Extra
Coluna da Maria Coutinho
O brasileiro “apequenado”
O julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula, pelo Supremo Tribunal Federal, marcou o dia quatro de abril em todo o mundo. Analisando a situação sob a luz da racionalidade, confesso que vi o planeta mobilizado e a movimentação em seu entorno com dimensão capaz de causar enjoo.
Benéfico seria tal complexidade em prol dos necessitados. Mas embaraçada, cá estou. observando à egocêntrica “figura-fundo”. Nem a prisão do ex-presidente deu vazão à inquietude. Quanto ao destino dos brasileiros? Sob a ótica da ardilosa política, pouco importa. Precisamos de autocuidado!
Aproveitando a ferida aberta certamente tal impasse permanecerá em pauta, Os bandidos do colarinho branco estão de garras travadas na revisão do cumprimento da pena, em segunda instância. Os caroneiros corruptos farão pressão, de olho nessa possibilidade.
O cenário da esquizofrenia política está sintomático e o desalento mistura os sentimentos dos brasileiros. Temos o amor e o ódio bipolarizados alimentando a insegurança e fortalecendo a violência.
Ante ao caos econômico, politico e ético, os verdadeiros brasileiros que anonimamente constroem nossa historia com luta, permanecem escravizados. Nessa hora o julgamento sobressai em discursos precários de defensores, acusadores, oportunistas e curiosos.
Seria prudente aproveitar a ocasião para recordar a historia do Brasil. Os registros de sofrimento em cada ciclo é fato. Pra inicio de conversa, tivemos o extermínio indígena, escravidão, guerra, seguindo por ditadura, repressão, torturas e desaparecimento de lideres políticos.
Entretanto, nossa resiliência vai além, tivemos um Presidente suicida e outro que faleceu antes da posse, sobrevivemos ao confisco da poupança e superamos as consequências de impeachment, isso sem falar na inflação galopante, desemprego, fome e miséria.
Longe de recriminar as militâncias, porém inerte, testemunho argumentos justificando a ira. As postagens de ódio assustam e os radicais de esquerda, de centro ou de direita se enfrentam com linguagens idênticas. Onde encontrar a esperança e a confiança?
Os grupos enceguecidos, não enxergam o contexto além dos fatos narrados. E o desconforto aumenta a partir da certeza que pessoas violentas, intolerantes, sem discernimento, coniventes, adoecidas, abrasam a cólera enquanto correm atrás, ”sabe-se lá de quê”.
Esse aramado politico de absolutas verdades e verdadeiras mentiras fere a confiança da nação e põem os insanos em batalhas de egos, sem flexibilidade para a reflexão e autoestima.
Como construir um País honesto com tantos corruptos soltos? Como acreditar na justiça, sem consenso judicial? Como planejar o futuro se não existe equidade? Como ter fé na politica se os caracarás “bicoram” a presa indefesa?
Vivemos cercados de ratos oportunistas e hoje o Brasil tem cheiro de morte. A impunidade impera. O peso da injustiça permanece entalado destruindo valores. A ganancia humana sepulta o pobre, a justiça, a esperança, a dignidade, a solidariedade, a ética, o respeito e a confiança.
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia recebe motos e recursos para iluminação pública de emenda parlamentar
A Prefeitura de Brasiléia recebeu nesta sexta-feira (29), três motocicletas Bros 0 km, modelo 2025, e recursos para a melhoria da iluminação pública.
O investimento, no valor de R$ 100 mil, é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Arlenilson Cunha.
O prefeito Carlinhos do Pelado ressaltou que as motos serão fundamentais para reforçar o trabalho das equipes das secretarias municipais. “Essa emenda é de grande importância para o nosso município e chega bem na hora. Foram R$ 50 mil aplicados na compra das três motos bros 0 km, modelo 2025, que serão destinadas às secretarias de Educação e Saúde, garantindo os serviços de qualidade e com segurança. O restante do recurso será investido na aquisição de equipamentos de eletricidade para ampliar e melhorar a iluminação pública. Ganha a cidade, ganha a população com mais segurança, qualidade de vida e serviços públicos mais rápido e práticos”, afirmou.
O deputado estadual Arlenilson Cunha destacou a importância de apoiar áreas essenciais para a população. “O nosso mandato tem o compromisso de investir em melhorias que chegam diretamente às pessoas. Essas motos novas, destinadas à Educação e à Saúde, somadas ao investimento na iluminação pública, vão fortalecer o trabalho da gestão municipal e beneficiar milhares de cidadãos em Brasileia”, destacou.
A solenidade de entrega aconteceu em frente à sede da Prefeitura de Brasiléia e contou com a presença de autoridades locais, servidores e membros da comunidade.
Comentários
Extra
Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia – EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia, CNPJ: 18.519.615/0001-94, no uso de suas atribuições e prerrogativas estatutárias, CONVOCA as empresas integrantes da categoria econômica dos lojistas do comércio (estabelecimentos de tecidos, de vestuário, adorno e acessórios, de objetos de arte, de louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres) integrante do 2º Grupo – Comércio Varejista – do Plano da Confederação Nacional do Comércio, estabelecidas no município de Brasiléia – Acre, para no dia 25 de setembro de 2025 às 8h, reunirem-se em Assembleia Geral Extraordinária na sede da entidade, localizada na Rua Manoel Ribeiro nº 647, Bairro Raimundo Chaar, Brasiléia (AC), CEP nº 69.932-970, para deliberarem sobre a seguinte pauta:
01 – Alteração do Estatuto, para adequação da denominação e representação constante do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais do Ministério do Trabalho e Emprego.
02 – Outros assuntos de interesse da categoria.
Brasiléia – Acre, 29 de agosto de 2025.
José Luiz Revollo Junior
Presidente
Comentários
Extra
Meninas do Jordão encaram maratona de viagem para disputar competição de basquete 3×3
Após três dias de deslocamento por rio, estrada e avião, equipe chega a Manaus para representar o Acre em torneio nacional.
Foram três dias navegando pelo rio, deixando para trás a cidade de Jordão, até chegar em Tarauacá. De lá, seguiram em ônibus rumo a Rio Branco.
Já na manhã desta quinta-feira (28), as atletas do basquete 3×3 não perderam tempo: no Colégio Acreano, realizaram o último treino sob a orientação do professor Maycon, mostrando foco e determinação.
Às 23h, as jogadoras embarcam em voo para Manaus, onde vão representar o Acre em mais uma etapa da competição.
A trajetória é marcada por esforço, superação e paixão pelo esporte, transformando cada quilômetro percorrido em símbolo de coragem e fé nos próprios sonhos.
Você precisa fazer login para comentar.