Extra
Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“Somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última a poder fazer algo a respeito.”
Barack Obama
Novas regras
Obras e compras governamentais terão regras de licitação mais flexíveis em casos de calamidade pública. É o que estabelece a Lei 14.981, de 2024, publicada na segunda-feira (23) pela Presidência da República.
Mais flexíveis
A nova lei prevê a dispensa de licitação para serviços de engenharia e elimina outras restrições legais para enfrentar emergencialmente os efeitos de desastres reconhecidos pelo poder público como calamidades.
Não estão fazendo o dever de casa
Alguns comissionados pelo governo do Acre em Brasiléia e Epitaciolândia, simplesmente não estão somando em absolutamente nada na campanha
Diferente de Assis Brasil e Xapuri
A leitura é bem simples, basta observar os números de Jerry Correia em Assis Brasil e Maxsuel Maia em Xapuri, simples assim, não precisa desenhar rsrs (…)
Olhos abertos Gladson
O governador é inteligente e no fundo sabe que algo não está certo, então talvez seja a hora de mexer nas peças do tabuleiro
Nem quente e nem frio
A Política bem trabalhada, a Política raiz deixa alguns momentos gravados na história e na memória do eleitor, foi assim no passado e continua sendo em alguns lugares (…)
O Morno nem a Deus ‘agrada’
Francamente, alguns debates e entrevistas políticas no Acre, parece mais uma conversa de compadres, além de não existir propostas brilhantes, seguem a linha da neutralidade
É bom e ao mesmo tempo ruim (…)
Há muito tempo não se notava uma campanha tão pacata na disputa pela prefeitura de Rio Branco, claro que isso é bom, porém algumas ideias e projetos precisam ser colocados e defendidos de uma forma mais enérgica
Ninguém ganha eleição jogando cadeiras nos adversários (…)
Não precisa acontecer na Política acreana, o que aconteceu na Política de São Paulo, porém um pouco de sal no tempero se faz necessário
Lá o bicho pega (…)
Sena Madureira sempre fez parte do centro da política acreana, território cobiçado de muitos caciques, é palco de grandes embates
Ninguém abre
Mazinho Serafim atual prefeito de Sena Madureira e apoiador de Gilberto Lira candidato, promete seguir firme na campanha que tem como adversário Gehlen Diniz, também candidato, até o último segundo
É o mínimo
O mínimo que um candidato que concorre a vaga no parlamento mirim de uma cidade, é saber qual o papel de um vereador
Isso é o básico
Antes das promessas e projetos futuros, é necessário leitura e buscar entender qual a verdadeira função de um Parlamentar mirim, muitos candidatos se quer sabem o Hino de sua cidade, Ops! Isso já é exigir muito (…)
Não tá fácil
O deputado Manoel Moraes (PP) enfrentou momentos difíceis recentemente em família, algo que parece já superado, no entanto, nas caminhadas em Xapuri nas eleições de deste ano, entre um intervalo e outro, Manoel é insultado por alguns eleitores
Presente na fronteira
Quem segue presente na fronteira é o deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos), filho da terra e hoje único parlamentar da região na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Tadeu vem sendo braço direito de Carlinhos do Pelado
Agora é a hora
Faltando poucos dias para a votação, muitos eleitores do Acre, sobretudo da fronteira seguem indecisos em quem votar, é hora de correr em busca de votos (…)
Reta final
Entramos na reta final de campanha e quem dormir no ponto corre grande risco de ficar fora, então candidatos, não durmam rsrs (…)
Crescendo
O candidato a vereador por Brasiléia Almir Andrade (PP), segue visitando e conversando com o povo, muito bem recebido aonde chega, o ligeirinho da fronteira segue com uma campanha limpa e pé no chão
Sabe jogar o jogo
Assim como no futebol, a Política tem suas regras e seus limites, Bil Rocha sabe como jogar e tem chances reais de obter êxito nestas eleições
Quer isso Hermanos!?
A Bolívia e o Brasil na região de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija possuem uma relação comercial, financeira e econômica muito forte, existe relatos que em alguns comércios a moeda brasileira não está sendo aceita de forma alguma
Só para lembrar
Isso pode prejudicar e até afastar clientes brasileiros, a coluna foi informada de que um grupo de turistas, estudantes e pequenos empresários que visitou a fronteira, não gostaram da forma que foram tratados, tendo em vista o desprezo pela moeda
Embaixador
O cantor sertanejo Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada na última segunda-feira, 23, teve seu nome incluído na lista de procurados dos aeroportos brasileiros.
Comentários
Extra
Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.
Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.
Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.
O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.
A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.
“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.
As investigações seguem em andamento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.



Você precisa fazer login para comentar.