Acre
Coligação ‘Aliança Por Um Acre Melhor’ disponibiliza perfil dos candidatos
Da Assessoria
A ALIANÇA, coligação partidária composta por 11 legendas, é a maior UNIÃO de partidos de oposição formada nos últimos 16 anos. Dos seis maiores partidos do Congresso Nacional, cinco estão no grupo. São eles: PMDB, PSDB, PP, PSD e PR; ainda compõem a coligação o PSC, Solidariedade, PTC, PRTB, PTdoB e o PPS. Esta UNIÃO dos partidos é resultado daquilo que a sociedade tem pedido a cada eleição aos líderes da oposição: a unidade para assegurar uma alternância de poder capaz de realizar uma transição segura para um Acre melhor. Para que o eleitor tenha esta confiança, a ALIANÇA escolheu, de forma unânime, seus candidatos majoritários nesta ELEIÇÃO 2014. Para o governo foi definido o nome do primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, o deputado federal MÁRCIO BITTAR (PSDB). A disputa pelo governo tinha ainda como postulantes o senador SÉRGIO PETECÃO (PSD) e o prefeito de Cruzeiro do Sul, VAGNER SALES (PMDB). Mas a partir dos resultados das pesquisas e em busca da UNIÃO, ambos retiraram seus nomes. BITTAR terá como candidata a VICE-GOVERNADORA a deputa estadual ANTONIA SALES (PMDB). Já para o SENADO está definido o deputado federal GLADSON CAMELI (PP), que vai para a disputa após dois sucessivos e bem avaliados mandatos na Câmara.
A seguir, o perfil dos três candidatos:
MÁRCIO MIGUEL BITTAR, 51 anos, nascido em Franca (SP)
Marcio Miguel Bittar nasceu em Franca, cidade do interior paulista, em 28 de junho de 1963. Ele é casado com Marcia Espíndola Bittar, com quem tem três filhos: Júlia, João Paulo, Paula e Pedro Márcio Bittar. É deputado federal em seu segundo mandato (não sucessivo) e hoje ocupa o segundo cargo mais importante dentro do Congresso Nacional: a primeira-secretaria da Câmara. A função é conhecida como “prefeito da Câmara” por tratar do correto funcionamento da Casa e executar um Orçamento anual de mais de R$ 5 bilhões.
Vindo para o Acre ainda na década de 1970, construiu sua vida no município de Sena Madureira, onde sua família investia na produção rural. Sua entrada na política se deu ainda na juventude, quando participava dos movimentos estudantis em Mato Grosso do Sul, onde morou para completar os estudos.
Sua carreira pública começou na década de 1990, quando foi eleito deputado estadual no ACRE. Durante sua passagem pela Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), entre 1995 e 1999, se destacou como autor de projetos importantes. Em destaque estava o fim do pagamento de pensão para ex-governador. O projeto foi sancionado pelo então governador Orleir Cameli. O benefício, contudo, voltou durante o governo do PT.
Outro projeto estava o fim do voto secreto na ALEAC, oque contribuiu para uma maior transparência no exercício da atividade parlamentar. Esta atuação lhe rendeu aprovação popular e um mandato na Câmara dos Deputados entre 1999 e 2002. Em 2006 concorreu pela primeira vez ao governo, ficando em segundo lugar. Quatro anos depois foi eleito deputado federal com a maior votação já recebida para o cargo. Márcio Bittar é graduado em História pela Faculdade Claretiano, de Brasília (DF).
ANTONIA ROJAS SALES, 58 anos, nascida em Pucallpa, no Peru
A deputada estadual Antonia Sales (PMDB) tem a sua trajetória de vida como a de milhares de pessoas que deixaram sua terra natal para serem acreanas por opção. Nasceu em 13 de junho de 1956, no vilarejo de Masiseia, no Estado peruano de Pucallpa, na fronteira com o Acre. Veio para o Brasil acompanhada do pai, em 1977, em visita ao Seringal Grajaú, em Cruzeiro do Sul. Lá, teve que ficar quando o pai precisou fazer um regresso de emergência para o Peru ao ser informado sobre o estado delicado de saúde de uma outra filha.
Prometendo voltar em poucos dias para lhe buscar, o pai de Antonia retornou quase um ano depois. Foi neste período que ela conheceu o jovem Vagner Sales, como quem veio a se casar e ter seus três filhos: Fagner, Jéssica e Emerson. Vocacionado para a política, Vagner Sales começou sua trajetória como vereador de Cruzeiro do Sul ainda no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o único partido de oposição autorizado a funcionar no regime militar (1964-1985).
Depois da Câmara Municipal foi para a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC). Após alguns mandatos, se afastou do cargo e trabalhou para eleger a mulher Antônia Sales, que está em seu terceiro mandato. Vagner Sales é hoje prefeito de Cruzeiro do Sul em seu segundo mandato e sendo o mais bem avaliado entre os 22 gestores municipais.
Nestes 12 anos como deputada, Antonia tem atuado como uma das principais vozes de oposição ao governo do PT, denunciando e fiscalizando as ações do Executivo. Sua atuação a gabaritou para ser uma grande liderança no Vale do Juruá. Antonia Sales é graduada em Administração pela Faculdade de Desenvolvimento Sustentável de Cruzeiro do Sul (Ieval).
GLADSON DE LIMA CAMELI, 36 anos, nascido em Cruzeiro do Sul (AC)
Gladson de Lima Cameli é engenheiro civil e nasceu em 26 de março de 1978. Foi eleito deputado federal para o segundo mandato consecutivo em 2010 representando o Acre. Casado com Ana Paula Correia Cameli, é pai de Guilherme Correia Cameli. Sua primeira eleição foi em 2006, ainda quando tinha 27 anos. A juventude, porém, não foi empecilho para se tornar um dos parlamentares mais atuantes do Congresso nacional.
Sobrinho do ex-governador Orleir Cameli (1995-1999), que, entre outras obras, iniciou a ligação terrestre entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Durante seus quase oito anos na Câmara dos Deputados, foi eleito por sites especializados como um dos mais atuantes do seu Estado, figurando como o campeão em liberação de emendas e indicações para todas as cidades acreanas.
Tem atuação voltada para os setores de infraestrutura, econômico, educação e produção agrícola. Hoje exerce a vice-presidência da Comissão de Minas e Energia, já tendo ocupado outros cargos de destaque como a presidência da Comissão da Amazônia, e integrar a CPI do Tráfico de Pessoas; é relator do projeto que regulamenta a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em todo o Brasil.
Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.







Você precisa fazer login para comentar.