Acre
Concursados exigem contratação efetiva e criticam governo por nomeação de provisórios
“Nós que fizemos concurso e fomos aprovados ficamos desempregados enquanto os outros, provisórios e da empresa Pró-Saúde estão ocupando nossas vagas”, disse Wladmir Silva
Uma comissão de aprovados nos últimos concursos da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para provimento de vagas em diferentes setores foi recebida na manhã de terça-feira (15) por deputados na Assembleia Legislativa, incluindo membros da Comissão de Saúde, quando pediram mediação dos parlamentares junto ao governo do Acre para que sejam contratados.
Os concursados afirmam que mesmo tendo cumprido todos os pré-requisitos necessários para a contratação estão sendo preteridos por conta dos servidores provisórios com contratos. “Nós que fizemos concurso e fomos aprovados ficamos desempregados enquanto os outros, provisórios e da empresa Pró-Saúde estão ocupando nossas vagas e recebendo inclusive horas extras por isso”, afirmou Wladmir Silva.
Os jovens aprovados nos últimos concursos afirmaram temer que o prazo para chamamento expire sem que sejam convocados. Eles denunciam ainda que há comprovada necessidade de mão de obra para as quais estão habilitados, mas que não há vontade política do governo estadual em contratá-los.
“Há uma precarização do serviço, gente com carga horária pesada, e que possui contratos provisórios”, denuncia Charlton Lopes, que foi aprovado para a vaga de motorista de ambulância e que há praticamente dois anos aguarda para ser convocado.
O presidente da Comissão de Sáude, Raimundinho da Saúde, afirmou que solicitará uma reunião com representantes da Secretaria de Gestão Administrativa e Procuradoria Geral do Estado para obter maiores informações sobre o caso.
Os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Eliane Sinhasique (PMDB) afirmaram que solicitarão da Secretaria de Saúde o contrato de gestão do Estado com a Pró-Saúde para entender como funciona as contratações provisórias e o pagamento de horas extras.
Os deputados também solicitarão a escala de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). ” Dizer que um motorista de ambulância consegue trabalhar 70 horas por semana é algo impossível de se acreditar”, diz o deputado tucano.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.




Você precisa fazer login para comentar.