Acre
Com apoio de Luiz Gonzaga, Porto Walter realiza o maior campeonato feminino de futebol do Acre
“O esporte tira os jovens dos vícios e mundo do crime”, foi com essa frase que o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, abriu a 8ª edição do Campeonato Feminino de Futebol Society no Ilha Verde, em Porto Walter, na tarde de Sábado (15).
O torneio foi organizado pela Prefeitura de Porto Walter e contou com emenda de Luiz Gonzaga para garantir a premiação, bolas e material esportivo aos moradores das comunidades.
Gonzaga parabenizou a prefeitura pelo evento e afirmou que o esporte tira jovens do mundo do crime e vícios, além de promover momentos de lazer e entretenimento aos acreanos que moram em comunidades isoladas.
“É uma alegria poder contribuir com esse trabalho importante da Prefeitura de Porto Walter. Conseguimos, através de nossa emenda, dar um destaque também para o futebol feminino. Muitas mulheres nunca tiveram a oportunidade de usar uma chuteira, e agora tiveram esse prazer. Essa é uma forma de inclusão das famílias no esporte e uma oportunidade para nossa juventude praticar esportes e não se envolver com bebidas e coisas erradas”, disse o parlamentar.
O vice-prefeito Guarsônio Melo agradeceu ao presidente da Aleac pelo apoio e afirmou que o esporte precisa chegar a todos, incluindo a as mulheres.
“Esta é uma competição que vai ficar na história do Juruá. Quero agradecer ao deputado Gonzaga que alocou recursos para que possamos realizar esse campeonato que é o mais esperado do nosso município. Quem tem a ganhar é a população portowaltense. Tivemos êxito em atender todos os interessados em participar da competição, que vem, sobretudo, com uma pegada de diversão e entretenimento para as mulheres de nosso município”, disse.
A jogadora Natália Bezerra agradeceu a prefeitura e o deputado Gonzaga pela realização. “Estamos muito felizes pelo protagonismo que as equipes femininas estão tendo nas atividades esportivas no município”, disse.
O campeonato acontece todos os anos e reúne equipes da zona urbana e rural de Porto Walter. Nesta edição, estão inscritas 20 equipes femininas que receberam uniformes completos doados pela prefeitura.
Com premiação histórica, a competição premiará até o 4º lugar com dinheiro, troféus e medalhas, além de premiação para a goleira e a artilheira que se destacar.
Comentários
Acre
Domingo será de tempo firme e ensolarado com noites amenas e baixa umidade do ar no Acre

Foto: Sérgio Vale
A previsão do tempo para este domingo, 20, aponta para um dia de sol e céu claro em todo o Acre. Influenciado por uma incursão de ar polar, o estado deverá ter tempo firme, seco e ensolarado, sem previsão de chuva. A noite tende a ser fria no leste e sul do estado e amena nas demais regiões.
No leste e sul do Acre que abrange microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será marcado pela ausência de nuvens e pelo ar seco. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve atingir índices entre 25% e 35%, caracterizando estado de atenção para a saúde, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Pela manhã, a umidade varia entre 65% e 75%. Os ventos sopram entre fracos e moderados, vindos do sudeste.
Já no centro e oeste do estado incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá as condições são semelhantes: céu limpo, sol forte ao longo do dia e temperaturas mais amenas à noite. A umidade mínima varia entre 30% e 40% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 85% nas primeiras horas da manhã.
Comentários
Acre
Linha com cerol mata mulher e fere motociclista no Acre em menos de uma semana
Dois casos graves envolvendo o uso de linhas com cerol voltaram a expor o perigo dessa prática ilegal no Acre. Em menos de uma semana, uma mulher perdeu a vida e um motociclista escapou por pouco de uma tragédia semelhante. Ambos os episódios reacenderam os debates nas redes sociais para o uso das linhas cortantes, proibidas pela Lei Estadual nº 4.394, de 2024, que veta a fabricação, comercialização e utilização desses materiais no estado.
O caso mais recente ocorreu na tarde deste sábado, 19, em Cruzeiro do Sul. Jéssica Santos, 33 anos, bióloga e esposa de um policial militar, trafegava de moto por uma ladeira no bairro João Alves quando foi atingida no pescoço por uma linha com cerol.
A vítima não resistiu ao corte profundo e morreu antes de receber atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML).
Três dias antes, na quarta-feira, 16, um motociclista foi ferido no pescoço ao ser atingido também por uma linha com cerol no município de Epitaciolândia, interior do Acre. Ele retornava do trabalho com o pai, no bairro Aeroporto, quando foi surpreendido pela linha cortante. Segundo relatos, ele conseguiu desviar instintivamente com a mão e parar a moto, o que evitou ferimentos ainda mais graves. Uma imagem do ferimento circulou em grupos de redes sociais e chamou atenção pela gravidade.
Comentários
Acre
Poluição do ar ultrapassa o limite recomendado em seis municípios do Acre

Foto: IQAir/reprodução
Seis municípios do Acre apresentam índices de partículas finas respiráveis acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na manhã deste domingo (20). As informações da plataforma IQAir, referência em medição de poluição no ar em todo o mundo.
De acordo com a plataforma, Rio Branco tem o pior nível de poluição suspensa no ar entre as cidades acreanas, com 17.8 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 3.6 vezes o valor recomendado na diretriz anual da Organização Mundial de Saúde.
Brasiléia tem o segundo pior registro, com 15.7 µg/m³, seguido por Epitaciolândia (10.8 µg/m³). Feijó detectou 11.8 µg/m³, enquanto Cruzeiro do Sul mediu 10.1 µg/m³ e Porto Acre 9.7 µg/m³.
Os municípios do Acre citados nesta matéria recebem a classificação de qualidade do ar “moderada”, cujo a recomendação para a população é que faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.
As cidades do Acre não citadas estão com classificação de qualidade do ar “boa”, ou não possuem sensores.
*as informações desta reportagem foram consultadas às 8h00, são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.
Você precisa fazer login para comentar.