fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com viradas e emoção, Suíça bate Sérvia e avança em segundo no grupo do Brasil

Publicado

em

OGol

Com direito a muita emoção e duas viradas, a Suíça sacramentou a segunda vaga do grupo do Brasil para as oitavas da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, o selecionado suíço saiu na frente, levou a virada da Sérvia, mas mostrou brio e buscou a vitória para seguir vivo no Catar: 3 a 2.

A vitória heroica leva os suíços aos seis pontos e, consequentemente ao segundo posto do grupo G. Agora no mata mata, Shaqiri, Embolo e companhia terão pela frente a seleção de Portugal, que avançou em primeiro no grupo H.

Chuva de gols

Mesmo tendo a possibilidade de jogar pelo empate, a Suíça não se acomodou e partiu para cima da Sérvia. Logo nos primeiros minutos, Embolo e Xhaka deram um forte recado para os sérvios, mas Vanja Milinkovic-Savic se agigantou para manter o zero no placar.

A resposta sérvia veio logo na sequência, com um chute na trave de Zivkovic. Na trocação franca, porém, os suíços foram mais eficientes e inauguraram o marcador. Aos 19, após boa combinação pela esquerda, Rodríguez colocou na área,  a zaga afastou parcialmente e a bola se ofereceu para Sow, que rolou para Shaqiri finalizar para as redes: 1 a 0.

A vantagem suíça durou pouco Explorando bem o lado esquerdo, a Sérvia foi buscar o empate. Aos 25, Tadic cruzou no capricho para Mitrovic, que testou bonito e deixou tudo igual no placar.

Shaqiri quase recolocou a Suíça na frente. Aos 29, invadiu a área e chutou para fora. O lance custaria caro. Aos 34, o próprio Shaqiri errou o passe, e a bola caiu nos pés de Tadic, que encontrou Vlahovic entre dois marcadores. O artilheiro sérvio bateu no cantinho e fez: 2 a 1, resultado que ia colocando a Sérvia nas oitavas.

Mas acredite: ainda não tinha acabado. Aos 43, a Suíça fez boa jogada coletiva, e Widmer encaixou cruzamento para Embolo completar para o gol: 2 a 2.

Suíça vira outra vez, se segura e avança

Na volta do intervalo, assim como nos instantes iniciais da partida, a Suíça emplacou um ritmo intenso e, logo aos três minutos, para virar a partida mais uma vez. Incrível!

Da entrada da área, Shaqiri levantou em direção a Ruben Vargas, que ajeitou com categoria, de calcanhar. Posicionado na marca do pênalti, Freuler bateu com força, de canhota, no contrapé do goleiro, e deu números finais: vitória por 3 a 2.

A partida seguiu equilibrada e não contou com outras oportunidades claras até o apito final. Os destaques, por outro lado, foram os atritos entre os jogadores. Granit Xhaka, aos 20 minutos, provocou os reservas da Sérvia, gerando empurra-empurra.

Já aos 48, o meio-campista do Arsenal, da Inglaterra, se envolveu novamente em polêmica e foi cercado, na linha de fundo, pelos adversários, que mais uma vez trocaram empurrões.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Escola de Artes e Cultura Beija-flor abre mais de 100 vagas em oficinas

Publicado

em

Entre os destaques está a oficina Introdução à Criação de Abelhas Nativas Brasileiras, ministrada por Feliphe Morais nos dias 06, 10 e 14 de setembro, das 8h às 11h, na Universidade Federal do Acre (UFAC). A atividade busca valorizar a preservação ambiental e conscientizar sobre o papel das abelhas como guardiãs da vida e do equilíbrio ecológico.

Já a oficina Tecido Acrobático (iniciante) acontece nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro, das 14h às 17h, conduzida por Aldemir Ferreira (Chocolate), na Usina de Arte João Donato. A proposta é proporcionar uma vivência artística que envolve corpo, movimento e expressão.

 

Outra oportunidade é a oficina Canto e Técnica Vocal, com Elis Craveiro, nos dias 09, 11, 16, 18 e 23 de setembro, das 18h às 20h, na Usina de Arte João Donato. A formação visa o desenvolvimento da voz como instrumento de sensibilidade e técnica.

De 09 a 13 de setembro, das 18h às 21h, na Universidade Federal do Acre (UFAC),será a vez da oficina Leitura Dramática, conduzida por Juliana Jaya, voltada para a exploração da emoção, da voz e da dramaturgia.

Encerrando a programação, em outubro e novembro, será ofertada a oficina Tecido Acrobático – nível intermediário, também com Aldemir Ferreira (Chocolate). As aulas acontecem nos dias 12, 19 e 26 de outubro e 2 e 9 de novembro, das 14h às 17h, na Usina de Arte João Donato, e são destinadas a quem já possui experiência e deseja aperfeiçoar técnicas.

Shirley Torres, coordenadora da Escola de Artes, destaca que o objetivo da ação visa alcançar dezenas de jovens nessa nova fase buscando novos públicos.

“São mais de 100 vagas abertas em oficinas que dialogam com diferentes linguagens artísticas e culturais. Nosso objetivo é abrir caminhos para que a comunidade tenha acesso a experiências que unem arte, natureza e corpo. Além disso, buscamos alcançar novos públicos com as novas temáticas, bem como manter o público que já conquistamos em oficinas que já deram certo”, conclui.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Open de Handebol Sub-14 e 18 será disputado no CIEC

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Equipes de tradição no handebol escolar estão confirmadas no Open

Começa nesta sexta, 29, a partir das 9 horas, no CIEC, do bairro Estação, o Open Escolar de Handebol. O evento vai ser realizado pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) e terá 27 equipes nas categorias Sub-14 e 18, no feminino e masculino, na disputa da competição.

“Vamos promover mais um Open com um número expressivo de equipes. A FADE promove o esporte escolar durante toda a temporada”, declarou o presidente da FADE, João Renato Jácome.

Finais no domingo

A competição vai ser promovida durante todo o fim de semana e as finais serão realizadas no domingo.

“Pensamos o evento com muitas partidas. Os estudantes gostam das competições e teremos um grande evento”, comentou João Renato Jácome.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Andirá bate o Náuas de virada e assume vice-liderança do Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O meia Maranhão (8) teve uma atuação decisiva contra o Náuas

O Andirá bateu o Náuas por 4 a 1, de virada, nesta quinta, 28, na Arena da Floresta, e assumiu a vice-liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual da Série B com 6 pontos. Luiz (2), Maranhão e Adriano marcaram os gols do Morcego enquanto Douglas descontou para o Náuas.

Dono do jogo

Maranhão foi o dono do jogo. O meia do Andirá fez as assistências para os gols de Luiz e conduziu o Morcego a uma vitória importante na luta por uma vaga na semifinal.

Situação complicada

O Náuas ocupa a última colocação no Estadual com três derrotas. O Cacique ainda vai enfrentar o Atlético e o Santa Cruz para fechar a participação na primeira fase.

Atlético x São Francisco

Atlético e São Francisco fecham no sábado, 30, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, a 3ª rodada da primeira fase do Campeonato Estadual. Quem vencer dará um passo decisivo para chegar na semifinal da competição.

Classificação

1º Santa Cruz 7 Pts

2º Andirá 6 Pts

3º Atlético 4 Pts

4º São Francisco 3 Pts

5º Plácido de Castro 3 Pts

6º Náuas 0 Pt

Comentários

Continue lendo