Extra
Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“Somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última a poder fazer algo a respeito.”
Barack Obama
Novas regras
Obras e compras governamentais terão regras de licitação mais flexíveis em casos de calamidade pública. É o que estabelece a Lei 14.981, de 2024, publicada na segunda-feira (23) pela Presidência da República.
Mais flexíveis
A nova lei prevê a dispensa de licitação para serviços de engenharia e elimina outras restrições legais para enfrentar emergencialmente os efeitos de desastres reconhecidos pelo poder público como calamidades.
Não estão fazendo o dever de casa
Alguns comissionados pelo governo do Acre em Brasiléia e Epitaciolândia, simplesmente não estão somando em absolutamente nada na campanha
Diferente de Assis Brasil e Xapuri
A leitura é bem simples, basta observar os números de Jerry Correia em Assis Brasil e Maxsuel Maia em Xapuri, simples assim, não precisa desenhar rsrs (…)
Olhos abertos Gladson
O governador é inteligente e no fundo sabe que algo não está certo, então talvez seja a hora de mexer nas peças do tabuleiro
Nem quente e nem frio
A Política bem trabalhada, a Política raiz deixa alguns momentos gravados na história e na memória do eleitor, foi assim no passado e continua sendo em alguns lugares (…)
O Morno nem a Deus ‘agrada’
Francamente, alguns debates e entrevistas políticas no Acre, parece mais uma conversa de compadres, além de não existir propostas brilhantes, seguem a linha da neutralidade
É bom e ao mesmo tempo ruim (…)
Há muito tempo não se notava uma campanha tão pacata na disputa pela prefeitura de Rio Branco, claro que isso é bom, porém algumas ideias e projetos precisam ser colocados e defendidos de uma forma mais enérgica
Ninguém ganha eleição jogando cadeiras nos adversários (…)
Não precisa acontecer na Política acreana, o que aconteceu na Política de São Paulo, porém um pouco de sal no tempero se faz necessário
Lá o bicho pega (…)
Sena Madureira sempre fez parte do centro da política acreana, território cobiçado de muitos caciques, é palco de grandes embates
Ninguém abre
Mazinho Serafim atual prefeito de Sena Madureira e apoiador de Gilberto Lira candidato, promete seguir firme na campanha que tem como adversário Gehlen Diniz, também candidato, até o último segundo
É o mínimo
O mínimo que um candidato que concorre a vaga no parlamento mirim de uma cidade, é saber qual o papel de um vereador
Isso é o básico
Antes das promessas e projetos futuros, é necessário leitura e buscar entender qual a verdadeira função de um Parlamentar mirim, muitos candidatos se quer sabem o Hino de sua cidade, Ops! Isso já é exigir muito (…)
Não tá fácil
O deputado Manoel Moraes (PP) enfrentou momentos difíceis recentemente em família, algo que parece já superado, no entanto, nas caminhadas em Xapuri nas eleições de deste ano, entre um intervalo e outro, Manoel é insultado por alguns eleitores
Presente na fronteira
Quem segue presente na fronteira é o deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos), filho da terra e hoje único parlamentar da região na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Tadeu vem sendo braço direito de Carlinhos do Pelado
Agora é a hora
Faltando poucos dias para a votação, muitos eleitores do Acre, sobretudo da fronteira seguem indecisos em quem votar, é hora de correr em busca de votos (…)
Reta final
Entramos na reta final de campanha e quem dormir no ponto corre grande risco de ficar fora, então candidatos, não durmam rsrs (…)
Crescendo
O candidato a vereador por Brasiléia Almir Andrade (PP), segue visitando e conversando com o povo, muito bem recebido aonde chega, o ligeirinho da fronteira segue com uma campanha limpa e pé no chão
Sabe jogar o jogo
Assim como no futebol, a Política tem suas regras e seus limites, Bil Rocha sabe como jogar e tem chances reais de obter êxito nestas eleições
Quer isso Hermanos!?
A Bolívia e o Brasil na região de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija possuem uma relação comercial, financeira e econômica muito forte, existe relatos que em alguns comércios a moeda brasileira não está sendo aceita de forma alguma
Só para lembrar
Isso pode prejudicar e até afastar clientes brasileiros, a coluna foi informada de que um grupo de turistas, estudantes e pequenos empresários que visitou a fronteira, não gostaram da forma que foram tratados, tendo em vista o desprezo pela moeda
Embaixador
O cantor sertanejo Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada na última segunda-feira, 23, teve seu nome incluído na lista de procurados dos aeroportos brasileiros.
Comentários
Extra
Mulher em surto psicótico desfere golpes de terçado contra marido dormindo em Rio Branco
Vítima teve orelhas, joelhos e olho direito atingidos; agressora também se feriu e será levada à delegacia após alta médica
Rio Branco, AC – Um ataque brutal chocou moradores do bairro Baixada da Colina, na região do Bosque, na noite desta quinta-feira (03). Gabriel Wanderson das Chagas Andreone Melo, 29 anos, foi surpreendido pela esposa, Gislaine Melo da Silva, 49, enquanto dormia. A técnica em enfermagem aposentada, em aparente surto psicótico, desferiu múltiplos golpes de terçado contra o marido, atingindo sua cabeça, orelhas, joelhos e olho direito.
Cena de horror e intervenção policial
Testemunhas relataram ter visto Gislaine andando pela rua Francisco Ferreira segurando o terçado pouco antes do crime. Ao chegar ao local, a Polícia Militar a encontrou em estado de agitação extrema. Além de ferir o marido, ela havia se cortado com cacos de garrafa. Os policiais precisaram contê-la à força para evitar mais violência.
O SAMU enviou duas ambulâncias: uma para Gabriel, que foi levado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco, e outra para Gislaine, que apresentava cortes no pescoço, mãos, punhos e pés.
— “A vítima sofreu lesões graves, incluindo um golpe no olho direito. Fizemos a estabilização e o encaminhamos para trauma”, explicou o médico Bryan Doréa, do SAMU.
Gislaine, após receber alta, será levada à Delegacia Especializada para prestar esclarecimentos. A polícia investiga se o surto teve relação com transtornos psiquiátricos pré-existentes ou conflitos domésticos. Enquanto isso, Gabriel segue em observação, com risco de sequelas permanentes.
O caso será encaminhado à Justiça, e a acusada pode responder por tentativa de homicídio, dependendo do laudo médico e do depoimento das partes envolvidas.
Comentários
Extra
Juiz nega justiça gratuita a acusado de feminicídio que matou ex-esposa a facadas

Réu no caso Paula Gomes terá de arcar com custos processuais e enfrenta agravante por crime na frente da filha
Magistrado também manteve agravante de crime cometido na frente da filha; próximo passo será audiência de julgamento
Rio Branco, AC – O juiz Alesson Bráz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, negou o pedido de justiça gratuita para Jairton Silveira Bezerra, acusado de assassinar a ex-esposa, Paula Gomes da Costa, em outubro do ano passado. O magistrado também manteve a causa de aumento de pena pelo crime ter sido cometido na presença da filha do casal.
A defesa de Jairton argumentou que a criança não teria presenciado o crime, mas o juiz considerou que há indícios nos autos de que a menor testemunhou o ataque. Além disso, o réu não comprovou insuficiência de recursos para arcar com as despesas processuais, sendo intimado a apresentar documentação que sustente novo pedido.
Crime brutal em via pública
Paula Gomes foi morta com dez facadas na Estrada da Porto Acre, no bairro Alto Alegre, enquanto caminhava com a filha e o sogro. Após o assassinato, Jairton fugiu com a criança, mas foi preso em 6 de novembro ao se apresentar na Delegacia de Flagrantes.
O processo tem prioridade, e a próxima etapa será a marcação da audiência de instrução e julgamento. O Ministério Público do Acre sustenta que o crime foi um feminicídio, com agravante pela exposição da filha à violência.
A decisão judicial reforça a tese da acusação de que o crime foi cometido com crueldade e diante de testemunha vulnerável. Caso condenado, Jairton pode ter a pena aumentada em um terço. A defesa ainda pode recorrer, mas o andamento processual segue em direção ao júri.
Comentários
Extra
Governo do Acre e consórcio de resíduos sólidos reforçam parceria para eliminar lixões no estado
O reforço nas ações para resolver o problema dos resíduos sólidos e acabar com lixões a céu aberto no Acre foi o objetivo de reunião entre o secretário da Representação do Governo do Acre (Repac), Fabio Rueda, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.
O encontro, realizado nesta quarta-feira, 2, na sede da Repac, em Brasília (DF), também tratou sobre medidas práticas de suporte ao programa Recicla Acre, que deverá ser lançado ainda este mês no estado, via Cinreso e parceiros, visando à coleta seletiva e à educação ambiental nas escolas.

Secretário da Repac, Fabio Rueda (à esquerda) e diretor executivo do Cinreso, Emerson Leão, dialogaram sobre soluções para problema dos lixões no estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac
“Essa é uma pauta muito importante para as prefeituras e para o governo do Estado e, por determinação do governador Gladson Camelí, estamos acompanhando as boas práticas nessa área existentes no país, para possibilitar a adoção daquilo que se ajusta ao estado, observando as peculiaridades de cada município”, explicou o secretário Fabio Rueda.
Em meados de março, com apoio do governo do Estado, por meio da Repac, foi assinado, em Timbó (SC), um termo de cooperação técnica entre prefeitos acreanos e catarinenses – via consórcios intermunicipais representativos das respectivas prefeituras – visando resolver o problema dos lixões a céu aberto e à implantação de aterros sanitários no estado.
“Estamos juntos, buscando soluções”, disse Fábio Rueda. O secretário entende que a reprodução de boas práticas existentes é um caminho, sendo inclusive observadas as dificuldades específicas dos municípios, como aqueles de regiões mais isoladas do estado.
O programa
De acordo com Emerson Leão, o Recicla Acre abrangerá os 22 municípios do estado com coleta seletiva e educação ambiental nas escolas e, por isso, é importante a parceria com o governo. O gestor relatou também que estão sendo buscadas empresas que se interessem em comprar os resíduos recicláveis do estado que forem coletados por meio do programa.
Ainda, mencionou a dificuldade para resolver o problema dos lixões nos municípios, especialmente os mais isolados – Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter – “uma vez que, pelo próprio isolamento, é difícil o trabalho consorciado entre municípios”. Mas ressaltou a busca por soluções para investir na reciclagem: “Acredito que, até o início do ano que vem, o Acre será o primeiro estado do Brasil a encerrar 100% as atividades dos lixões”.
Você precisa fazer login para comentar.