Extra
Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes”
Ella Wheeler
Discurso Pronto
O governo de Nicolás Maduro acusou os Estados Unidos de liderarem um “golpe de estado” na Venezuela. A declaração foi feita pelo chanceler venezuelano após o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reconhecer a vitória da oposição nas recentes eleições venezuelanas.
Discordando de Lula
A ministra do Meio Ambiente, acreana Marina Silva, afirmou que o regime de Nicolás Maduro na Venezuela não é uma democracia e cobrou provas de transparência da eleição presidencial no país.
Briga de gente grande
O que indica as últimas pesquisas realizadas para a função pública de Prefeito de Rio Branco envolvendo Tião Bocalom (PL) atual prefeito e o pré-candidato e ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), será uma bela disputa.

Quem viver verá
Uma das disputas mais acirradas da capital acreana, de um lado a força de grandes partidos tradicionais no Acre, do outro, a experiência e grandes obras sendo executadas
Política e Religião
Ficou no passado a história de que Política, Religião e Futebol não se discutem, tanto é que em Xapuri, ex-princesinha do Acre, o que não falta são religiosos na disputa eleitoral
A única vereadora em Xapuri
Atuante e guerreira, Alarice Botelho (PT), pré-candidata a vereadora, defende a continuidade do único mandato feminino existente no município
Nome forte
Com anos de experiência na comunicação e funcionário público, o jornalista Almir Andrade e pré-candidato a vereador por Brasiléia, tem chances reais de se tornar um representante do povo no Parlamentar mirim, bora ligeirinho
Será um termômetro
A convenção de lançamento da pré-campanha da ex-prefeita de Brasiléia e pré-candidata Leila Galvão (MDB), será um termômetro onde população terá uma dimensão de como está a configuração política local
O homem tá andando
Quem não para é o deputado estadual Tadeu Hassem (republicanos), o homem tá conversando, visitando e ouvindo a população, errado não tá…
Padre e Pastor
Se você nasceu no Brasil nas últimas décadas, em algum momento da vida, já deve ter ouvido a expressão “Política, futebol e religião não se discutem”. Na prática, contudo, o que estamos vendo acontecer é algo bem oposto a isso, basta olhar para Xapuri e veremos um Padre e um Pastor não apenas debatendo, mas, participando de forma direta das eleições e pré-campanha, ambos são pré-candidatos a vice em lados diferentes
Soltou o verbo “Arre égua Calixto”
O vereador da capital acreana, João Marcos Luz, chamou petistas e comunistas de “vagabundos” nesta sexta-feira (2) ao comentar um vídeo em Jair Bolsonaro condena coligações feitas pelo PL com partidos de esquerda como PSOL, PT e PCdoB.
Sena Madureira
A disputa entre o grupo de Mazinho Serafim atual prefeito de Sena Madureira e Gerlen Diniz será de leões, trocando farpas o tempo todo e todo tempo, o duelo político não será de amadores, Gerlen é considerado o principal opositor do prefeito Mazinho Serafim e disputará as Eleições contra o deputado estadual Gilberto Lira.
Importante
Está tramitando no Senado uma proposta que assegura o ensino remoto às estudantes gestantes e lactantes até a criança completar um ano de idade, a norma atual prevê que a partir do oitavo mês de gestação e até três meses após o parto, a estudante terá direito às atividades realizadas em domicílio.
Muita confusão
A França derrotou a Argentina por 1 a 0, avançando à semifinal do futebol nos Jogos de Paris. Mas a partida, que foi quente desde o começo com direito a muitas vaias durante o hino argentino, terminou com empurra-empurra e troca de xingamentos entre jogadores e comissão técnica.
Aumento de impostos
O governo formalizou nesta quinta-feira, 1º, uma elevação do preço mínimo de cigarros e um aumento nas alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre esses produtos, em iniciativa alinhada com o cardápio de ações implementado pela equipe econômica que geram aumento de arrecadação.
Entrevista com Ronaldo Ferraz para coluna do Dimas Gurgel

Ronaldo são quantos anos de vida Pública?
Fui eleito pela primeira vez em 1988, em 1992 concorri para prefeito, perdi para o candidato apoiado pelo Governador Romildo Magalhães, em 1996 voltei como vereador e contínuo até hoje, ou seja, oito mandatos ao todo
Quantos mandatos de vereador e quantas vezes esteve na frente da Presidência?
Já fui Presidente do poder Legislativo por 10 vezes, ou seja, na cadeira de presidente ocupei por 20 anos, poderia ter tido mais tempo mais abrir mão por algumas vezes
Ronaldo, meu amigo você é considerado uma lenda em Xapuri e no Acre, pela sua história na Política, alguma vez pensou em desistir?
