Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

Numa democracia representativa, os políticos devem representar o povo e não excluí-lo!

João Gustavo

Acreana Marina Silva defende plebiscito em debate sobre aborto

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acreana Marina Silva, afirmou que o tema do aborto deveria ser debatido por meio de plebiscito. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada no domingo (14).

Condições de escolha

“Precisamos trabalhar para que as mulheres possam ter condições de fazer suas escolhas. Não acho que o problema está resolvido com a legislação que temos. Não está. E não demonizar o debate, nem de quem é a favor nem de quem é contra. Entendo que talvez seja, nas circunstâncias em que estamos, a melhor parte da solução” externo Marina.

Primeiro projeto

No Brasil, o primeiro projeto de lei relativo ao aborto foi apresentado ao Congresso Nacional em 1949. A proposta restringia o direito de as mulheres interromperem a gravidez.

1940

Pelo Código Penal, em vigor desde 1940, somente era permitido o aborto nos casos de gravidez por estupro e de risco de vida para a gestante. O projeto em questão retirava essas duas possibilidades, estabelecendo a proibição total do aborto no país.

Greve

Servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entraram em greve nesta terça-feira (16) por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Ele é bom

Poucos parlamentares têm uma história de sucesso na política quanto o Vereador Ronaldo Ferraz, natural da cidade de Xapuri

Desde 1988

Ronaldo Ferraz (PSDB) iniciou sua carreira política ainda jovem no ano de 1988

De lá para cá

O homem foi ganhando toda vez que disputou, está no oitavo mandato e é pré-candidato a vereador novamente, podendo chegar ao nono mandato.

Orla do rio Acre em Brasileia

A importante obra de construção para a restauração de uma parte significativa do centro histórico da cidade de Brasileia é algo fundamental para a população.

Olha o prazo

É importante observar o andamento dos trabalhos executados, o tempo não espera e o que já foi feito não pode ser levado pelas águas como já aconteceu no passado.

Risco de novas enchentes

Sabemos que o risco de novas enchente eminente, logo, é preciso fazer algo antes que ocorra, isso poderia prejudicar todo o trabalho que é feito com dinheiro público.

Mostrando Força

Partidos e lideranças se unem para apoiar a pré-candidatura de Everton Soares à prefeitura do município de Epitaciolândia, esta união muda totalmente o jogo político local

Outro cenário

Sem espaço para dúvidas, com a união dos partidos Progressistas, PDT, PT, PSDB e PSB em Epitaciolândia, o cenário agora é outro.

Acreano se destaca no atletismo

O velocista acreano Juriel Maia segue se destacando no atletismo master ae conseguiu mais uma medalha de ouro ao vencer a disputa dos 400m do Pan-Americano Masters de Atletismo, neste domingo (13), na cidade de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos.

Perdão de dívidas

A PEC, aprovada na última quinta-feira (11) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, perdoa multas devidas há mais de cinco anos, incluindo as por não cumprir as cotas raciais e de gênero. A previsão poderá eventualmente englobar um perdão para as siglas que não fizeram repasses mínimos para candidaturas de mulheres e negros nas eleições de 2022.

Parcelamento em até 180 meses

De acordo com a proposta, o parcelamento de dívidas dos partidos poderá ocorrer a qualquer tempo em até 180 meses, a critério do partido. Dívidas previdenciárias serão parceladas em 60 meses.

Para pagar, os partidos poderão usar recursos do Fundo Partidário. Isso valerá para sanções e penalidades de natureza eleitoral ou não, devolução de recursos ao erário ou mesmo devolução de recursos públicos ou privados imputados pela Justiça Eleitoral, inclusive os de origem não identificada, excetuados os recursos de fontes vedadas.

Imunidade partidária

A PEC estende o instituto da imunidade tributária de partidos políticos, seus institutos ou fundações a todas as sanções de natureza tributária, exceto as previdenciárias, abrangendo a devolução e o recolhimento de valores, inclusive os determinados em processos de prestação de contas eleitorais e anuais, incluindo juros e multas ou condenações aplicadas por órgãos da administração pública direta e indireta em processos administrativos ou judiciais.

Entrevista com o jornalista Almir Andrade para a Coluna do Dimas Gurgel

Jornalista Almir Andrade Lima com sua esposa e filhas – Foto/arquivo pessoal

 O que foi mais difícil no início de sua carreira?

Se adaptar aos trabalhos do jornalismo, conviver e saber reconhecer algumas autoridades, organizar e montar as matérias

Qual a origem do apelido Ligeirinho da Fronteira?

Na época em que trabalhava no programa gazeta alerta, falava muito rápido e também estava sempre atento as notícias e procurava manter a agilidade nas matérias sempre em primeira mão, o apresentador do gazeta alerta, Edvaldo Souza, percebeu e começou a me chamar de ligeirinho da fronteira

Já foi perseguido politicamente?

Sim… tive umas situações complicadas de perseguição de alguns empresários da região, por não aceitar a minha opinião pessoal sobre política, recebi até ameaças.

Quem é o Almir de trás da tela?

Sou o Almir Andrade de lima, filho de Sinézio Ferreira Lima e Maria da Conceição Andrade Lima, esposo de Francisca Alves de Oliveira, pai de Maviane Oliveira Andrade e Bricyane Oliveira Andrade. Fiz o concurso público em 1992 e fui contratado em 1993 pelo governo do estado, qual ofereço serviço até hoje, gosto de estar com a minha família e amigos, sou brincalhão e alegre, gosto de ambiente descontraído onde podemos ser verdadeiros.

Jornalista Almir Andrade Lima com sua esposa e filhas – Foto/arquivo pessoal

Fale para os leitores, qual o caso que até hoje você lembra e nunca mais saiu da tua mente

Quando eu consegui reencontrar uma família que não se viam há mais de 30 anos, essa matéria fiz ainda no programa gente em debate, programa da rádio difusora acreana, ainda na década de 2000.

Você passou por momentos difíceis nos últimos dias, o que pediu ao Papai do Céu?

Sim, passei mais de um mês internado no hospital, passei por uma cirurgia cardíaca de revascularização, a qual ainda estou me recuperando. pedi que ficasse curado e logo pudesse ter alta para ir para casa

Se pudesse voltar no tempo o que mudaria?

Não mudaria nada

Você é pré-candidato, o que te levou tomar essa decisão?

Para representar de forma verdadeira e honesta a população de Brasileia, a qual precisa de um olhar mais humano

O Almir Andrade guarda mágoas de alguém?

Não

Considerações finais

Sou grato a deus por mais uma oportunidade de vida, sou grato a minha esposa por está ao meu lado em  todos os momentos, as minhas filhas pelo apoio, meu irmão Lima, por estar sempre presente e me apoiando, aos meus amigos por toda ajuda, orações e mensagens positivas, a todos os meus apoiadores  que acreditam que eu possa representá-los,  quero dizer a todos que estarei retornando com mais força, fé e gratidão a Deus.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio

O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.

De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.

A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.

Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo