Conecte-se conosco

Acre

Confira o destino dos políticos que ficaram sem mandato no Acre

Publicado

em

blog_do_nelson_liano_ac24horas

Quem conhece política sabe que não adianta ninguém se apegar a mandatos. Achar que é dono de um cargo eletivo é o mesmo que imaginar que a vida material nunca vai acabar. A roda do destino gira e, muitas vezes, quem está embaixo vai para o alto e vice versa. Assim como uma roda gigante de um parque de diversões. Nada é estanque. A política é dinâmica e cria os seus movimentos naturais. Assim chegando ao final do ano os deputados e senadores que perderam as eleições começam a fazer novos planos. A vida tem que continuar. Alguns encaram a derrota e um possível recomeço com naturalidade. Outros sofrerão ainda por muito tempo a dor e a frustração da derrota. Mas a verdade o quê as urnas escreveram é imutável. Não adianta chorar e nem se lamentar, o melhor é encontrar logo um novo rumo e seguir em frente. Esses dias conversei com vários políticos que perderam as eleições e vou contar um pouco dos planos de cada um.

Guerreira do Juruá
Que a deputada estadual Antônia Sales (PMDB) foi uma das melhores da atual legislatura até mesmo os seus adversários da FPA admitem. A mulher foi presença marcante por três mandatos não só no plenário da ALEAC, mas nos lugares mais isolados do Juruá. Poucos políticos conhecem tão bem o abandono de comunidades isoladas na floresta como Antônia Sales. A peruana optou por ser leal ao projeto político da oposição e sacrificou uma reeleição certa para ser candidata a vice de Márcio Bittar (PSDB). Para quem está acostumada como Antônia a subir e descer os rios do Acre pode-se dizer que ela entrou numa canoa furada.

O futuro
Conversei com Antônia Sales. Ela me disse que continuará presente nas comunidades isoladas. Será uma espécie de representante do mandato da sua filha Jéssica Sales (PMDB), eleita deputada federal. Não vai abandonar as pessoas acostumadas a sua presença e, assim, poderá tonar mais eficiente a legislatura de Jéssica. O seu plano é simples. Continuar trabalhando e daqui há quatro anos disputar novamente uma cadeira na ALEAC.

Quem foi rei não perde a majestade
Com sete mandatos seguidos de deputado estadual Élson Santiago (PEN) chegou ao seu auge político como presidente da ALEAC. Perdeu a eleição, mas foi convidado pelo governador Tião Viana (PT) para ser secretário. Santiago preferiu uma vida mais tranquila e, será nomeado, nos próximos dias, assessor especial do Governo. Trabalhará diretamente no gabinete de Viana. Vai continuar a fazer política.

A volta à inciativa privada
O deputado Luiz Tchê (PDT) tentou um voo mais alto como deputado federal, mas não conseguiu decolar. Os seus 13 mil votos não foram suficientes para mantê-lo no cenário político acreano. Agora, voltará a trabalhar na inciativa privada tocando uma fábrica de blocos de concreto. Será empresário. Mas Tchê já avisou que continuará a fazer política. Seguirá como presidente do PDT acreano e, organizará o partido para a disputa municipal de 2016.

O destino do Cacique
Conforme anunciei em primeira mão na coluna, o deputado estadual Moisés Diniz (PC do B), que perdeu para federal, será um dos sub-secretários de Educação. Deve continuar presidindo o PC do B até a próxima eleição interna. O Cacique não vai deixar a política nunca, apesar da sua paixão pela literatura.

A espera de convite
A deputada estadual Marileide Serafim (PSL) se elegeu pela oposição. Mas ouviu o “canto da sereia” e se bandeou para a FPA. Tem bastante diálogo com o governador Tião Viana. Agora, sem mandato, espera um convite para trabalhar nas áreas de política ambiental do Governo.

