fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

Numa democracia representativa, os políticos devem representar o povo e não excluí-lo!

João Gustavo

Acreana Marina Silva defende plebiscito em debate sobre aborto

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acreana Marina Silva, afirmou que o tema do aborto deveria ser debatido por meio de plebiscito. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada no domingo (14).

Condições de escolha

“Precisamos trabalhar para que as mulheres possam ter condições de fazer suas escolhas. Não acho que o problema está resolvido com a legislação que temos. Não está. E não demonizar o debate, nem de quem é a favor nem de quem é contra. Entendo que talvez seja, nas circunstâncias em que estamos, a melhor parte da solução” externo Marina.

Primeiro projeto

No Brasil, o primeiro projeto de lei relativo ao aborto foi apresentado ao Congresso Nacional em 1949. A proposta restringia o direito de as mulheres interromperem a gravidez.

1940

Pelo Código Penal, em vigor desde 1940, somente era permitido o aborto nos casos de gravidez por estupro e de risco de vida para a gestante. O projeto em questão retirava essas duas possibilidades, estabelecendo a proibição total do aborto no país.

Greve

Servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entraram em greve nesta terça-feira (16) por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Ele é bom

Poucos parlamentares têm uma história de sucesso na política quanto o Vereador Ronaldo Ferraz, natural da cidade de Xapuri

Desde 1988

Ronaldo Ferraz (PSDB) iniciou sua carreira política ainda jovem no ano de 1988

De lá para cá

O homem foi ganhando toda vez que disputou, está no oitavo mandato e é pré-candidato a vereador novamente, podendo chegar ao nono mandato.

Orla do rio Acre em Brasileia

A importante obra de construção para a restauração de uma parte significativa do centro histórico da cidade de Brasileia é algo fundamental para a população.

Olha o prazo

É importante observar o andamento dos trabalhos executados, o tempo não espera e o que já foi feito não pode ser levado pelas águas como já aconteceu no passado.

Risco de novas enchentes

Sabemos que o risco de novas enchente eminente, logo, é preciso fazer algo antes que ocorra, isso poderia prejudicar todo o trabalho que é feito com dinheiro público.

Mostrando Força

Partidos e lideranças se unem para apoiar a pré-candidatura de Everton Soares à prefeitura do município de Epitaciolândia, esta união muda totalmente o jogo político local

Outro cenário

Sem espaço para dúvidas, com a união dos partidos Progressistas, PDT, PT, PSDB e PSB em Epitaciolândia, o cenário agora é outro.

Acreano se destaca no atletismo

O velocista acreano Juriel Maia segue se destacando no atletismo master ae conseguiu mais uma medalha de ouro ao vencer a disputa dos 400m do Pan-Americano Masters de Atletismo, neste domingo (13), na cidade de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos.

Perdão de dívidas

A PEC, aprovada na última quinta-feira (11) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, perdoa multas devidas há mais de cinco anos, incluindo as por não cumprir as cotas raciais e de gênero. A previsão poderá eventualmente englobar um perdão para as siglas que não fizeram repasses mínimos para candidaturas de mulheres e negros nas eleições de 2022.

Parcelamento em até 180 meses

De acordo com a proposta, o parcelamento de dívidas dos partidos poderá ocorrer a qualquer tempo em até 180 meses, a critério do partido. Dívidas previdenciárias serão parceladas em 60 meses.

Para pagar, os partidos poderão usar recursos do Fundo Partidário. Isso valerá para sanções e penalidades de natureza eleitoral ou não, devolução de recursos ao erário ou mesmo devolução de recursos públicos ou privados imputados pela Justiça Eleitoral, inclusive os de origem não identificada, excetuados os recursos de fontes vedadas.

Imunidade partidária

A PEC estende o instituto da imunidade tributária de partidos políticos, seus institutos ou fundações a todas as sanções de natureza tributária, exceto as previdenciárias, abrangendo a devolução e o recolhimento de valores, inclusive os determinados em processos de prestação de contas eleitorais e anuais, incluindo juros e multas ou condenações aplicadas por órgãos da administração pública direta e indireta em processos administrativos ou judiciais.

Entrevista com o jornalista Almir Andrade para a Coluna do Dimas Gurgel

Jornalista Almir Andrade Lima com sua esposa e filhas – Foto/arquivo pessoal

 O que foi mais difícil no início de sua carreira?

Se adaptar aos trabalhos do jornalismo, conviver e saber reconhecer algumas autoridades, organizar e montar as matérias

Qual a origem do apelido Ligeirinho da Fronteira?

Na época em que trabalhava no programa gazeta alerta, falava muito rápido e também estava sempre atento as notícias e procurava manter a agilidade nas matérias sempre em primeira mão, o apresentador do gazeta alerta, Edvaldo Souza, percebeu e começou a me chamar de ligeirinho da fronteira

Já foi perseguido politicamente?

Sim… tive umas situações complicadas de perseguição de alguns empresários da região, por não aceitar a minha opinião pessoal sobre política, recebi até ameaças.

Quem é o Almir de trás da tela?

Sou o Almir Andrade de lima, filho de Sinézio Ferreira Lima e Maria da Conceição Andrade Lima, esposo de Francisca Alves de Oliveira, pai de Maviane Oliveira Andrade e Bricyane Oliveira Andrade. Fiz o concurso público em 1992 e fui contratado em 1993 pelo governo do estado, qual ofereço serviço até hoje, gosto de estar com a minha família e amigos, sou brincalhão e alegre, gosto de ambiente descontraído onde podemos ser verdadeiros.

Jornalista Almir Andrade Lima com sua esposa e filhas – Foto/arquivo pessoal

Fale para os leitores, qual o caso que até hoje você lembra e nunca mais saiu da tua mente

Quando eu consegui reencontrar uma família que não se viam há mais de 30 anos, essa matéria fiz ainda no programa gente em debate, programa da rádio difusora acreana, ainda na década de 2000.

Você passou por momentos difíceis nos últimos dias, o que pediu ao Papai do Céu?

Sim, passei mais de um mês internado no hospital, passei por uma cirurgia cardíaca de revascularização, a qual ainda estou me recuperando. pedi que ficasse curado e logo pudesse ter alta para ir para casa

Se pudesse voltar no tempo o que mudaria?

Não mudaria nada

Você é pré-candidato, o que te levou tomar essa decisão?

Para representar de forma verdadeira e honesta a população de Brasileia, a qual precisa de um olhar mais humano

O Almir Andrade guarda mágoas de alguém?

Não

Considerações finais

Sou grato a deus por mais uma oportunidade de vida, sou grato a minha esposa por está ao meu lado em  todos os momentos, as minhas filhas pelo apoio, meu irmão Lima, por estar sempre presente e me apoiando, aos meus amigos por toda ajuda, orações e mensagens positivas, a todos os meus apoiadores  que acreditam que eu possa representá-los,  quero dizer a todos que estarei retornando com mais força, fé e gratidão a Deus.

Comentários

Continue lendo

Extra

Mulher em surto psicótico desfere golpes de terçado contra marido dormindo em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teve orelhas, joelhos e olho direito atingidos; agressora também se feriu e será levada à delegacia após alta médica

Rio Branco, AC – Um ataque brutal chocou moradores do bairro Baixada da Colina, na região do Bosque, na noite desta quinta-feira (03). Gabriel Wanderson das Chagas Andreone Melo, 29 anos, foi surpreendido pela esposa, Gislaine Melo da Silva, 49, enquanto dormia. A técnica em enfermagem aposentada, em aparente surto psicótico, desferiu múltiplos golpes de terçado contra o marido, atingindo sua cabeça, orelhas, joelhos e olho direito.

Cena de horror e intervenção policial

Testemunhas relataram ter visto Gislaine andando pela rua Francisco Ferreira segurando o terçado pouco antes do crime. Ao chegar ao local, a Polícia Militar a encontrou em estado de agitação extrema. Além de ferir o marido, ela havia se cortado com cacos de garrafa. Os policiais precisaram contê-la à força para evitar mais violência.

O SAMU enviou duas ambulâncias: uma para Gabriel, que foi levado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco, e outra para Gislaine, que apresentava cortes no pescoço, mãos, punhos e pés.

— “A vítima sofreu lesões graves, incluindo um golpe no olho direito. Fizemos a estabilização e o encaminhamos para trauma”, explicou o médico Bryan Doréa, do SAMU.

Gislaine, após receber alta, será levada à Delegacia Especializada para prestar esclarecimentos. A polícia investiga se o surto teve relação com transtornos psiquiátricos pré-existentes ou conflitos domésticos. Enquanto isso, Gabriel segue em observação, com risco de sequelas permanentes.

