Cotidiano
Com ALEAC na mediação, secretários se reúnem para destravar a “pauta do boi”
Os secretários estaduais Luiz Tchê, da Agricultura e Amarísio Freitas, da SEFAZ, foram recebidos na manhã desta segunda feira (28), no gabinete da presidente da ALEAC, para uma reunião convocada pelo presidente da Casa, Nicolau Júnior (PP), tendo a “pauta do boi”, como assunto principal.
A conversa também teve a participação de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária, do procurador jurídico da ALEAC, Marcos Mota e do deputado Eduardo Ribeiro, vice líder do governo, que questionou quais medidas estão sendo adotadas para destravar o preço do boi no mercado local.
A “pauta do boi”, é o termo usado para definir o valor mínimo que o estado aceita para tributação no caso de venda de bezerros para fora do estado. hoje o valor de mercado é R$ 1.350,00 por cabeça. Os frigoríficos pressionam pela elevação dessa margem, alegando prejuízos.
Segundo Amarísio Freitas, o governo já ouviu produtores e representantes dos frigoríficos, e vai realizar um estudo para alcançar um valor que possa atender ambos os lados. Nicolau Júnior defendeu a cautela na definição do novo limite e ratificou o esforço concentrado do governo e ALEAC, para alcançar um teto consensual.
“Não se pode prejudicar nem a indústria nem os produtores. Pedimos para que se chegue em um consenso que possa atender ambos os lados. A ALEAC vai continuar atuando como mediadora , fazendo esse papel institucional. A intenção é não prejudicar ninguém”, garantiu.
A SEFAZ anunciou ao final do encontro que será feito um estudo econômico/financeiro para avaliar qual medida o estado vai adotar.
Assessoria do Presidente Nicolau Júnior
Comentários
Cotidiano
Bombeiros resgatam com vida desaparecido após 36 horas de buscas em mata fechada no Rio Gregório
Equipes especializadas do 7º e 4º BEPCIF enfrentaram condições adversas para localizar agricultor desorientado a 8 km de sua residência

A ação foi iniciada após o acionamento via 193, informando o desaparecimento de um morador da zona rural, identificado pelas iniciais A.S.D. Foto: cedida
Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Acre
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizou com sucesso uma complexa operação de busca e salvamento que resultou no resgate de um morador rural desaparecido na região do Rio Gregório. O idoso, identificado pelas iniciais A.S.D., foi encontrado com vida após cerca de 36 horas de buscas intensivas em área de mata fechada.

A ação foi iniciada após o acionamento via 193, informando o desaparecimento de um morador da zona rural. Foto: cedida
Ação rápida e especializada
A operação foi acionada após chamado de emergência para o 193. Imediatamente, as equipes do 7º Batalhão de Emergências, Proteção Civil e Incêndios Florestais (BEPCIF) de Tarauacá e do 4º BEPCIF de Cruzeiro do Sul foram mobilizadas para a missão.
Os bombeiros enfrentaram:
Terreno acidentado e vegetação densa
Condições climáticas desfavoráveis
Dificuldades de acesso na região isolada
Desfecho positivo
O senhor A.S.D. foi localizado a aproximadamente 8 quilômetros de sua residência, apresentando apenas sinais de desorientação, mas sem ferimentos graves. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi conduzido em segurança para avaliação médica mais detalhada.

Equipes especializadas do 7º BEPCIF (Tarauacá) e do 4º BEPCIF (Cruzeiro do Sul) foram mobilizadas, dando início a uma complexa operação de busca em área de mata fechada. Foto: cedida
Compromisso com a vida
A operação reforça a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em situações críticas. “Este resgate exemplifica nossa preparação para atuar nas condições mais adversas para proteger vidas”, destacou o comando da corporação.
A corporação reforça a importância do acionamento imediato do 193 em casos de desaparecimento, principalmente em áreas de risco, para aumentar as chances de sucesso nas operações de busca.

Durante cerca de 36 horas, os bombeiros realizaram varreduras terrestres enfrentando condições adversas de terreno e clima. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Polícia Militar prende foragido e apreende armas e drogas em operação em Cruzeiro do Sul
Suspeito, com dois mandados de prisão, tentou fugir mas foi capturado com revólver, munições e entorpecentes durante patrulha na BR-364

Após o cerco ao imóvel e com autorização de um dos moradores, os policiais entraram na casa e realizaram a abordagem. Foto: cedida
Com informações do 6º BPM
Uma ação de rotina do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) resultou na prisão de um foragido da Justiça e na apreensão de um revólver, munições e drogas na tarde desta quarta-feira (17), no Ramal 2, próximo à BR-364, em Cruzeiro do Sul.
Fuga frustrada e material apreendido
Durante o patrulhamento, os policiais avistaram o suspeito, que, ao perceber a aproximação da guarnição, tentou fugir e se esconder em uma residência próxima. Com autorização de um morador, os militares entraram no imóvel e encontraram:
1 revólver calibre .38 com 11 munições
2 celulares
2 rádios comunicadores com carregadores
1 pote com substância análoga à maconha
Mandados pendentes
Ao checar o sistema, a equipe descobriu que o detido tinha dois mandados de prisão expedidos pela Comarca de Ipixuna (AM). O indivíduo foi levado à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Balanço da operação
A ação reforça o trabalho ostensivo da PM no combate ao crime na região. “A prisão evita que esse criminoso continue ameaçando a segurança pública”, destacou o comando do 6º BPM.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Independência se reapresenta e começa semana do Águia

Foto Sueli Rodrigues: Ivan Mazzuia deve ter o grupo completo para o confronto fora de casa
Um elenco abatido e tentando encontrar respostas para a péssima atuação diante do Humaitá no último sábado, 13, na Arena da Floresta. Assim foi a reapresentação do elenco do Independência nesta segunda, 14, no Marinho Monte.
“Ainda podemos classificar, mas precisamos saber se todos estão com o mesmo pensamento. Teremos dois jogos bem difíceis contra o Águia e Manauara e ainda dependemos somente dos nossos resultados”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.
Reclamação e xingamento
Ivan Mazzuia foi xingando ouviu reclamações durante a partida contra o Humaitá de atletas do Independência Contudo, o treinador evitou expor os jogadores e afirmou a intenção de resolver os problemas internamente.
Dado Ramos
Dado Ramos, um dos gestores do futebol do Tricolor, chega nesta segunda, 14, em Rio Branco e deve se reunir com os jogadores antes do treinamento desta terça para tentar solucionar os problemas e focar na partida contra o Águia.
Viaja na quarta
A delegação do Independência viaja na quarta, 16, para Marabá, no interior do Pará. O jogo pela 13ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D contra o Águia será no sábado, 19, no Zinho Oliveira.
Você precisa fazer login para comentar.