu um Termo de Compromisso de Demolição e Regularização para um estabelecimento comercial localizado na Estrada Dias Martins, nº 526, conhecido como “Casa de Carne Rota do Boi”.
A medida foi tomada após a constatação de que a construção da cobertura metálica do estabelecimento estava em desacordo com as normas de urbanização, resultando em uma área de 80m² além do limite permitido para a construção no local.

“Estamos acompanhando de perto esse caso. A pessoa responsável pela obra não somente foi notificada, como também foi autuada. Além disso, ele assinou um Termo de Compromisso, no qual se compromete a demolir a parte irregular da construção em um prazo de 15 dias”, explicou Cid Ferreira. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, explicou a situação. “Estamos acompanhando de perto esse caso. A pessoa responsável pela obra não somente foi notificada, como também foi autuada. Além disso, ele assinou um Termo de Compromisso, no qual se compromete a demolir a parte irregular da construção em um prazo de 15 dias, conforme estabelecido pelo Termo”, frisou o titular das pasta.

De acordo com o documento, o autuado reconheceu a irregularidade na construção e assumiu o compromisso de demolir a parte da obra que não está de acordo com as regras de alinhamento e uso do solo. (Foto: Secom)
De acordo com o documento, o autuado reconheceu a irregularidade na construção e assumiu o compromisso de demolir a parte da obra que não está de acordo com as regras de alinhamento e uso do solo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, por meio da fiscalização, verificará o cumprimento do prazo estabelecido para a remoção da construção irregular.
O Termo de Compromisso, que foi assinado pelo responsável pela obra, estipula que a demolição deve ocorrer de forma integral e deve ser concluída no prazo máximo de 15 dias corridos após a assinatura do documento. Caso o prazo não seja cumprido, o autuado estará sujeito a novas medidas administrativas e penalidades.
Cid Ferreira finalizou dizendo: “Não podemos permitir que construções irregulares continuem colocando em risco a segurança e o ordenamento urbano da nossa cidade. Por isso, estamos tomando todas as providências legais cabíveis para garantir que o compromisso seja cumprido”, concluiu.
A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano responsável e a segurança das construções, garantindo que as normas sejam respeitadas para o bem de todos os cidadãos.





Você precisa fazer login para comentar.