Já pensei em desistir sim, até por problema de saúde orientado pelos médicos, retirei meu nome porque tinha feito Cirurgia, fui o último a resguardar a candidatura a pedido de várias pessoas, não fiz campanha e não saí de casa, ainda fui o mais votado pelo meu partido MDB
O que é mais difícil na Política?
O mais difícil na política é você vê a povo precisando de sua ajuda, no sentido de resolver um problema e você não poder ajudar ou resolver aquela demanda, isso me deixa triste.
Você acredita que a Política do bem ainda é maioria?
Olha Dimas, tem muita gente boa na política, muitos políticos honestos, agora tem muitos que pensam no interesse pessoal, quando assumem o cargo, já negociam logo melhorias para seus familiares sem se importar com quem necessita muito mais do que um familiar.
Quem é Gladson Cameli para o vereador Ronaldo Ferraz?
Gladson é um líder político nasceu para a política, um carisma que ninguém tem, uma pessoa democrática, que a gente pode falar o que quiser dele e ele não responde e nem perseguem, sou fã dele.
Acredita que o Alto Acre precisa de deputado federal?
O Alto Acre, perde muito sem um representante na Câmara Federal, você sabe, cada qual defende o seu território, nós aqui, agora estamos dependendo de outros para nos ajudar.
O que você mais defende na Política?
O que eu mais defendo na política é a justiça com os mais necessitados.
Ponde da Sibéria é um sonho, acredita que a obra sai ainda em 2024?
A ponte da Sibéria agora é uma realidade, o Governador prometeu que até dezembro fica pronta, mas, se demorar mais um pouquinho, nossa população vai ficar muito feliz e agradecida, mesmo demorando.
O que diria para os que estão entrando agora na Política?
Dimas meu conselho para os que estão entrando agora na política eu diria, Respeito, Compromisso e Transparência, ou seja, falar à verdade, mesmo que seja para desagradar, pois lá na frente vai ser elogiado.
Considerações finais…
Dimas agradeço o espaço na coluna que é muito bem-vista em Xapuri e também ao jornal oaltoacre, continuo fazendo meu papel como político e cidadão, agradeço muito a Deus pelas oportunidades que recebi ao longo da vida, agradeço minha família e amigos que sempre me apoiaram em momentos difíceis que acontece no caminho, muito obrigado Dimas
Comentários
Extra
Brasiléia pode enfrentar risco de invasões em propriedades rurais pelo MST?
Acampamento cresce às margens da BR-317, levanta suspeitas de ocupações e preocupa produtores da região do Alto Acre
Vídeos que circularam intensamente nas redes sociais ao longo da última semana acenderam um alerta em Brasiléia e municípios da regional do Alto Acre sobre a possibilidade de invasões em propriedades rurais. As imagens mostram um acampamento que cresce dia após dia, reunindo centenas de pessoas e levantando suspeitas de uma possível ocupação de terras.
Nos registros divulgados, aparece o ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), Rosildo Rodrigues, discursando para o grupo sobre temas ligados à reforma agrária, citando o cenário político dos últimos dez anos e mencionando, inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O conteúdo dos vídeos sugere que o movimento estaria em fase de articulação.
O acampamento estaria instalado em uma área localizada no km 29 da BR-317, a Estrada do Pacífico, em terras que pertencem ao próprio ex-parlamentar. Informações ainda não confirmadas indicam que Rosildo estaria à frente do cadastramento das famílias envolvidas, que podem ter ligação com o Movimento dos Sem Terra (MST), com possível apoio vindo de outro estado da região Nordeste.
Neste domingo, dia 18, Rosildo publicou um vídeo dizendo que estaria apoiando as pessoas que estão em suas terras, sendo preparadas para buscar uma alternativa de assentamento junto ao INCRA e pressionar o Governo Federal.

Rosildo confirma em vídeo que o acampamento está em suas terras e que as pessoas estão sendo preparadas para serem assentadas com o apoio do MST.
Atualmente, cerca de 250 famílias já estariam no acampamento sendo preparadas, passando por uma capacitação para entrar em um Edital onde poderão ter a tão sonhada terra. Destaca ainda que “em nenhum momento nenhuma família chegou aqui para invadir terras, elas foram convidadas. Aqui não tem partido político A, B ou C, elas estão aqui para serem capacitadas e serem assentadas futuramente pelo INCRA no projeto nesse ano se Deus quiser…”
O ex-parlamentar deixa claro que quem está coordenando o movimento é o MST e que teria liberado duas hectares para que as famílias recebessem capacitação e que não irão invadir área de ninguém, destacando que existe lei que impede e a área que será ocupada, vai ser comprada pelo Governo Federal e depois lotear e dar as pessoas que precisam produzir. De acordo com relato do próprio, cerca de 500 famílias estariam sendo cadastradas.
