Cotidiano
Colégio de Aplicação e Ifac lideram ranking entre escolas públicas no Enem

Foto: Adma Costa
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Ufac) ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas do Acre com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com média geral de 589,4 pontos. Ao todo, 24 estudantes do Colégio de Aplicação participaram do exame.
Os dados são de um levantamento realizado pela empresa AIO Educação e considera apenas instituições com, no mínimo, dez estudantes participantes.
Em seguida aparece o Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco, que garantiu a segunda colocação entre as escolas públicas, alcançando 575,2 pontos de média geral, com 126 alunos participantes.
Na 3ª colocação surge o Colégio Militar Estadual Dom Pedro II, de Cruzeiro do Sul, com 566,7 (85 alunos). Em 4º lugar aparece o Colégio Militar Dom Pedro II, com 551,1 pontos (107 alunos). Em seguida, em 5º lugar, está a Escola Presbiteriana João Calvino, que registrou 545,2 pontos (245 alunos).
A Escola José Ribamar Batista ficou em 6º lugar, com 542,7 pontos (124 alunos). Logo depois, em 7º, vem a Escola Humberto Soares da Costa, que obteve 540,3 pontos (105 alunos). O Ifac, Campus Sena Madureira alcançou a 8ª colocação, com 534,9 pontos (64 alunos).
O Colégio Acreano ficou em 9º lugar, somando 530,0 pontos (100 alunos), enquanto a Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto encerra o grupo das dez primeiras com 529,6 pontos (56 alunos).
A pesquisa também avaliou o ranking geral do estado, que inclui escolas públicas e as instituições privadas. Neste recorte, o Colégio de Aplicação aparece na 7ª colocação, e o Ifac, campus Rio Branco, ficou em 9º lugar no estado.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre marca 9,12 metros em Rio Branco e segue estável, informa Defesa Civil
Nível do manancial permanece mais de quatro metros abaixo da cota de transbordo
Comentários
Cotidiano
Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Foto João Valente: Temporada de 2026 vai começar com torneios na base
O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026.
“Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
As inscrições serão encerradas no dia 28 deste mês e os detalhes dos dois torneios vão ser definidos nos congressos técnicos.
Sub-11
AME
Café com Leite
Preventório
Villa
Fluminense da Bahia
Sub-15
AME
Café com Leite
Preventório
Villa
Fluminense da Bahia
PSC
Epitaciolândia
CEC
Comentários
Cotidiano
Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

A direção da Câmara dos Deputadosreajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar) e do escritório de trabalho (verba de gabinete).
Os atos, assinados pelos sete membros da Mesa Diretora da Casa, incluindo o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), atualizam os valores com base na inflação.
No caso da cota parlamentar, o reajuste será calculado com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2025.
A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao financiamento de despesas para a atuação do deputado, como passagens aéreas, combustível e atividades de divulgação do mandato.
- O valor da CEAP destinado a cada deputado leva em conta a distância da capital do estado representado pelo parlamentar a Brasília. Parlamentares de Roraima recebem a maior quantia mensal, que, na tabela válida até esta sexta, era de R$ 51,4 mil.
Já a verba de gabinete sofrerá um reajuste pela inflação acumulada entre fevereiro de 2025, última correção feita no valor, até dezembro do ano passado. Esses recursos são utilizados para a contratação de pessoal nos escritórios dos deputados.
Até esta sexta, o valor destinado a cada parlamentar para contratar funcionários era de R$ 133.170,54 por mês. A correção do montante foi oficializada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar uma lei que reajusta os salários de servidores da Câmara. Com o aumento do gasto com pessoal, a medida já era esperada na Casa.
Ao justificar a medida, a direção da Câmara afirmou que o reajuste recompõe o “desgaste inflacionário verificado até esse marco temporal”.
A Casa também argumentou que, em relação à cota parlamentar, as regras internas estabelecem que a diretoria-geral pode sugerir anualmente uma correção do montante com base no IPCA.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.