Talvez seja mais útil
Um outro derrotado, o deputado estadual Eduardo Farias (PC do B), voltará a exercer a sua profissão original de médico infectologista. Dudu é um profissional de saúde competente. Talvez ajude mais o Acre salvando vidas e criando estratégias de combate as tão comuns epidemias de doenças tropicais, como dengue e malária, por aqui. Mesmo assim Farias continuará a presidir a executiva municipal do PC do B da Capital e não pretende abandonar a política.

Vida tranquila
O deputado estadual Geraldo Pereira (PT) nem disputou a reeleição. Com uma vida material estável, Pereira já ocupou cargos executivos na Fazenda de Rio Branco e do Estado. Não se apegou ao mandato de deputado. Agora, voltará a exercer a profissão de auditor da prefeitura da Capital. Ou quem sabe ainda receba algum convite para a gestão pública. Mas entre os derrotados Pereira é realmente um dos mais tranquilos. O petista já avisou que também não abandonará a política.

De volta à telinha
Um dos apresentadores de TV mais populares do Estado, o deputado estadual Edvaldo Souza (PSDC) voltará às origens. Continuará a dar as suas “broncas” na televisão. O jornalista é “seguro” e deve ter se preparado para uma eventual derrota que acabou acontecendo. Mas dificilmente perderá o “trono” na emissora que trabalha. Aos poucos vai perceber que poderá ser mais útil fazendo críticas na “telinha” do que no parlamento.

O destino de alguns majoritários
Entre os que concorreram a cargos majoritários a informação que tenho é que a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B),derrotado ao Senado, vai trabalhar no Ministério da Defesa. O convite veio pela sua atuação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal. Márcio Bittar me disseram que chefiará o escritório de representação do Mato Grosso do Sul, em Brasília. Bocalom (DEM), no momento, se preocupa mais em curar a sua esposa Beth, vítima de esclerose múltipla. A sua luta é com a doença e não deve estar preocupado com o seu futuro político. Já o deputado federal Henrique Afonso (PV) tem vários planos. Quer dar aula na Universidade, no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Henrique vai continuar dialogando com as comunidades para realizar aquilo que chama de “nova política”. Assim como diria o velho jornalista João Saldanha: “vida que segue”. E quem quiser voltar ao cenário político que aproveite bem o tempo para fazer as suas autocríticas e se preparar para os novos embates eleitorais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.

Urubu Cheiroso 17
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.

“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”

Urubu Cheiroso 20
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:

“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”

Urubu Cheiroso 5
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:

“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”

A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.

Urubu Cheiroso 22
Urubu Cheiroso 21
Urubu Cheiroso 19
Urubu Cheiroso 18
Urubu Cheiroso 16
Urubu Cheiroso 15
Urubu Cheiroso 14
Urubu Cheiroso 12
Urubu Cheiroso 11
Urubu Cheiroso 10
Urubu Cheiroso 9
Urubu Cheiroso 7
Urubu Cheiroso 6
Urubu Cheiroso 4
Urubu Cheiroso 3
Urubu Cheiroso 2
Urubu Cheiroso 1

<p>The post Desfile do Bloco Urubu Cheiroso marca a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval

Publicado

em

A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.

Terceira idade 6
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.

Terceira idade 2
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)

De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.

“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.

Terceira idade 4
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.

“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.

Terceira idade 10
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.

Terceira idade 11
Terceira idade 9
Terceira idade 7
Terceira idade 5
Terceira idade 3
Terceira idade 1

<p>The post Academia da Saúde leva energia da terceira idade para terceira noite de carnaval first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.

a304c0fc 6757 42d6 b1cc 042cd3a19707
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)

De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.

“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.

78867e1f eae1 4f3c a5ea 5617b9c6be69
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)

Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.

224a8cc8 217f 4c78 8888 52f38364ee07
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)

Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.

Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.

<p>The post Prefeitura mobiliza 50 servidores para limpeza após noites de Carnaval em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo