Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

Numa democracia representativa, os políticos devem representar o povo e não excluí-lo!

João Gustavo

Acreana Marina Silva defende plebiscito em debate sobre aborto

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acreana Marina Silva, afirmou que o tema do aborto deveria ser debatido por meio de plebiscito. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada no domingo (14).

Condições de escolha

“Precisamos trabalhar para que as mulheres possam ter condições de fazer suas escolhas. Não acho que o problema está resolvido com a legislação que temos. Não está. E não demonizar o debate, nem de quem é a favor nem de quem é contra. Entendo que talvez seja, nas circunstâncias em que estamos, a melhor parte da solução” externo Marina.

Primeiro projeto

No Brasil, o primeiro projeto de lei relativo ao aborto foi apresentado ao Congresso Nacional em 1949. A proposta restringia o direito de as mulheres interromperem a gravidez.

1940

Pelo Código Penal, em vigor desde 1940, somente era permitido o aborto nos casos de gravidez por estupro e de risco de vida para a gestante. O projeto em questão retirava essas duas possibilidades, estabelecendo a proibição total do aborto no país.

Greve

Servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entraram em greve nesta terça-feira (16) por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Ele é bom

Poucos parlamentares têm uma história de sucesso na política quanto o Vereador Ronaldo Ferraz, natural da cidade de Xapuri

Desde 1988

Ronaldo Ferraz (PSDB) iniciou sua carreira política ainda jovem no ano de 1988

De lá para cá

O homem foi ganhando toda vez que disputou, está no oitavo mandato e é pré-candidato a vereador novamente, podendo chegar ao nono mandato.

Orla do rio Acre em Brasileia

A importante obra de construção para a restauração de uma parte significativa do centro histórico da cidade de Brasileia é algo fundamental para a população.

Olha o prazo

É importante observar o andamento dos trabalhos executados, o tempo não espera e o que já foi feito não pode ser levado pelas águas como já aconteceu no passado.

Risco de novas enchentes

Sabemos que o risco de novas enchente eminente, logo, é preciso fazer algo antes que ocorra, isso poderia prejudicar todo o trabalho que é feito com dinheiro público.

Mostrando Força

Partidos e lideranças se unem para apoiar a pré-candidatura de Everton Soares à prefeitura do município de Epitaciolândia, esta união muda totalmente o jogo político local

Outro cenário

Sem espaço para dúvidas, com a união dos partidos Progressistas, PDT, PT, PSDB e PSB em Epitaciolândia, o cenário agora é outro.

Acreano se destaca no atletismo

O velocista acreano Juriel Maia segue se destacando no atletismo master ae conseguiu mais uma medalha de ouro ao vencer a disputa dos 400m do Pan-Americano Masters de Atletismo, neste domingo (13), na cidade de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos.

Perdão de dívidas

A PEC, aprovada na última quinta-feira (11) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, perdoa multas devidas há mais de cinco anos, incluindo as por não cumprir as cotas raciais e de gênero. A previsão poderá eventualmente englobar um perdão para as siglas que não fizeram repasses mínimos para candidaturas de mulheres e negros nas eleições de 2022.

Parcelamento em até 180 meses

De acordo com a proposta, o parcelamento de dívidas dos partidos poderá ocorrer a qualquer tempo em até 180 meses, a critério do partido. Dívidas previdenciárias serão parceladas em 60 meses.

Para pagar, os partidos poderão usar recursos do Fundo Partidário. Isso valerá para sanções e penalidades de natureza eleitoral ou não, devolução de recursos ao erário ou mesmo devolução de recursos públicos ou privados imputados pela Justiça Eleitoral, inclusive os de origem não identificada, excetuados os recursos de fontes vedadas.

Imunidade partidária

A PEC estende o instituto da imunidade tributária de partidos políticos, seus institutos ou fundações a todas as sanções de natureza tributária, exceto as previdenciárias, abrangendo a devolução e o recolhimento de valores, inclusive os determinados em processos de prestação de contas eleitorais e anuais, incluindo juros e multas ou condenações aplicadas por órgãos da administração pública direta e indireta em processos administrativos ou judiciais.

Entrevista com o jornalista Almir Andrade para a Coluna do Dimas Gurgel

Jornalista Almir Andrade Lima com sua esposa e filhas – Foto/arquivo pessoal

 O que foi mais difícil no início de sua carreira?

Se adaptar aos trabalhos do jornalismo, conviver e saber reconhecer algumas autoridades, organizar e montar as matérias

Qual a origem do apelido Ligeirinho da Fronteira?

Na época em que trabalhava no programa gazeta alerta, falava muito rápido e também estava sempre atento as notícias e procurava manter a agilidade nas matérias sempre em primeira mão, o apresentador do gazeta alerta, Edvaldo Souza, percebeu e começou a me chamar de ligeirinho da fronteira

Já foi perseguido politicamente?

Sim… tive umas situações complicadas de perseguição de alguns empresários da região, por não aceitar a minha opinião pessoal sobre política, recebi até ameaças.

Quem é o Almir de trás da tela?

Sou o Almir Andrade de lima, filho de Sinézio Ferreira Lima e Maria da Conceição Andrade Lima, esposo de Francisca Alves de Oliveira, pai de Maviane Oliveira Andrade e Bricyane Oliveira Andrade. Fiz o concurso público em 1992 e fui contratado em 1993 pelo governo do estado, qual ofereço serviço até hoje, gosto de estar com a minha família e amigos, sou brincalhão e alegre, gosto de ambiente descontraído onde podemos ser verdadeiros.

Jornalista Almir Andrade Lima com sua esposa e filhas – Foto/arquivo pessoal

Fale para os leitores, qual o caso que até hoje você lembra e nunca mais saiu da tua mente

Quando eu consegui reencontrar uma família que não se viam há mais de 30 anos, essa matéria fiz ainda no programa gente em debate, programa da rádio difusora acreana, ainda na década de 2000.

Você passou por momentos difíceis nos últimos dias, o que pediu ao Papai do Céu?

Sim, passei mais de um mês internado no hospital, passei por uma cirurgia cardíaca de revascularização, a qual ainda estou me recuperando. pedi que ficasse curado e logo pudesse ter alta para ir para casa

Se pudesse voltar no tempo o que mudaria?

Não mudaria nada

Você é pré-candidato, o que te levou tomar essa decisão?

Para representar de forma verdadeira e honesta a população de Brasileia, a qual precisa de um olhar mais humano

O Almir Andrade guarda mágoas de alguém?

Não

Considerações finais

Sou grato a deus por mais uma oportunidade de vida, sou grato a minha esposa por está ao meu lado em  todos os momentos, as minhas filhas pelo apoio, meu irmão Lima, por estar sempre presente e me apoiando, aos meus amigos por toda ajuda, orações e mensagens positivas, a todos os meus apoiadores  que acreditam que eu possa representá-los,  quero dizer a todos que estarei retornando com mais força, fé e gratidão a Deus.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Publicado

em

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior

A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.

De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior

Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.

O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.

Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas

Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.

A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom

Comentários

Continue lendo

Extra

Apenas Brasiléia e Rio Branco estão aptas a receber recursos do governo federal por estarem adimplentes no CAUC

Publicado

em

Dos 22 municípios do Acre, 20 estão impossibilitados de receberem recursos do governo federal por não cumprirem recomendações do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC).

Apenas Brasiléia e Rio Branco estão adimplentes com esse sistema, atendendo a todas as exigências legais para a celebração de convênios e o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União.

Fruto de um trabalho técnico e bem elaborado, Brasiléia voltou a adimplência, depois de anos nessa batalha, o que deixou o prefeito Carlinhos do Pelado bastante animado. “Fechar o ano com o município totalmente regular no CAUC, além de conquistar o Selo Ouro de Transparência e uma certificação nacional em governança, demonstra que estamos no caminho certo. Isso é fruto de muito trabalho, organização e compromisso da nossa equipe com o dinheiro público e com a população de Brasiléia”, afirmou o gestor.

O CAUC é um sistema informatizado, de acesso público e atualização diária, que reúne informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais necessários para que estados e municípios possam receber transferências voluntárias da União. Ele consolida dados financeiros, contábeis e fiscais em um único documento, facilitando a verificação da regularidade dos entes federativos.

Entre os pontos avaliados estão o cumprimento dos limites constitucionais e legais, as obrigações de transparência, o adimplemento na prestação de contas de convênios e a regularidade financeira, regularidade no pagamento de precatórios, transparência da execução orçamentária, adoção do SIAFIC, aplicação correta dos recursos do Fundeb do município, dentre outros.

A regularidade no CAUC garante que os municípios continuem aptos a captar recursos, firmar parcerias e investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. É um trabalho contínuo, que exige atenção diária e integração entre as secretarias em favor da gestão como um todo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo