Extra
Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes”
Ella Wheeler
Discurso Pronto
O governo de Nicolás Maduro acusou os Estados Unidos de liderarem um “golpe de estado” na Venezuela. A declaração foi feita pelo chanceler venezuelano após o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reconhecer a vitória da oposição nas recentes eleições venezuelanas.
Discordando de Lula
A ministra do Meio Ambiente, acreana Marina Silva, afirmou que o regime de Nicolás Maduro na Venezuela não é uma democracia e cobrou provas de transparência da eleição presidencial no país.
Briga de gente grande
O que indica as últimas pesquisas realizadas para a função pública de Prefeito de Rio Branco envolvendo Tião Bocalom (PL) atual prefeito e o pré-candidato e ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), será uma bela disputa.

Quem viver verá
Uma das disputas mais acirradas da capital acreana, de um lado a força de grandes partidos tradicionais no Acre, do outro, a experiência e grandes obras sendo executadas
Política e Religião
Ficou no passado a história de que Política, Religião e Futebol não se discutem, tanto é que em Xapuri, ex-princesinha do Acre, o que não falta são religiosos na disputa eleitoral
A única vereadora em Xapuri
Atuante e guerreira, Alarice Botelho (PT), pré-candidata a vereadora, defende a continuidade do único mandato feminino existente no município
Nome forte
Com anos de experiência na comunicação e funcionário público, o jornalista Almir Andrade e pré-candidato a vereador por Brasiléia, tem chances reais de se tornar um representante do povo no Parlamentar mirim, bora ligeirinho
Será um termômetro
A convenção de lançamento da pré-campanha da ex-prefeita de Brasiléia e pré-candidata Leila Galvão (MDB), será um termômetro onde população terá uma dimensão de como está a configuração política local
O homem tá andando
Quem não para é o deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos), o homem tá conversando, visitando e ouvindo a população, errado não tá…
Padre e Pastor
Se você nasceu no Brasil nas últimas décadas, em algum momento da vida, já deve ter ouvido a expressão “Política, futebol e religião não se discutem”. Na prática, contudo, o que estamos vendo acontecer é algo bem oposto a isso, basta olhar para Xapuri e veremos um Padre e um Pastor não apenas debatendo, mas, participando de forma direta das eleições e pré-campanha, ambos são pré-candidatos a vice em lados diferentes
Soltou o verbo “Arre égua Calixto”
O vereador da capital acreana, João Marcos Luz, chamou petistas e comunistas de “vagabundos” nesta sexta-feira (2) ao comentar um vídeo em Jair Bolsonaro condena coligações feitas pelo PL com partidos de esquerda como PSOL, PT e PCdoB.
Sena Madureira
A disputa entre o grupo de Mazinho Serafim atual prefeito de Sena Madureira e Gerlen Diniz será de leões, trocando farpas o tempo todo e todo tempo, o duelo político não será de amadores, Gerlen é considerado o principal opositor do prefeito Mazinho Serafim e disputará as Eleições contra o deputado estadual Gilberto Lira.
Importante
Está tramitando no Senado uma proposta que assegura o ensino remoto às estudantes gestantes e lactantes até a criança completar um ano de idade, a norma atual prevê que a partir do oitavo mês de gestação e até três meses após o parto, a estudante terá direito às atividades realizadas em domicílio.
Muita confusão
A França derrotou a Argentina por 1 a 0, avançando à semifinal do futebol nos Jogos de Paris. Mas a partida, que foi quente desde o começo com direito a muitas vaias durante o hino argentino, terminou com empurra-empurra e troca de xingamentos entre jogadores e comissão técnica.
Aumento de impostos
O governo formalizou nesta quinta-feira, 1º, uma elevação do preço mínimo de cigarros e um aumento nas alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre esses produtos, em iniciativa alinhada com o cardápio de ações implementado pela equipe econômica que geram aumento de arrecadação.
Entrevista com Ronaldo Ferraz para coluna do Dimas Gurgel

Ronaldo são quantos anos de vida Pública?
Fui eleito pela primeira vez em 1988, em 1992 concorri para prefeito, perdi para o candidato apoiado pelo Governador Romildo Magalhães, em 1996 voltei como vereador e contínuo até hoje, ou seja, oito mandatos ao todo
Quantos mandatos de vereador e quantas vezes esteve na frente da Presidência?
Já fui Presidente do poder Legislativo por 10 vezes, ou seja, na cadeira de presidente ocupei por 20 anos, poderia ter tido mais tempo mais abrir mão por algumas vezes
Ronaldo, meu amigo você é considerado uma lenda em Xapuri e no Acre, pela sua história na Política, alguma vez pensou em desistir?
Já pensei em desistir sim, até por problema de saúde orientado pelos médicos, retirei meu nome porque tinha feito Cirurgia, fui o último a resguardar a candidatura a pedido de várias pessoas, não fiz campanha e não saí de casa, ainda fui o mais votado pelo meu partido MDB
O que é mais difícil na Política?
O mais difícil na política é você vê a povo precisando de sua ajuda, no sentido de resolver um problema e você não poder ajudar ou resolver aquela demanda, isso me deixa triste.
Você acredita que a Política do bem ainda é maioria?
Olha Dimas, tem muita gente boa na política, muitos políticos honestos, agora tem muitos que pensam no interesse pessoal, quando assumem o cargo, já negociam logo melhorias para seus familiares sem se importar com quem necessita muito mais do que um familiar.
Quem é Gladson Cameli para o vereador Ronaldo Ferraz?
Gladson é um líder político nasceu para a política, um carisma que ninguém tem, uma pessoa democrática, que a gente pode falar o que quiser dele e ele não responde e nem perseguem, sou fã dele.
Acredita que o Alto Acre precisa de deputado federal?
O Alto Acre, perde muito sem um representante na Câmara Federal, você sabe, cada qual defende o seu território, nós aqui, agora estamos dependendo de outros para nos ajudar.
O que você mais defende na Política?
O que eu mais defendo na política é a justiça com os mais necessitados.
Ponde da Sibéria é um sonho, acredita que a obra sai ainda em 2024?
A ponte da Sibéria agora é uma realidade, o Governador prometeu que até dezembro fica pronta, mas, se demorar mais um pouquinho, nossa população vai ficar muito feliz e agradecida, mesmo demorando.
O que diria para os que estão entrando agora na Política?
Dimas meu conselho para os que estão entrando agora na política eu diria, Respeito, Compromisso e Transparência, ou seja, falar à verdade, mesmo que seja para desagradar, pois lá na frente vai ser elogiado.
Considerações finais…
Dimas agradeço o espaço na coluna que é muito bem-vista em Xapuri e também ao jornal oaltoacre, continuo fazendo meu papel como político e cidadão, agradeço muito a Deus pelas oportunidades que recebi ao longo da vida, agradeço minha família e amigos que sempre me apoiaram em momentos difíceis que acontece no caminho, muito obrigado Dimas
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato
A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal
Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.
Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.
No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.
Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.
Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.
Comentários
Extra
Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco
Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia
Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.
Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.
“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.
Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.
De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.
O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.
VEJA VÍDEO
Comentários
Extra
Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco
Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio
O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.
De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.
A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.
Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.














Você precisa fazer login para comentar.