Extra
Coluna da Maria Coutinho
Natal e a crise econômica…
Aprendemos que o natal é uma data religiosa, festejada com sensibilidade, renovando esperança. É a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Caminhar na cidade se torna encantador. As belas vitrines atraem consumidores e o movimento no comercio cresce. Época que chega nutrida pela tradição do presente e mantida pela facilidade do décimo terceiro salario dos trabalhadores.
Quando a cidade ganha brilho…
…e se enfeita para os moradores, teimamos em acreditar num Brasil triunfante. País acolhedor, livre da miséria, violência, e fome. Sem crise politica, ética, financeira e moral. Desejamos o espirito natalino florindo corações, com planos futuros e a bela travessia recepcionando o ano novo.
Mas o vazio…
…chega, porque no Brasil não vivemos, sobrevivemos. Aqui, projeto de vida é escapar da violência. É resistir à fome. É ver o desigual habitual. É enganar o humilde. É negar saúde, educação, lazer ao carente. É tirar a comida da mesa do pobre e anistiar ricos. É ter quadrilha governando a Pátria. É ser corrupto. É roubar a paz.
Em ano de crise como manter a chama da esperança?
Acreditar na figura lendária do papai Noel é tarefa simples, quando o amor e a solidariedade caminham juntos. O velhinho bondoso, gorducho, barbudo com roupa vermelha e que presenteia as crianças na noite de natal, dessa vez apareceu diferente em Brasileia. Eis que um grupo de pessoas esparramou esperança nos lares carentes. Naquele momento, vi a fabulosa luz do “era uma vez”, no imaginário daquelas crianças.
O mimo da organização…
…se percebia em cada detalhe. O grupo de anjos solidários mapeou bairros, equalizou necessidades e possibilidades. Organizou doações, uniram forças e agregaram voluntários, para que tudo coubesse no universo das crianças. E uma multidão de pessoas, foi beneficiada com a ação solidaria.
A festa começou ao nascer sol…
As carinhas felizes e esperançosas aos poucos ocupavam o espaço. Os risos, gritos e correrias se confundiam à medida que surgiam as novidades recreativas. Era a confraternização valorosa que a comunidade esperava.
Presentes, brinquedos e lanches…
…na medida certa, saciando o desejo de quem espera o ano inteiro, para vivenciar a magia do natal. A festa permaneceu bem animada. Por alguns instantes, não existia fome, violência e nem sofrimento. A realização dos sonhos supriam as necessidades dos participantes.
Durante o evento…
…a programação foi extensa, de inicio houve a missa em agradecimento a Deus e reflexão natalina. A criançada compartilhou brincadeiras e suas famílias receberam orientações dos casos levantados. Muitos brinquedos foram doados, refrigerantes, água, guloseimas deliciosas, além daquele cardápio variado.
A alegria da criançada…
…só foi possível com a parceria dos colaboradores e pastoral. À frente, direcionando etapas, um grupo de mulheres que souberam como ninguém, sensibilizar pessoas através das redes sociais. Tania Rezende, Branca Rocha e Rejanea foram guerreiras para fazer valer o natal solidário de Brasileia.
Lindo…
…foi presenciar a expectativa superada com a satisfação da criançada. Vivenciar momentos mágicos de inocência é permitido aos que acolhem ao próximo. Paz, alegria e afeto haviam de sobra, enquanto a festa de natal acontecia na comunidade. Ali, havia muito mais que festejo. O espirito natalino permitiu bons sentimentos. Parabéns!
Para essa ação a galeria de fotos merece destaque…
Comentários
Extra
Motociclista morre após colisão com caminhão boiadeiro na estrada da Variante, em Xapuri
Um motociclista identificado apenas como “Tal” morreu na tarde deste domingo (11) após se envolver em um grave acidente de trânsito no km 1 da estrada da Variante, com acesso pela BR-317, no município de Xapuri, no interior do Acre.
Segundo relatos de testemunhas, a vítima trafegava em uma motocicleta modelo Bros, de cor preta, no sentido Rio Branco/Xapuri, quando passou a realizar manobras em zigue-zague pela pista, supostamente sob efeito de bebida alcoólica. Em determinado momento, o motociclista não teria percebido a aproximação de um caminhão boiadeiro azul, carregado de gado, que seguia no sentido contrário, Xapuri/Rio Branco.
Durante a manobra, o motociclista teria tocado na lateral esquerda do caminhão, perdeu o equilíbrio e caiu na pista, sendo atropelado em seguida pelo veículo de carga. O motorista do caminhão permaneceu no local após o acidente.
Com o impacto, a vítima sofreu múltiplas fraturas fechadas e expostas pelo corpo, além de traumatismo craniano de natureza gravíssima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local, porém, ao chegar, a equipe constatou que o motociclista já estava sem vida.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram na área, isolaram o local para os trabalhos da perícia e registraram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Após a conclusão dos procedimentos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco.
A motocicleta foi removida por um guincho e a via, que ficou parcialmente interditada, foi liberada após o término da ocorrência. Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação se o motorista do caminhão foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
Comentários
Extra
Vídeo: Gefron prende quatro pessoas com 40 quilos de skunk em patrulhamento fluvial no Rio Yaco
Operação ocorreu sob forte chuva entre Assis Brasil e Sena Madureira e contou com apoio tecnológico, como uso de internet via satélite
Uma operação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de aproximadamente 40 quilos de skunk — uma variação mais potente da maconha — durante patrulhamento fluvial no Rio Yaco na tarde deste sábado (10), na região de fronteira entre os municípios de Assis Brasil e Sena Madureira, no interior do Acre.
A equipe realizava o patrulhamento sob forte chuva quando abordou uma embarcação suspeita que navegava pelo rio. No interior do barco, os agentes localizaram a droga e efetuaram a prisão dos quatro ocupantes. No momento da apreensão, as equipes ainda estavam em deslocamento para concluir a ocorrência e encaminhar os suspeitos à autoridade policial.
A ação faz parte do trabalho permanente de fiscalização e repressão aos crimes transfronteiriços na Amazônia, região marcada por grandes distâncias, difícil acesso e desafios logísticos. Para viabilizar as operações, o Gefron utiliza embarcações, quadriciclos e outros meios adaptados às condições da floresta e dos rios.
Segundo a coordenação do grupamento, o uso de tecnologia tem sido fundamental para ampliar a eficiência das ações. Atualmente, as equipes contam com internet via satélite, como o sistema Starlink, que permite comunicação em tempo real mesmo em áreas remotas, facilitando o envio de informações, o acionamento de reforços e o monitoramento das operações em campo.
O patrulhamento fluvial no Rio Yaco integra o conjunto de estratégias do Gefron para coibir o tráfico de drogas, o contrabando e outros crimes na faixa de fronteira do Acre com países vizinhos.
Comentários
Extra
Jovem conhecido como “Japonês” é executado a golpes de terçado e faca em Rio Branco
Vítima foi perseguida por integrantes de facção e morreu antes da chegada do Samu; polícia investiga possível relação com guerra entre organizações criminosas
Islã da Cruz Saraiva, de 21 anos, conhecido como “Japonês”, foi morto a golpes de terçado e faca na tarde deste sábado (10), na Rua da Barra, no bairro Rosa Linda, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, a vítima caminhava pela Rua Céu Azul quando passou a ser perseguida por integrantes de uma organização criminosa que atua na região. Armados com terçados e faca, os suspeitos seguiram Islã até a Rua da Barra, onde ele foi alcançado e atingido por pelo menos cinco golpes, que acertaram principalmente o tórax e provocaram cortes profundos no pescoço.
Após o ataque, os autores fugiram do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e deslocou uma ambulância de suporte avançado, porém, ao chegar, a equipe médica apenas pôde constatar o óbito.
Policiais militares do 2º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia criminal e realizaram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento.
Moradores informaram que Islã residia no conjunto habitacional Cidade do Povo. A principal linha de investigação aponta que o homicídio esteja relacionado à disputa entre facções criminosas pelo controle territorial.
O caso é investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será posteriormente encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).







































Você precisa fazer login para comentar.