Geral
Combate à violência contra a mulher exige um esforço conjunto, diz dra.Vanda
“O Brasil ocupa um vergonhoso 5° lugar nos índices mundiais de feminicídio”. A declaração, em discurso, é da deputada Vanda Milani (SD), com base no levantamento acerca da violência contra a mulher realizado pelo Datafolha por solicitação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A deputada lembrou que, nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. ”São números assustadores”, destacou a parlamentar.
O que mais surpreende, segundo Vanda Milani, é que 42% dos casos de violência contra a mulher ocorreram dentro do ambiente familiar e mais da metade das vítimas (52%) não denuncia ou procura ajuda. Para a parlamentar, os dados mostram a situação insustentável vivida por muitas mulheres brasileiras. “Vale lembrar que muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades, nem sequer das famílias”, lembrou a deputada, que conhece de perto o problema uma vez que, em sua vida pública, já ocupou os cargos de sargento da PM, delegada de polícia, promotora e procuradora de Justiça.
Maria da Penha.
Vanda Milani destacou que , em que pese os avanços como a Lei Maria da Penha, muitas vezes a mulher não tem coragem de denunciar já que o companheiro ou marido é o provedor da casa. “Ou simplesmente por temer que a violência atinja um alvo maior : seus próprios filhos”. A deputada destacou ainda que a violência se revela de diferentes formas ,como a física, psicológica e até patrimonial(quando o agressor manipula a vítima a ponto de se apossar de seus bens).Para Vanda Milani, a prevenção e combate à violência exigem um esforço amplo e conjunto que vai da recepção, assistência, tratamento e até o acompanhamento das vítimas. “Sem esquecer, é claro, o trabalho de mudança ,a longo prazo, dos modelos culturais vigentes”, finalizou.
Comentários
Geral
Instalação de vigas marca nova etapa na obra do Viaduto Mamedio Bittar

Fotos: PMRB
A construção do Viaduto Mamedio Bittar, em Rio Branco, na rotatória que liga a Avenida Ceará com a estrada Dias Martins, entrou em uma nova fase nesta quinta-feira, 24, com o início da instalação das primeiras vigas metálicas sobre os pilares de concreto. O prefeito Tião Bocalom esteve na obra para acompanhar os trabalhos.
A estrutura representa um dos principais investimentos da Prefeitura na área de mobilidade urbana e é considerada estratégica para desafogar o tráfego em um dos eixos mais movimentados da capital acreana.
Nesta etapa, estão sendo instaladas 25 vigas de aço, distribuídas em seis vãos da estrutura. As peças estão sendo transportadas dos estados do Rio de Janeiro e Rondônia, reforçando o compromisso da gestão com a celeridade da obra.
A montagem das vigas marca a segunda fase da construção, sucedendo a concretagem dos pilares, que já está praticamente finalizada.

Fotos: PMRB
De acordo com a Prefeitura de Rio Branco, a próxima etapa, após a conclusão dessa fase, será a finalização do tabuleiro do viaduto e os acabamentos, preparando a estrutura para a entrega à população.
O viaduto, localizado em uma área de grande fluxo de veículos, faz parte do pacote de obras de infraestrutura e mobilidade urbana promovido pela gestão municipal. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de deslocamento diário da população e fomentar o desenvolvimento urbano e econômico da região.
A expectativa é que, além de cumprir uma função estrutural fundamental, o Viaduto Mamedio Bittar se torne um marco urbano de Rio Branco, contribuindo para a valorização dos imóveis do entorno, promovendo maior integração entre bairros e fortalecendo a infraestrutura da cidade.
A obra tem previsão de entrega até o final deste ano.
Com informações da assessoria PMRB
Comentários
Geral
Menor é apreendido com entorpecentes no bairro Chico Mendes
Militares do 3° Batalhão de Polícia Militar apreenderam um menor com entorpecentes na tarde de quinta-feira, 24, no bairro Chico Mendes.
Os militares patrulhavam no bairro quando avistaram o menor com um invólucro contendo pasta a base de cocaína durante a abordagem os policiais encontraram dinheiro trocado.
Indagado sobre o entorpecente o menor afirmou que comercializava e indicou aos policiais onde estava escondido as substâncias, ao averiguar os policiais encontraram invólucros com pasta a base de cocaína e skunk.
O menor foi encaminhado à delegacia de flagrantes, juntamente com material ilícito apreendido para que fossem tomadas as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Operação conjunta prende suspeito com armas e drogas em Rio Branco
Uma operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais (BOPE/Coe) da Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, resultou na prisão de um indivíduo em Rio Branco, a ação ocorreu na sexta-feira, 25.
Ao chegar ao endereço indicado, a equipe tática da Coe realizou o cerco da residência, abordando o indivíduo que se encontrava na área. Após a apresentação dos mandados, foi iniciada a busca e apreensão no imóvel.
Durante as vistorias, os agentes encontraram uma pistola 7.65 com nove munições intactas, 101 gramas de uma substância análoga à cocaína, 24 papelotes de skunk, uma pedra de substância semelhante a oxidado, e uma quantia em dinheiro que se suspeita ser proveniente do tráfico de entorpecentes. Dois aparelhos celulares também foram apreendidos.
Todo o material ilícito apreendido, juntamente com o suspeito, foi encaminhado e apresentado à delegacia de polícia para as providências cabíveis.
Você precisa fazer login para comentar.