Acre
Condutor brasileiro é autuado por avançar sinal vermelho em Cobija; passageira usava uniforme de universidade local
Incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (21) e viralizou nas redes sociais; motocicleta foi liberada após pagamento de multa

O vídeo do incidente circulou rapidamente nas redes sociais, gerando debates sobre a segurança no trânsito e o respeito às leis de tráfego. Foto: captada
Um casal de nacionalidade brasileira foi envolvido em um incidente de trânsito na manhã de sexta-feira (21), em Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia. De acordo com o diretor de trânsito da cidade, José Luis Fuentes, o condutor da motocicleta avançou um sinal vermelho em alta velocidade na Av. Pando, uma das mais movimentadas de Cobija, o que levou à intervenção das autoridades locais.
Imagens divulgadas pela imprensa pandina mostram que a passageira da moto estava uniformizada, usando vestimentas de uma das universidades da região. O vídeo do incidente circulou rapidamente nas redes sociais, gerando debates sobre a segurança no trânsito e o respeito às leis de tráfego, principalmente pelos condutores serem brasileiros.

O condutor da moto apresentou toda a documentação necessária, incluindo a habilitação e os papéis do veículo. Foto: captada
Após a abordagem, o condutor foi autuado e recebeu um boletim de infração por infringir as normas de trânsito da Bolívia, o mesmo foi conduzido até ao departamento de transito por um agente. Ele apresentou toda a documentação necessária, incluindo a habilitação e os papéis do veículo, o que permitiu a liberação da motocicleta após o pagamento das sanções aplicadas.

Diretor de trânsito da cidade, José Luis Fuentes, reforça que as autoridades continuarão fiscalizando o cumprimento das normas para garantir a segurança de todos os usuários das vias. Foto: captada
Fontes explicaram que a condutora teria passado o sinal vermelho devido à alta velocidade com que circulava, colocando em risco a segurança de outros motoristas e pedestres. O caso serve como alerta para a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar uma direção mais prudente, especialmente em áreas urbanas.
As autoridades de trânsito de Cobija reforçaram que continuarão fiscalizando o cumprimento das normas para garantir a segurança de todos os usuários das vias.
Veja vídeo TVU Pando:
O incidente também chamou a atenção para a presença de estrangeiros no trânsito na cidade de Cobija, destacando a necessidade de conscientização sobre as regras específicas de cada região na fronteira da regional do alto acre é Pela Del Acre.

O condutor da motocicleta avançou um sinal vermelho em alta velocidade, o que levou à intervenção das autoridades locais. Foto: captada
Comentários
Acre
Rio Acre segue diminuindo em Rio Branco e marca 13,52 metros

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre continua em declínio na capital acreana. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco nesta segunda-feira, 24 de março, ao meio-dia, o rio registrou 13,52 metros. Na primeira medição do dia, às 6h, o manancial marcava 13,72 metros, já às 9h, o volume de água estava 13,58 metros.
O recuo do rio ocorre após um período de cheia que afetou diversas áreas da cidade, e também da zona rural, exigindo ações emergenciais para minimizar os impactos na população.
No início da noite de domingo, 23, o rio saiu da cota de transbordamento, que é de 14 metros, e a prefeitura informou que começaria a limpeza dos locais afetados.
As autoridades seguem monitorando a situação para avaliar possíveis reflexos da vazante, ou repiquete. A Defesa Civil orienta os moradores de áreas ribeirinhas a ficarem atentos às atualizações sobre o nível do rio e eventuais recomendações.
Comentários
Acre
Governo federal reconhece situação de emergência em oito municípios do Acre

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu nesta segunda-feira, 24, a situação de emergência em oito municípios do Acre atingidos por inundações. A medida, publicada na Portaria nº 842/2025, foi assinada na última quinta-feira (20) pelo secretário substituto Rafael Pereira Machado e permite que as cidades afetadas tenham acesso a recursos e mecanismos federais de assistência.
Os municípios em situação de emergência são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.
A decisão leva em consideração o Decreto nº 11.654/2025, do governo do Acre, que já havia declarado emergência no estado devido aos impactos das cheias. O reconhecimento federal segue a classificação do COBRADE (Código Brasileiro de Desastres) como “Inundação Gradual” (1.2.1.0.0).
Com a portaria, as prefeituras podem solicitar apoio logístico e financeiro para ações de socorro, assistência humanitária e reconstrução de infraestrutura danificada. O governo federal também fica autorizado a liberar verbas do Orçamento de Guerra e do Fundo de Defesa Civil, se necessário.
Comentários
Acre
Alagamento interdita BR-425 entre Porto Velho e Guajará-Mirim
Igarapé Arara transborda no km 30 e torna trecho intransitável; PRF alerta para risco e recomenta rotas alternativas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou temporariamente a BR-425 na noite deste domingo (23) devido ao transbordamento do igarapé Arara, próximo ao km 30 da rodovia. O trecho, que liga Porto Velho a Guajará-Mirim, está intransitável, e a PRF alerta para o risco à segurança de motoristas que insistirem na travessia.
Segundo a PRF, equipes monitoram o local em contato com órgãos parceiros para avaliar quando a situação será normalizada. Enquanto isso, a orientação é que condutores evitem a região e busquem rotas alternativas. A corporação reforça que a proteção de vidas é prioridade e promete atualizações assim que houver novidades.
O retorno da circulação no local depende da redução do nível da água. Até lá, a interdição permanece em vigor.
Você precisa fazer login para comentar.