Conecte-se conosco

Cotidiano

Com saldo de três medalhas, seleção acreana conquista tricampeonato brasileiro e permanece no protagonismo do boxe chinês no país

Publicado

em

A Seleção Acreana de Kung Fu Wushu desembarcou de Brasília (DF) com três medalhas conquistadas no 34º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, na modalidade Sanda, conhecida popularmente por boxe chinês, que ocorreu na capital federal entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro. Foram duas medalhas de ouro e uma de prata. Agora, a preparação é para o mundial.

Kennedy conquistou o tricampeonato brasileiro na modalidade boxe chinês. Foto: cedida

Um dos títulos mais importantes foi conquistado pelo atleta Kennedy Ferreira. Descoberto em um projeto social há 12 anos, fez três lutas com nocautes, sendo que na última o seu concorrente desistiu. Assim, ele permanece com o título de tricampeão brasileiro em sua categoria.

Enoque Kennedy Fragoso Lopes Ferreira é campeão na categoria Adulto Masculino 85 kg, atualmente tricampeão brasileiro e segue sendo o número 1 do ranking nacional em sua categoria. Em suas redes sociais, ele comemorou: “Vamos em busca de mais e vamos buscar esse mundial nos punhos”, comemorou.

Já Rafael Fernandes Ferreira Melo, venceu por WO na categoria Infantil Masculino de 56 kg, sendo campeão brasileiro. Já Lukas de Sousa foi vice-campeão na categoria Juvenil Masculino de 70 kg. O atleta Nemias Eduardo, da categoria Adulto Masculino até 65 kg, representou também o estado, mas não conseguiu alcançar a vitória.

A preparação da equipe durou cerca de três meses, com um rigoroso treinamento que incluiu suplementação, fisioterapia, apoio psicológico, nutricional e fortalecimento físico. Todo esse trabalho foi realizado com o objetivo de formar campeões que possam representar o Acre em eventos de relevância nacional, com apoio de diversos profissionais.

Descoberto em projeto social por Adgeferson Diniz, Kennedy atualmente é o número 1 em sua categoria no cenário nacional. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Acre no topo

Para Adgeferson Diniz, presidente da Federação Acreana de Kung Fu Wushu e técnico da seleção acreana, a participação do Estado nesse campeonato reafirma o compromisso com o crescimento do esporte no estado e a busca pela excelência em competições nacionais. Na avaliação geral, ele diz que o Acre se manteve em uma posição de destaque e agradeceu o apoio de todos.

“A nossa participação no 34º Campeonato Brasileiro foi de 90% de aproveitamento. Trouxemos duas medalhas de ouro e uma de prata. A nossa participação principal foi com o Kennedy, que conseguiu se consagrar tricampeão do Campeonato Brasileiro, fazendo três lutas. As duas lutas principais que ele fez foi por nocaute, e na final o atleta da Paraíba estava machucado e não quis lutar com o Enoque”, contou.

Agora o foco, segundo o preparador, é para o campeonato mundial, para que o atleta possa continuar elevando o nome do Acre nessa modalidade.

“Estamos muito contentes com o resultado. É muito gratificante elevar o nome do nosso estado e dar continuidade a esse trabalho, que vem cada vez mais crescendo, que é essa modalidade, que é o kung fu, o boxe chinês do nosso estado. Os próximos desafios são a preparação para a disputa das vagas para o campeonato mundial e os atletas de categoria básica são Rafael e Luciano. Eles devem ir para a seleção brasileira disputar a vaga para ser o número um do ranking da sua categoria”, explica.

Governo do Acre, por meio da Seel, comprou passagens para a competição. Foto: cedida

Apoio da Seel

O resultado também demonstra os incentivos dados ao esporte pelo governo do Estado. A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer do Acre (Seel) comprou as passagens aéreas para os atletas participarem da competição.

O secretário Ney Amorim esclarece que a Seel vem passando por uma reestruturação, desde que foi desmembrada da Secretaria de Educação, o que tem demandado alguns ajustes durante o período de transição.

“A forma que melhor conseguimos apoiar os atletas foi pela aquisição de passagens aéreas. Já aconteceu de conseguirmos apoiar com hospedagem e material para treino também, mas nosso objetivo é realizar o planejamento e execução da Secretaria de Esportes e Lazer, de forma que possamos fazer dela a casa dos atletas acreanos, apoiando-os da forma que precisarem”, garante.

Questionado sobre o Acre ter atletas em competições importantes que elevam o nome do estado nacionalmente, ele diz que esse é um recado importante que o poder público passa aos seus jovens.

“Ver o potencial e o talento esportivo dos atletas acreanos abraçando nossa bandeira não apenas Brasil afora, mas no mundo, faz aquelas crianças e adolescentes de periferia, como eu fui um dia, sentirem que podem alcançar seu sonho, se acreditarem e se dedicarem a isso, sendo muitas vezes essa a oportunidade de sair do estado de vulnerabilidade em que se encontram. É bom também para que a sociedade acreana se sinta representada no país”, observa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo