Conecte-se conosco

Acre

Com 90% de execução, Deracre acompanha execução da concretagem dos 12 metros finais do vão central da Ponte da Sibéria

Publicado

em

Os serviços são executados pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre)

Com 363 metros de extensão, a nova ponte é uma das maiores obras de mobilidade urbana em execução no estado e integra a Operação Verão 2025. Foto: Neto Lucena/Secom

Com a obra prestes a ser concluída, o governador Gladson Camelí se prepara para realizar mais uma entrega histórica em Xapuri. A construção da Ponte da Sibéria avança para a fase final, com apenas 12 metros restantes para a conclusão do vão central. Os serviços são executados pelo governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), que realizou nova vistoria técnica na estrutura nesta sexta-feira, 4.

O governador ressaltou o empenho das equipes governamentais para garantir a construção dessa obra tão importante para o Acre e para Xapuri.

A construção da Ponte da Sibéria avança para a fase final, com apenas 12 metros restantes para a conclusão do vão central. Foto: Neto Lucena/Secom

“Essa ponte é um sonho para centenas de xapurienses, e finalmente vai sair do papel. É como eu tenho dito, este é o ano do executar, e em breve, com o esforço de toda uma equipe de governo, vamos entregar mais uma grande obra que é a Ponte de Sibéria, garantindo o direito de ir e vir, dando dignidade para a população aguerrida de Xapuri”, disse.

O gestor agradeceu também ao senador Márcio Bittar, que destinou recursos importantes por meio de emenda parlamentar para a construção da ponte.

Os serviços seguem concentrados na concretagem das últimas aduelas do vão central, etapa fundamental para a finalização da superestrutura da ponte. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, enfatizou a relevância da fase atual da obra.

Por determinação do governador Gladson Cameli, o Deracre tem acelerado obras em todo o estado, como a conclusão do vão central da Ponte da Sibéria. Foto: Neto Lucena/Secom

“Estamos nos aproximando do momento mais simbólico desta obra, que é a ligação dos dois lados. A cada avanço, concretizamos um sonho antigo da população, graças ao compromisso do governador Gladson Camelí, que tem sido incansável na realização dessa entrega. Também é fundamental reconhecer o apoio do senador Márcio Bittar, que destinou emenda parlamentar para viabilizar a construção. A concretagem segue em ritmo acelerado, com as equipes atuando também nas extremidades”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Serviços estão concentrados na concretagem do vão central e próximos à conclusão da superestrutura. Foto: Luy Andriel/Deracre

A obra já alcançou 90% de execução e está sendo realizada com a técnica de balanço sucessivo, que permite o avanço das estruturas a partir dos apoios centrais em direção às extremidades.

Obra acompanhada pelo Deracre já soma 90% de execução e segue em ritmo acelerado na Operação Verão 2025. Foto: Luy Andriel/Deracre

Além do vão central, as frentes de trabalho atuam na construção do trecho de laje-viga entre os apoios e na preparação das próximas etapas, como o fechamento lateral e central, o lançamento das lajes de passeio e a instalação dos dispositivos de segurança, como guarda-rodas e guarda-corpos.

Obra da Ponte da Sibéria entra na reta final com vão central quase fechado. Foto: Gabriel Freire/Deracre

Com 363 metros de extensão, a nova ponte é uma das maiores obras de mobilidade urbana em execução no estado e integra a Operação Verão 2025, que intensifica as frentes de infraestrutura nos municípios.

Construção da Ponte da Sibéria avança com dedicação das equipes do Deracre. Foto: Luy Andriel/Deracre

O projeto contempla ainda obras de urbanização no entorno da estrutura, com melhorias nos acessos viários e paisagismo, contribuindo para a valorização da área urbana de Xapuri.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.

Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.

O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.

Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.

A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.

Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.

A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.

No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.

Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.

O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.

“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB

Publicado

em

Elevado Mamédio Bittar chega à etapa decisiva da obra e se consolida como novo cartão-postal e solução para o trânsito da capital

O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.

“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.

Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.

Comentários

Continue lendo