O caso será encaminhado à Justiça, e a acusada pode responder por tentativa de homicídio, dependendo do laudo médico e do depoimento das partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Extra

Juiz nega justiça gratuita a acusado de feminicídio que matou ex-esposa a facadas

Publicado

em

Réu no caso Paula Gomes terá de arcar com custos processuais e enfrenta agravante por crime na frente da filha

Magistrado também manteve agravante de crime cometido na frente da filha; próximo passo será audiência de julgamento

Rio Branco, AC – O juiz Alesson Bráz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, negou o pedido de justiça gratuita para Jairton Silveira Bezerra, acusado de assassinar a ex-esposa, Paula Gomes da Costa, em outubro do ano passado. O magistrado também manteve a causa de aumento de pena pelo crime ter sido cometido na presença da filha do casal.

A defesa de Jairton argumentou que a criança não teria presenciado o crime, mas o juiz considerou que há indícios nos autos de que a menor testemunhou o ataque. Além disso, o réu não comprovou insuficiência de recursos para arcar com as despesas processuais, sendo intimado a apresentar documentação que sustente novo pedido.

Crime brutal em via pública

Paula Gomes foi morta com dez facadas na Estrada da Porto Acre, no bairro Alto Alegre, enquanto caminhava com a filha e o sogro. Após o assassinato, Jairton fugiu com a criança, mas foi preso em 6 de novembro ao se apresentar na Delegacia de Flagrantes.

O processo tem prioridade, e a próxima etapa será a marcação da audiência de instrução e julgamento. O Ministério Público do Acre sustenta que o crime foi um feminicídio, com agravante pela exposição da filha à violência.

A decisão judicial reforça a tese da acusação de que o crime foi cometido com crueldade e diante de testemunha vulnerável. Caso condenado, Jairton pode ter a pena aumentada em um terço. A defesa ainda pode recorrer, mas o andamento processual segue em direção ao júri.

Comentários

Continue lendo

Extra

Governo do Acre e consórcio de resíduos sólidos reforçam parceria para eliminar lixões no estado

Publicado

em

O reforço nas ações para resolver o problema dos resíduos sólidos e acabar com lixões a céu aberto no Acre foi o objetivo de reunião entre o secretário da Representação do Governo do Acre (Repac), Fabio Rueda, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Estado do Acre (Cinreso/AC), Emerson Leão.

O encontro, realizado nesta quarta-feira, 2, na sede da Repac, em Brasília (DF), também tratou sobre medidas práticas de suporte ao programa Recicla Acre, que deverá ser lançado ainda este mês no estado, via Cinreso e parceiros, visando à coleta seletiva e à educação ambiental nas escolas.

Secretário da Repac, Fabio Rueda (à esquerda) e diretor executivo do Cinreso, Emerson Leão, dialogaram sobre soluções para problema dos lixões no estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

“Essa é uma pauta muito importante para as prefeituras e para o governo do Estado e, por determinação do governador Gladson Camelí, estamos acompanhando as boas práticas nessa área existentes no país, para possibilitar a adoção daquilo que se ajusta ao estado, observando as peculiaridades de cada município”, explicou o secretário Fabio Rueda.

Em meados de março, com apoio do governo do Estado, por meio da Repac, foi assinado, em Timbó (SC), um termo de cooperação técnica entre prefeitos acreanos e catarinenses – via consórcios intermunicipais representativos das respectivas prefeituras – visando resolver o problema dos lixões a céu aberto e à implantação de aterros sanitários no estado.

“Estamos juntos, buscando soluções”, disse Fábio Rueda. O secretário entende que a reprodução de boas práticas existentes é um caminho, sendo inclusive observadas as dificuldades específicas dos municípios, como aqueles de regiões mais isoladas do estado.

O programa

De acordo com Emerson Leão, o Recicla Acre abrangerá os 22 municípios do estado com coleta seletiva e educação ambiental nas escolas e, por isso, é importante a parceria com o governo. O gestor relatou também que estão sendo buscadas empresas que se interessem em comprar os resíduos recicláveis do estado que forem coletados por meio do programa.

Ainda, mencionou a dificuldade para resolver o problema dos lixões nos municípios, especialmente os mais isolados – Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter – “uma vez que, pelo próprio isolamento, é difícil o trabalho consorciado entre municípios”. Mas ressaltou a busca por soluções para investir na reciclagem: “Acredito que, até o  início do ano que vem, o Acre será o primeiro estado do Brasil a encerrar 100% as atividades dos lixões”.

Comentários

Continue lendo