fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Concurso da Educação no Acre é marcado por denúncias de irregularidades; nova aplicação está confirmada

Publicado

em

Um dos episódios mais graves foi registrado na Escola Djalma Teles Galdino, em Rio Branco, onde candidatos filmaram o caos durante a aplicação das provas

O Governo do Acre se pronunciou. Em nota, a (SEE) classificou os problemas na Escola Djalma Teles Galdino como um caso isolado e que está conduzindo uma investigação em conjunto com o Instituto. Foto: montagem 

O maior concurso público da educação no Acre, realizado neste domingo, 1º, pelo Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, foi alvo de denúncias de irregularidades por parte dos candidatos. O certame, que oferece 3 mil vagas para cargos de níveis médio e superior, teve episódios de uso de celular, “cola coletiva”, vazamento de questões e ausência de supervisão, segundo relatos que circularam nas redes sociais.

Um dos episódios mais graves foi registrado na Escola Djalma Teles Galdino, em Rio Branco, onde candidatos filmaram o caos durante a aplicação das provas. Em um vídeo, uma candidata afirmou que não havia examinadores na sala e que os participantes estavam impedidos de concluir o exame devido à desorganização.

Outro vídeo compartilhado mostra candidatos usando celulares durante a prova e participando de uma “cola coletiva”. Em um grupo de WhatsApp, mensagens relataram que em algumas salas os candidatos acessavam a internet para pesquisar respostas, o que comprometeu a isonomia do certame.

Diante das denúncias, o Governo do Acre se pronunciou ainda no domingo. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) classificou os problemas na Escola Djalma Teles Galdino como um caso isolado e informou que está conduzindo uma investigação em conjunto com o Instituto Nosso Rumo para apurar as responsabilidades.

A nota também anunciou que, para assegurar a igualdade de condições, os candidatos alocados nessa escola no período da tarde terão uma nova oportunidade de realizar o exame. A reaplicação será no dia 15 de dezembro de 2024, com detalhes sobre local e horário a serem informados por e-mail e publicados no site oficial do concurso.

Sobre o concurso

O certame tem como objetivo reforçar o quadro de servidores da SEE, com vagas destinadas a cargos administrativos e de docência. Para os cargos de nível médio, a remuneração inicial é de R$ 2.361,51, enquanto os aprovados para professor receberão R$ 4.270,21.

O Governo do Acre reafirmou o compromisso com a condução ética e transparente do processo seletivo, destacando que as medidas necessárias serão tomadas para garantir a credibilidade do concurso e a igualdade de condições para todos os candidatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Trabalhadores de fazenda são emboscados por grupo de sem-terra ligado a facção

Publicado

em

Um grupo de sem-terra denominado Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que não é reconhecido nem acompanhado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), e que vem causando pânico com invasões previamente planejadas no interior de Rondônia, além de ter ramificações no Estado do Acre, voltou a atacar no estado vizinho.

Sem especificar a data, as forças de segurança de Rondônia divulgaram que um grupo de homens armados, ligados à LCP, emboscou trabalhadores de uma fazenda na zona rural de Machadinho do Oeste. No local, os policiais designados para atender a ocorrência socorreram uma vítima ferida com gravidade, que foi encaminhada a uma unidade hospitalar. Durante o ataque, os trabalhadores se dispersaram e estão desaparecidos, sendo procurados até a manhã de hoje.

Segundo a imprensa de Porto Velho, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) tem um histórico de violência por onde passa e seria ligada ao crime organizado, já que costuma invadir propriedades produtivas, expulsar os moradores, lotear as terras e vendê-las. A última ação do grupo ocorreu no início do mês, no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho. Eles teriam invadido uma grande área afirmando serem moradores da região e alegando precisar de terras para trabalhar e produzir alimentos. No entanto, o grupo mantinha segurança armada no local, fazia demarcações irregulares de lotes, impedia o retorno do proprietário e ameaçava vizinhos, em sua maioria produtores rurais.

As forças de segurança de Porto Velho foram acionadas para restaurar a ordem na região do distrito de União Bandeirantes, com registros inclusive de expulsão de moradores antigos. No local, em cumprimento a ordens judiciais, os policiais destruíram acampamentos erguidos na área invadida e efetuaram a prisão de 20 membros da LCP. Durante a operação, a polícia apreendeu mais de 50 armas, a maioria facões, além de espingardas.

Na ocasião, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Rondônia, mesmo repudiando a ação policial, informou que não acompanha a Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Dos 20 presos apresentados na Central de Polícia, apenas dois, apontados como líderes do grupo, permaneceram detidos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre carro e bicicletas fere dois adolescentes em Rio Branco

Publicado

em

Acidente no bairro Boa União deixa jovem de 13 anos em estado estável após choque frontal

Na tarde deste sábado, 26, uma colisão no cruzamento das ruas Oito de Dezembro e Treze de Maio, no bairro Boa União, Baixada da Sobral, em Rio Branco, deixou dois adolescentes feridos. Um jovem de 13 anos e outro de 15 anos, que pedalavam bicicletas, foram atingidos por um Fiat Siena branco, placa MZV-4G41.

De acordo com testemunhas, o adolescente de 13 anos invadiu a via preferencial, colidindo frontalmente com o veículo que seguia no sentido bairro-centro pela rua Oito de Dezembro.

O impacto arremessou o jovem, que bateu a cabeça e desmaiou. O adolescente de 15 anos, que também cruzou a preferencial, chocou-se com a lateral do carro, sofrendo apenas arranhões nas pernas. O motorista permaneceu no local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) enviou uma ambulância básica e outra de suporte avançado. O jovem de 13 anos, com hematoma na testa, cortes nos lábios e escoriações no pé esquerdo, foi estabilizado e levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em condição estável. O adolescente de 15 anos não precisou de internação.

Policiais do Batalhão de Trânsito isolaram a área para os trabalhos da perícia, que investigará as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Geral

Filho encontra pai morto em residência no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Polícia suspeita de mal súbito como causa da morte de Francisco Silva, de 59 anos

Na tarde deste sábado, 26, Francisco Silva de Lima, de 59 anos, foi encontrado morto em sua casa, localizada nos fundos da loja Kauffmann, na Via Chico Mendes, bairro Comara, no Segundo Distrito de Rio Branco. O corpo foi descoberto pelo filho da vítima, que, preocupado com a ausência do pai, decidiu verificar a residência.

Ao chegar ao local, o filho encontrou a casa fechada e, sem resposta após chamar pelo pai, arrombou a porta. Francisco foi encontrado sem vida, caído sobre uma rede. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, e o médico confirmou o óbito.

A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia criminal, que não identificou sinais de violência no corpo. A principal hipótese é que Francisco tenha sofrido um mal súbito. Segundo o filho, o pai fazia uso de medicamentos para hipertensão.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos, e a causa oficial da morte será divulgada em até 30 dias, conforme o laudo pericial. A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), segue investigando o caso.

Comentários

Continue lendo