Relatos preliminares contam que pelo menos duas propriedades rurais seriam apontadas como possíveis alvos de ocupação. Uma delas pertenceria a um pecuarista tradicional da região, com acesso pelo Ramal do Esperança, no km 5, e a outra estaria situada nas proximidades do km 80 da BR-317.
A movimentação tem causado apreensão entre proprietários rurais do Alto Acre, que relatam preocupação com uma possível invasão e afirmam estar se organizando para proteger suas áreas.
O caso segue sendo acompanhado e novas informações devem surgir nos próximos dias.
Veja vídeo:
Comentários
Extra
Veja; BR-317 volta a apresentar risco de rompimento após cinco anos próximo a Epitaciolândia
Buraco surge no mesmo trecho que cedeu em 2021, tráfego é reduzido e DNIT inicia vistoria emergencial
Cinco anos após o rompimento que isolou municípios da fronteira do Acre, a BR-317 voltou a preocupar motoristas e autoridades no km 28 próximo a cidade de Epitaciolândia. Um buraco surgiu no mesmo trecho onde, em 21 de março de 2021, a rodovia cedeu devido ao grande volume de chuvas e à incapacidade das bueiras de suportarem a força da água.
Na época, o rompimento causou sérios transtornos e interrompeu o tráfego entre as cidades da região de fronteira e a capital. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi acionado no dia seguinte, 22 de março, e realizou intervenções emergenciais para restabelecer a trafegabilidade.
Agora, passados cinco anos, o reaparecimento do problema acende novamente o alerta. Placas de sinalização foram instaladas no local para advertir os condutores que seguem em direção à fronteira ou a Rio Branco. O tráfego foi reduzido para meia pista como medida preventiva.
Segundo informações preliminares, equipes de vistoria do DNIT já estão se mobilizando para avaliar as causas do novo dano estrutural e definir as providências necessárias para a recuperação do trecho, com o objetivo de evitar um novo colapso da rodovia.
Até o momento, o DNIT não divulgou nota oficial sobre o caso.
- Em 2021, o mesmo local sofreu um colapso após um grande volume de chuva e as bueiras não suportaram.
- Um trabalho realizado pelo Dnit após meses, restauraram o tráfego lentamente.
Comentários
Extra
Assis Brasil se prepara para celebrar 50 anos de emancipação política com grande programação cultural
Carnavassis, festival de praia e Expo Fronteira marcam calendário festivo e prometem aquecer a economia da tríplice fronteira
O município de Assis Brasil já iniciou os preparativos para a comemoração dos 50 anos de emancipação política, que será celebrada nos dias 14, 15 e 16 de maio. O calendário oficial dos eventos culturais foi instituído por decreto pelo prefeito Jerry Correia, que antecipou o lançamento com o objetivo de fortalecer parcerias e impulsionar a economia local e regional.
Entre os destaques da programação está o Carnavassis, carnaval fora de época que tradicionalmente reúne centenas de foliões no centro da cidade da Tríplice Fronteira. O evento atrai visitantes do Alto Acre e também de países vizinhos, como Peru e Bolívia, movimentando o comércio, o setor de serviços e gerando emprego e renda para a população.
Além das festividades de maio, o calendário inclui o Festival de Praia, previsto para o mês de julho, e a 2ª edição da Expo Fronteira, programada para setembro, consolidando Assis Brasil como polo de eventos culturais e econômicos da região.
Segundo o prefeito Jerry Correia, a comemoração dos 50 anos representa um momento histórico para o município. “Nossa cidade completa meio século de emancipação política, e temos que nos orgulhar da nossa luta, da nossa história e das conquistas alcançadas. Lançamos o calendário com antecedência para garantir boas parcerias com o Governo do Acre, Sebrae e outros importantes apoiadores”, destacou.
O gestor afirmou ainda que a programação detalhada do mês de maio, incluindo as atrações musicais do Carnavassis, será divulgada em breve. “Serão três noites de festa. Nossa população, os turistas e os comerciantes podem se preparar para um grande evento, seguido pelo festival de praia, a segunda Expo Fronteira e outras ações importantes para a economia do município”, concluiu.



























Você precisa fazer login para comentar.