A pedido da família, o carro do Corpo de Bombeiros foi antecedido por batedores da Polícia Militar e passou em frente aos principais locais de trabalho de Moura.
Da redação, com ContilNet
Eram pontualmente 15:30 horas quando o caixão do empresário Roberto Moura deixou a sede da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde era velado desde às 4:15 horas da madrugada desta quinta-feira (15), e foi conduzido pelo carro do Corpo de Bombeiros, em um cortejo fúnebre que passou pelo Segundo Distrito da cidade até o cemitério Morada da Paz.
O corpo foi conduzido até o veículo da corporação pelo filho empresário, Marcelo Moura, governador Tião Viana (PT), jornalista Alan Rick Miranda e senador Jorge Viana (PT).
Marcello Moura, filho do empresário, e Jorge Viana ajudam a levar o caixão até o caminhão do Corpo de Bombeiros/Foto: Agência ContilNet
A pedido da família, o carro do Corpo de Bombeiros foi antecedido por batedores da Polícia Militar e passou em frente aos principais locais de trabalho de Moura, que estão localizados no Segundo Distrito da cidade, incluindo a empresa Recol, considerada um dos principais empreendimentos dele.
Emocionado, o governador Tião Viana afirmou que Moura foi um amigo do Acre e que ajudou noque pôde para o desenvolvimento econômico do Estado.
“Ajudou o Acre trabalhando na iniciativa privada e acreditando no potencial do Estado”, declarou, minutos antes de seguir para o cemitério, onde foi dar o último adeus ao empresário.
A palavra sacerdotal de despedida a Roberto Moura ficou por conta do amigo de infância e hoje padre Asfury, que rezou pela alma do empresário, leu uma palavra bíblica de conforto à família e emocionou a todos ao contar brevemente a infância passada ao lado dele.
“Foi ele quem me ensinou a rezar a missa em latim. Foi com ele que soltei papagaio e brinquei em Tarauacá. Este é um homem muito especial para todos nós. Que Deus o receba em graça e misericórdia”, frisou.
A cerimônia que antecedeu o sepultamento do empresário foi marcada pela reverência dos presentes, que fechavam os olhos em silenciosa oração enquanto o padre Asfury falava, e pelo choro incontido dos parentes.
Uma das filhas mais novas do empresário Roberto Moura, Sanny Moura, foi uma das que mais se emocionou. A jovem chorou bastante sobre o caixão do pai. Os demais filhos também estavam bastante abalados.
Marcello Moura, o filho que o acompanhou nos últimos minutos de vida, externava cansaço e abatimento, mas fez questão de sentar ao lado da urna mortuária, em cima do carro do Corpo de Bombeiros, e permaneceu junto ao caixão até a hora do sepultamento.
Além dos familiares, estavam presentes ao adeus a Roberto Moura funcionários das várias empresas que ele possuía e amigos em geral.
Além dos familiares, estavam presentes ao adeus a Roberto Moura funcionários das várias empresas que ele possuía e amigos em geral.
O vazio deixado pela partida precoce do empresário Roberto Moura
Praticamente de todos os funcionários e amigos ouviu-se uma expressão que resumia o sentir de que a morte do empresário Roberto Moura deixará um imenso vazio na vida e nos projetos dos que o cercavam.
Foi cena comum ver jornalistas e funcionários de outros empreendimentos do grupo Recol chorarem copiosamente a morte do empresário.
Alan Rick Miranda foi um dos que mais chorou e afirmou que Moura desempenhava a figura de alguém próximo a um pai.
Abatida, a jornalista Mara Rocha, apresentadora do telejornal Gazeta em Manchete, na televisão de propriedade de Moura, afirmou que não perdeu apenas um patrão, mas também um grande amigo. “Ele ajudou muita gente. Ele me ajudou muito. Fica um vazio”, frisou.
Urna foi carregada pelo homens do Corpo de Bombeiro
A influência política de Roberto Moura
Aos 60 anos, Roberto Moura provou com sua morte que era de fato um dos homens mais influentes na política do Acre.
O funeral do empresário reuniu representantes da situação e oposição, e todos o descreveram como autêntico, visionário e empreendedor nato. Nos minutos finais do funeral estiveram reunidos os três senadores do Acre, Jorge Viana (PT), Aníbal Diniz(PT) e Sérgio Petecão (PSD), além do governador Tião Viana e dezenas de deputados.
Roberto Moura era considerado um dos empresários mais bem sucedidos do Estado. Ele era dono da TV Gazeta, canal 11, retransmissora da Rede Record de Televisão, site agazeta.net e outras empresas do grupo Recol. O empresário também possuía investimentos em outros Estados.
Ele faleceu nas primeiras horas da madrugada de quarta-feira (14), na cidade de São Paulo, vítima de um ataque cardíaco. Moura faria 61 anos no próximo mês. Ele partiu deixando nove filhos, dez netos e duas ex-esposas, além de uma jovem viúva.
O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.
“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:
“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:
“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”
A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.
A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)
De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.
“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.
“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)
De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.
“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)
Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.
Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.
Você precisa fazer login para comentar.