Extra
Coluna da Maria Coutinho
Acre, efeito cascata
Revolta, reivindicações e posicionamento são cobranças feitas por servidores e população do Acre.
O Acre perde o eixo
Nada mais parece garantir o Acre no eixo. A indignação toma conta da população que sofre as consequências negativas das desastrosas gestões.
A segurança está um caos
As manchetes dos jornais estampam terrores diariamente. O ódio e a crueldade tem sido o elo da comunicação atual. Assaltos, furtos, roubos, latrocínios e assassinatos evidenciam a dinâmica diária.
O descontentamento
A fim de conter a violência, a população sai as ruas pedindo posicionamento por parte dos gestores.
A posse de arma de fogo…
… está permitido para moradores da zona rural em todo o perímetro de sua propriedade, a partir de um decreto de Jair Bolsonaro. Será a solução?
O descredito aumenta
Nesses momentos difíceis, o desespero cresce e as manifestações surgem, mas ao que tudo indica, inerte permanece nossos representantes legais.
Aonde vamos chegar?
Fronteira aberta
A fronteira do Alto Acre continua aberta e as quadrilhas agindo contra a população. O medo tomou conta das cidades, trancafiados permanece o povo enquanto os bandidos fazem a festa.
Vimos os correios entrarem em greve.
Insatisfeitos com a falta de conservação das agências, redução dos serviços prestados e a possibilidade de privatização da estatal, os servidores dos correios deflagraram greve.
Educação protesta
Os funcionários da educação municipal da capital do Acre, realizaram ato de protesto em frente à prefeitura de Rio Branco. A categoria enfrenta a desvalorização profissional por seus gestores.
Greve da Saúde
Os servidores da saúde do Acre, também decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (SINTEAC), fez diagnostico situacional, listou prioridades e propôs soluções. Com as reivindicações ignoradas, a paralisação dos serviços aconteceu. A luta foi considerada ilegal e proibida pela justiça. Na UTI permanece a saúde.
Confusão durante a greve
Insatisfeito com a manifestação dos servidores da saúde, o secretário adjunto protagonizou um episódio de agressão, ofensas e queixas tumultuando ainda mais a situação. A confusão foi tema de debates, cobranças e teimas na assembleia legislativa.
O povo pede socorro
Enquanto a nação invade as ruas pedindo socorro, o governo federal propõe reformas indecentes. Massacrar o pobre virou rotina!
Volta da CPMF
O governo sinaliza cobrar imposto sobre operação financeira. Se vingar a ideia, mais dinheiro será arrancado do pobre nas operações financeiras, quem receber o dinheiro ou pagar terá um imposto cobrado sobre a transação realizada.
No Brasil…
…há muitos impostos e a economia é lenta. O desemprego é evidente, a miséria presente e a violência crescente.
https://g1.globo.com/ac
Comentários
Extra
Vídeo: Homem é encontrado morto em estado de decomposição no Bairro Ivete Vargas
Francisco Aginaldo, de 57 anos, não era visto desde a noite de Natal; vizinhos acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do apartamento.
Rio Branco, AC – Na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de Francisco Aginaldo da Silva Oliveira, de 57 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência, situada no Beco do Canal, bairro Ivete Vargas.
Segundo relatos de vizinhos, Francisco morava sozinho e enfrentava problemas de saúde. A última vez que ele foi visto com vida foi na noite de Natal. O alerta foi dado por moradores da região que, ao sentirem um cheiro intenso vindo do imóvel, acionaram a Polícia Militar.
Para acessar o interior do apartamento, agentes da Polícia Civil precisaram arrombar a porta, que estava trancada por dentro. O corpo foi encontrado caído no chão. De acordo com a perícia técnica, não havia indícios de crime, como sinais de luta ou ferimentos por armas. A vítima apresentava apenas um pequeno corte na cabeça, que os investigadores acreditam ter sido causado por uma queda acidental contra a quina de uma porta.
Após os trabalhos periciais no local, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames cadavéricos que devem confirmar a causa exata da morte.
O caso foi registrado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e as investigações de praxe seguirão sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, odontológico. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior
A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.
De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior
Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.
O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.
Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas
Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.
A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom


































Você precisa fazer login para comentar.