Acre
Comissão Saúde da Aleac vai intervir em favor de servidores do Pró-Saúde
Na manhã desta terça-feira (7) a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre recebeu representantes de servidores do Pró-Saúde. Os manifestantes alegam que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Aleac não colocam em votação um anteprojeto de lei que regulariza os concursados ameaçados de demissão devido a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Guerson Guedes, advogado dos servidores do Pró-Saúde, alegou que o governador Tião Viana (PT) acenou que tinha interesse em fazer a alteração necessária no documento para evitar a demissão dos servidores. No entanto, precisa aguardar uma decisão da PGE, que, de acordo com ele, está sendo morosa em relação à decisão.
“Tivemos uma longa discussão jurídica e ali eles compreenderam a necessidade da mudança da lei e nos pediram um tempo de 20 dias para nos dar uma resposta, mas já se passaram dois meses e até agora nada. Nesse período várias pessoas aprovadas em concurso público foram demitidas, enquanto comissionados continuam ocupando vagas nesses mesmos locais. Não temos uma posição jurídica formada, percorremos todos os caminhos e aqui, na casa do povo, pedimos a intervenção dos deputados em nosso favor”, argumentou.
O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), afirmou que o grande problema do Pró-Saúde não foi sua criação, uma vez que o mesmo foi criado para fazer gestão descentralizada, mas o fato de no decorrer dos anos se tornar um gestor de pessoas. O parlamentar ofereceu algumas saídas e afirmou que o Poder Legislativo irá contribuir nas negociações.
“Inicialmente iremos pedir uma resposta imediata da PGE, uma vez que já foi feito um pedido formal. Se nem assim conseguirmos a solução para esses servidores, buscaremos um meio de readequar esses profissionais, de forma que possamos impedir que eles sejam demitidos. Nossa proposta agora é brecar as demissões até que cheguemos a um ponto comum”, explicou.
Andressa Oliveira
Agência Aleac
Comentários
Acre
Agenda SMCCI – 9 de fevereiro de 2026
<p>The post Agenda SMCCI – 9 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>
Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO
Comentários
Acre
Agenda Emurb – 9 de fevereiro de 2026
PROG. 09 DE FEVEREIRO DE 2026 (SEGUNDA FEIRA)
<p>The post Agenda Emurb – 9 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>
Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO
Comentários
Acre
Ufac anula edital da 1ª chamada e lista de espera do processo seletivo 2026
Decisão foi tomada após identificação de inconsistências no sistema e cumprimento de determinação judicial; nova lista será divulgada em caráter preliminar

A Universidade Federal do Acre (Ufac) anulou o edital de convocação da 1ª chamada e a lista de espera do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação em 2026. A decisão foi oficializada por meio do Comunicado nº 03/2026, publicado nesta segunda-feira (09) pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e atinge candidatos aos cursos de bacharelado e à área básica de ingresso.
De acordo com a Prograd, a medida foi adotada após a identificação de inconsistências durante a conferência dos dados do sistema. Entre os problemas constatados está a ausência de alguns candidatos na lista inicialmente divulgada, ocasionada por erros no preenchimento do ano de conclusão do ensino médio — informação considerada essencial para o correto reconhecimento dos registros no processo seletivo.
O comunicado também informa que a universidade precisou cumprir uma decisão liminar que determinou a alteração do campus de inscrição de um curso específico, em processo que tramita sob condição sub judice. A situação exigiu uma nova parametrização do sistema utilizado pela instituição.
Segundo a Ufac, a anulação do edital de convocação e da lista de espera tem como objetivo garantir que nenhum candidato seja prejudicado, assegurando a lisura e a equidade do processo seletivo. Ainda conforme a Prograd, uma lista retificada de candidatos classificados será publicada em caráter preliminar no dia 9 de fevereiro, com prazo de 48 horas para interposição de recursos, além da divulgação de um novo cronograma de ações.
No comunicado, a Pró-Reitoria de Graduação agradeceu a compreensão dos candidatos e reafirmou o compromisso da universidade com a transparência, a equidade e a segurança no processo de ingresso nos cursos de graduação da instituição.


Você precisa fazer login para comentar.