Conecte-se conosco

Cotidiano

Congresso aprova exame toxicológico para tirar CNH de carro e moto e cria CNH Social

Publicado

em

Nova lei torna obrigatório teste de drogas para primeira habilitação e estabelece programa para subsidiar custos de condutores de baixa renda

Além da nova exigência, o projeto de lei também prevê a criação da CNH Social, que destina parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a formação de condutores de baixa renda inscritos no (CadÚnico).

O Congresso Nacional aprovou nesta semana mudanças significativas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal inovação torna obrigatório o exame toxicológico para candidatos à primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis) – exigência que antes valia apenas para motoristas profissionais (categorias C, D e E).

Principais mudanças aprovadas:
  • Exame toxicológico ampliado: Detecta uso de drogas (anfetaminas, maconha, cocaína) nos últimos 90 dias

  • CNH Social: Programa que usará recursos de multas para custear habilitação de pessoas cadastradas no CadÚnico

  • Validade: Projeto segue para sanção presidencial antes de entrar em vigor

O exame deverá ser feito em clínicas credenciadas e terá resultado negativo como requisito para emissão da CNH provisória. Paralelamente, a criação da CNH Social pretende democratizar o acesso à habilitação, cobrindo taxas e despesas do processo para população de baixa renda.

A medida busca aumentar a segurança viária, prevenindo acidentes causados por motoristas sob efeito de substâncias psicoativas. Especialistas em trânsito destacam que a ampliação do exame toxicológico pode reduzir em até 25% os acidentes envolvendo condutores inexperientes.

A medida busca aumentar a segurança viária, prevenindo acidentes causados por motoristas sob efeito de substâncias psicoativas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo