fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com ajuda da Amac e Condiac prefeitos do Alto Acre irão providenciar projeto do Plano de Resíduos Sólidos

Publicado

em

Prefeituras devem apresentar Planos de Resíduos Sólidos até 2014 em obediência a lei de impactos ambientais

Todos os prefeitos da regional do Alto Acre e assessores participaram da reunião - Foto: Assessoria

Todos os prefeitos da regional do Alto Acre e assessores participaram da reunião – Foto: Assessoria

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O Projeto do Plano de Resíduos Sólidos deve se apresentado pelos municípios brasileiros até 2014, como estipula a lei nacional de impactos ambientais. E por conta disso, os prefeitos que compõem o Consórcio das prefeituras do Alto Acre conhecido como Condiac, juntamente com a diretora executiva da Associação dos Municípios do Acre – Amac se reuniram em Brasiléia nesta sexta-feira, 8, para tratar de como irão viabilizar os projetos e recursos no objetivo de executar o projeto.

O problemática dos aterros sanitários é uma meta a ser resolvida pelos gestores - Foto: Assessoria

O problemática dos aterros sanitários é uma meta a ser resolvida pelos gestores – Foto: Assessoria

A reunião entre os prefeitos e a diretora da Amac, tratou de estabelecer quais os meios devem ser trabalhados pelos prefeitos para que os projetos sejam executados e como cada município deve busca os recursos.

A diretora executiva da Amac, Telma chaves explicou que o primeiro passo dos prefeitos é providenciar as áreas e suas devidas licenças ambientais. Ficando o segundo passo para visitar o amazonas pioneiro nos projetos de resíduos sólidos. No objetivo de conhecer os projetos que vem sendo executados e saber dos técnicos como foram realizados. Buscando inclusive com os prefeitos da região experiências de como viabilizar o projeto.

De acordo com Telma, o terceiro ponto que deve ser assegurado é a capacidade dos municípios buscarem parcerias e apoios do Governo do Estado e da bancada federal para a aquisição de recursos. “Precisamos conhecer as experiências inovadoras no Estado do Amazonas e analisar as condições que podemos obter para instalar esses projetos em nossos municípios”, destacou a diretora.

O prefeito Everaldo Gomes disse que a participação da Amac e do Condiac é o fortalecimento que os prefeitos precisam para viabilizar os projetos e conquistar os recursos, junto à bancada federal e ter o apoio do Governo do Estado. “Temos dois parceiros como o Condiac e Amac que vão nos garantir o suporte para conhecer alguns projetos que deram certos em outros estados. Essas duas instituições que vão ajudar as prefeituras do Alto Acre vai orientar as administrações municipais, para conseguirmos os recursos para a execução do projeto”, disse o prefeito.

O prefeito de Epitaciolandia, André Hassem destacou que a reunião do Condiac com a Amac fortalece os trabalhos que os prefeitos pretendem desenvolver. “Com o apoio dessas instituições vamos adquirir um projeto inovador e que leva a qualidade de vida as pessoas e protegendo também o nosso meio ambiente. A Amac e o Condiac são parceiros fundamentais, afinal são por meio desses trabalhos de nos ajudar nos projetos e aquisição de recurso que estamos em breve recebendo maquinários e que irão ajudar e muito nos trabalhos que estamos realiando em nossos municípios”, frisou Hassem

O vice-presidente da Amac, prefeito de Assis Brasil, Doutor Betinho disse que tanto a Amac, quanto o Condiac estarão dando os apoios necessários para viabilizar os projetos e recursos que venham trazer o desenvolvimento aos municípios.

Estiveram presentes na reunião também o prefeito de Xapuri Marquinhos e o de Capixaba, Vareda. Na próxima semana os prefeitos estarão cumprindo agenda na Capital federal em busca de recursos para viabilizar os projetos de cada município.

Representantes dos Municipios da regional do Alto Acre, além do Condiac e Amac - Foto: Assessoria

Representantes dos Municipios da regional do Alto Acre, além do Condiac e Amac – Foto: Assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Madeira atinge 16,67 metros e afeta quase 9 mil pessoas em Porto Velho

Publicado

em

Enchentes já inundam casas em Calama e Fortaleza do Abunã; Defesa Civil distribui ajuda e monitora risco de catástrofe moderada

O Rio Madeira atingiu 16,67 metros nesta sexta-feira (4), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deixando 29 comunidades alagadas e afetando 8.984 pessoas em Porto Velho (RO). Em locais como Calama, Santa Bárbara e Fortaleza do Abunã, casas já estão completamente submersas, obrigando moradores a abrir caminhos alternativos pela mata para evitar isolamento.

A Defesa Civil municipal atua no fornecimento de cestas básicas, água potável e kits de higiene, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) classifica o risco ambiental como moderado. Com previsão de mais chuvas até abril, outras 36 comunidades (32 mil pessoas) estão em alerta. A Defesa Civil avalia a realocação dos mais atingidos para áreas urbanas da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher fica ferida após colisão entre moto e caminhão no Morada do Sol

Publicado

em

Vítima invadiu preferencial e teve suspeita de fraturas; motorista do caminhão deixou local antes da chegada do Samu

Um acidente entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida no fim da tarde desta sexta-feira (4), no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. Segundo testemunhas, a condutora da moto Honda, de placa OXP3720, invadiu a preferencial ao sair da rua Melão, colidindo com o caminhão de placa NOO9G60, que trafegava pela rua Marte.

A vítima sofreu suspeitas de fratura no pé e no braço esquerdo e foi socorrida inicialmente por populares. O motorista do caminhão abandonou o local, deixando o veículo no ponto do acidente. A ambulância 04 do Samu realizou o resgate e encaminhou a mulher para uma unidade de saúde. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Trabalhador morre durante derrubada de árvore em Porto Walter

Publicado

em

Um homem morreu vítima de derrubada em Porto Walter, no alto Juruá, nesta sexta-feira, 4. Jorgean Coelho, de 45 anos, trabalhava no Ramal do Cebo, onde serrava madeira, quando o pedaço de uma árvore caiu em sua cabeça. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A prefeitura de Porto Walter emitiu nota de pesar pela morte, manifestando condolências aos familiares, amigos e conhecidos de Jorge.

“Jorge norteou sua trajetória com honra e trabalho. E com certeza, deixará boas lembranças eternizadas na mente e no coração de quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família. Que todos encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados”, cita a nota assinada pelo prefeito César Andrade.

Comentários

Continue lendo