fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com ajuda da Amac e Condiac prefeitos do Alto Acre irão providenciar projeto do Plano de Resíduos Sólidos

Publicado

em

Prefeituras devem apresentar Planos de Resíduos Sólidos até 2014 em obediência a lei de impactos ambientais

Todos os prefeitos da regional do Alto Acre e assessores participaram da reunião - Foto: Assessoria

Todos os prefeitos da regional do Alto Acre e assessores participaram da reunião – Foto: Assessoria

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O Projeto do Plano de Resíduos Sólidos deve se apresentado pelos municípios brasileiros até 2014, como estipula a lei nacional de impactos ambientais. E por conta disso, os prefeitos que compõem o Consórcio das prefeituras do Alto Acre conhecido como Condiac, juntamente com a diretora executiva da Associação dos Municípios do Acre – Amac se reuniram em Brasiléia nesta sexta-feira, 8, para tratar de como irão viabilizar os projetos e recursos no objetivo de executar o projeto.

O problemática dos aterros sanitários é uma meta a ser resolvida pelos gestores - Foto: Assessoria

O problemática dos aterros sanitários é uma meta a ser resolvida pelos gestores – Foto: Assessoria

A reunião entre os prefeitos e a diretora da Amac, tratou de estabelecer quais os meios devem ser trabalhados pelos prefeitos para que os projetos sejam executados e como cada município deve busca os recursos.

A diretora executiva da Amac, Telma chaves explicou que o primeiro passo dos prefeitos é providenciar as áreas e suas devidas licenças ambientais. Ficando o segundo passo para visitar o amazonas pioneiro nos projetos de resíduos sólidos. No objetivo de conhecer os projetos que vem sendo executados e saber dos técnicos como foram realizados. Buscando inclusive com os prefeitos da região experiências de como viabilizar o projeto.

De acordo com Telma, o terceiro ponto que deve ser assegurado é a capacidade dos municípios buscarem parcerias e apoios do Governo do Estado e da bancada federal para a aquisição de recursos. “Precisamos conhecer as experiências inovadoras no Estado do Amazonas e analisar as condições que podemos obter para instalar esses projetos em nossos municípios”, destacou a diretora.

O prefeito Everaldo Gomes disse que a participação da Amac e do Condiac é o fortalecimento que os prefeitos precisam para viabilizar os projetos e conquistar os recursos, junto à bancada federal e ter o apoio do Governo do Estado. “Temos dois parceiros como o Condiac e Amac que vão nos garantir o suporte para conhecer alguns projetos que deram certos em outros estados. Essas duas instituições que vão ajudar as prefeituras do Alto Acre vai orientar as administrações municipais, para conseguirmos os recursos para a execução do projeto”, disse o prefeito.

O prefeito de Epitaciolandia, André Hassem destacou que a reunião do Condiac com a Amac fortalece os trabalhos que os prefeitos pretendem desenvolver. “Com o apoio dessas instituições vamos adquirir um projeto inovador e que leva a qualidade de vida as pessoas e protegendo também o nosso meio ambiente. A Amac e o Condiac são parceiros fundamentais, afinal são por meio desses trabalhos de nos ajudar nos projetos e aquisição de recurso que estamos em breve recebendo maquinários e que irão ajudar e muito nos trabalhos que estamos realiando em nossos municípios”, frisou Hassem

O vice-presidente da Amac, prefeito de Assis Brasil, Doutor Betinho disse que tanto a Amac, quanto o Condiac estarão dando os apoios necessários para viabilizar os projetos e recursos que venham trazer o desenvolvimento aos municípios.

Estiveram presentes na reunião também o prefeito de Xapuri Marquinhos e o de Capixaba, Vareda. Na próxima semana os prefeitos estarão cumprindo agenda na Capital federal em busca de recursos para viabilizar os projetos de cada município.

Representantes dos Municipios da regional do Alto Acre, além do Condiac e Amac - Foto: Assessoria

Representantes dos Municipios da regional do Alto Acre, além do Condiac e Amac – Foto: Assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry Correia busca solução para trecho do Ramal do Recife junto ao ICMBio

Publicado

em

Nesta sexta-feira (1), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Rio Branco, buscando soluções para um trecho do Ramal do Recife que se encontra embargado há vários anos por questões ambientais.

O prefeito destacou que a Prefeitura tem trabalhado intensamente na melhoria do ramal, mas enfrenta limitações devido à área sob embargo. “Nosso objetivo é garantir acesso às famílias que vivem além desse trecho, que precisam do ramal para escoamento da produção, acesso à educação, atendimento médico e outros serviços essenciais”, disse Jerry Correia.

Prefeito Jerry agradeceu o apoio da Associação da Amopreab, presidida por Wendel, além de vereadores envolvidos no tema. “Saio daqui animado. Acreditamos que, com diálogo e respeito às leis ambientais, vamos encontrar uma solução para atender essas famílias ainda neste verão”, reforçou o prefeito.

A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando para manter as máquinas em operação nos ramais e, ao mesmo tempo, buscar alternativas legais que garantam mobilidade e qualidade de vida para todos os moradores da zona rural.

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, recebe honraria em celebração aos 50 anos do TRE/AC

Publicado

em

Durante a solenidade foram homenageadas 31 autoridades e personalidades do Acre

Um ato solene em comemoração aos 50 anos de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) aconteceu nesta sexta-feira, 1º de agosto. Durante a cerimônia, 31 autoridades e personalidades foram homenageadas com uma Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre.

De acordo com o presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, este ato reafirma um pacto coletivo com os valores democráticos que regem a República. “A cada homenageado, nosso sincero reconhecimento e agradecimento, esta honraria é reflexo do respeito e da admiração da sociedade acreana pelos que fazem a nossa democracia”, declarou em seu pronunciamento oficial.

O diretor-superintendente do Sebrae e vice-presidente da Fecomércio, Marcos Lameira, foi um dos agraciados com a honraria, um reconhecimento às relevantes contribuições para o fortalecimento da democracia e apoio institucional à Justiça Eleitoral.

“Essa honraria simboliza o reconhecimento de que a democracia se fortalece também por meio da atuação ética, responsável e cidadã das instituições. A Justiça Eleitoral tem sido uma parceira essencial na promoção da inclusão social, da educação cívica e na ampliação do acesso aos direitos políticos. Neste marco de 50 anos, parabenizamos o TRE pela sua trajetória e reafirmamos nosso compromisso com um Acre cada vez mais democrático, justo e sustentável”, destacou Lameira.

O evento marcou meio século de atuação da Justiça Eleitoral no estado, reafirmando seu compromisso com a democracia, a legalidade e o fortalecimento das instituições.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral em solenidade de 50 anos do TRE-AC

Publicado

em

Nesta sexta-feira (1º), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou da solenidade comemorativa aos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), realizada no Plenário da corte. A cerimônia marcou meio século de atuação do TRE-AC na consolidação da democracia no estado.

Acompanhado da primeira-dama, Kelen Bocalom, o prefeito foi homenageado com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral, uma honraria concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o fortalecimento da democracia e da cidadania no Acre.

“Atualmente o TRE possui nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores acreanos, garantindo o acesso democrático ao voto”, destacou Júnior. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou a importância do Tribunal, que atualmente possui nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores acreanos, garantindo o acesso democrático ao voto, inclusive em regiões de difícil acesso.

“Não tínhamos eleições diretas para os chefes do executivo em 1975, isso só foi possível a partir da Constituição de 1988. Desde então, o Tribunal vem realizando eleições seguras, legítimas e respeitando a vontade da maioria do eleitorado”, ressaltou o desembargador.

Durante o evento, o prefeito Tião Bocalom, ressaltou a colaboração dos gestores municipais na realização das eleições no estado. “Quero agradecer imensamente e dividir esta medalha com os outros 21 prefeitos do Acre, que, cada um dentro de suas possibilidades, sempre apoiam a Justiça Eleitoral, especialmente no período eleitoral, oferecendo o suporte logístico necessário para o sucesso do processo democrático”, afirmou o prefeito.

“Esta medalha representa um reconhecimento não só para mim, mas para minha família, os trabalhadores da RBTrans”, declarou Clendes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Também foi homenageado o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, que destacou a honra em receber a medalha em nome da equipe da Prefeitura de Rio Branco.

“Esta medalha representa um reconhecimento não só para mim, mas para minha família, os trabalhadores da RBTrans, líderes comunitários e toda a população de Rio Branco”, declarou Clendes.

(Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o TRE-AC evidencia o compromisso mútuo com a transparência, a justiça e o fortalecimento das instituições democráticas. Essa colaboração é fundamental para garantir que os processos eleitorais ocorram com segurança, eficiência e amplo acesso para todos os cidadãos do município.

A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a democracia e a cidadania, mantendo parcerias sólidas para garantir a transparência e segurança dos processos eleitorais no município.

Comentários

Continue lendo