Cotidiano
Cobija registra 232 casos de COVID-19 nos últimos 30 dias, sendo 34 novos casos na ultima semana, são 5061 casos em todo o Município
O Município de Cobija, Capital de Pando, na Bolívia, registrou neste ultimo Domingo, 18/07, um total de 5.061 casos de COVID-19. O levantamento das informações ocorrem através da SEDES PANDO (Servicio Departamental de Salud de Pando).
De acordo com as informações na pagina da rede social da SEDES PANDO, nos últimos 30 dias, o Município de Cobija teve um acréscimo de 4,8%, ou seja, 232 novos casos de COVID-19 levando-se em consideração o ultimo relatório divulgado no dia 18/06 pelo mesmo.
Cobija é o município que faz parte das cidades fronteiriças com o município de Brasiléia e Epitaciolândia do estado do Acre, e são consideradas cidades trigêmeas, pôs são cidades que ficam lado a lado, sendo separadas por uma linha de fronteira que distingue não só os municípios, mas a separação entre Brasil e Bolívia.
Em todo o Departamento de Pando, são 6.737 casos confirmados de COVID-19, sendo 279 novos casos nos últimos 30 dias.
Relatório de casos de Covid-19 registrado neste ultimo Domingo 18/07 por SEDES PANDO
Relatório de casos de Covid-19 registrado no ultimo dia 11/07 por SEDES PANDO
Relatório de casos de Covid-19 registrado no mês anterior 18/06 por SEDES PANDO
De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatísticas da Bolívia) em seu ultimo levantamento de população no ano de 2012, Cobija tem aproximadamente 55.692 habitantes, desta quantidade, estima-se que o município tem aproximadamente 9% de casos confirmados de COVID-19.
Redação: Oaltoacre
Fonte: Facebook / SEDES PANDO e INE Bolivia
Comentários
Cotidiano
Rio Envira transborda e volta a atingir quatro bairros de Feijó, atingiu 12,75 metros neste sábado
Nível do manancial ultrapassou em 75 cm cota de transbordamento de 12 metros neste sábado (5). Cinco famílias estão desabrigadas e quatro foram desalojadas

Rio Envira atinge quatro bairros de Feijó. Foto: Defesa Civil de Feijó/divulgação
O Rio Envira, que banha a cidade de Feijó, no interior do Acre, atingiu 12,75 metros neste sábado (5), ultrapassando a cota de transbordamento (12m) em quase um metro. Segundo a Defesa Civil da cidade, ao menos cinco famílias estão desabrigadas e quatro famílias foram desalojadas, ou seja, levadas para as casas de parentes ou amigos.
As famílias desabrigadas foram encaminhadas para a Escola Toppo Gigio, que foi definida como ponto de acolhimento. “Estão sendo bem cuidadas, com alimentação, treinamentos e palestras”, enfatizou o prefeito da cidade, Railson Ferreira.
Segundo a Defesa Civil, o manancial segue com tendência de subida, embora sinais de vazante, ou seja, a diminuição no nível das águas, tenham sido identificados em pontos mais próximos da nascente do Envira, rio acima.
Duas equipes da Defesa Civil estão atuando na assistência à população. Além disso, um carro, dois caminhões e dois barcos devem ser usados na remoção e transporte de pessoas e bens, incluindo em áreas de difícil acesso. O órgão segue monitorando a situação do Rio Envira.
Situação de Emergência
Desde o dia 10 de março, Feijó está em situação de emergência devido às cheias do Rio Envira. A duração do decreto é de 180 dias e autoriza medidas emergenciais e administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise.
A primeira enchente de 2025 na região ocorreu em 23 de fevereiro, atingindo casas nos bairros Bela Vista, Geni Nunes, Esperança e Bairro do Hospital.

Rio Envira atinge quatro bairros de Feijó. Foto: Defesa Civil de Feijó/divulgação
Comentários
Cotidiano
Rio Tarauacá volta volta a transbordar e 1,2 mil famílias são afetadas no interior do Acre
Cota de transbordamento é de 9,50 metros. Neste sábado (5), às 6h, nível do manancial chegou a 10,22 metros

Tarauacá, interior do Acre, tem ruas tomadas por águas do rio. Foto: Prefeitura de Tarauacá
O Rio Tarauacá transbordou e chegou a 10,22 metros de profundidade às 6h deste sábado (5). Na sexta-feira (4), o manancial já havia subido. Cerca de 1,2 mil famílias são afetadas no município de mesmo nome no interior do Acre.
“Estamos distribuindo comida para a nossa população e temos várias equipes espalhadas de atendimento, de distribuição de água, de distribuição de alimento e prestando essa solidariedade”, afirmou o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno em um vídeo postado em uma rede social.

4 bairros foram atingidos em nova cheia do Rio Tarauacá. Foto: Prefeitura de Tarauacá
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o Rio Tarauacá, subiu 14 centímetros entre sexta-feira (4) e este sábado. A cota de alerta é de 8,50 metros e a de transbordamento de 9,50 metros.
Ainda segundo o órgão, quatro bairros foram atingidos, sendo necessária a retirada de 2 famílias, totalizando 20 pessoas desabrigadas. A Escola Maria Aucilene Calixto Alves foi transformada em abrigo para as famílias retiradas.
A Defesa Civil Municipal informou ainda que a subida repentina do Rio Tarauacá foi impulsionada pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região. O órgão ainda comunicou que choveu 7,0 mm nas últimas 24h.
Apesar da situação, Leandro Simões, diretor municipal de Defesa Civil de Tarauacá diz que a situação deve melhorar em breve. “A gente acredita que nas próximas horas já possa apresentar cenário de vazante”.
“O Rio Jordão chegou a ter muita água junto com o Rio Murú. Quer queira, quer não, nós estamos nesse ‘Inverno Amazônico’ onde está muito encharcado. Então acabou tendo uma subida, inclusive, bem rápida”, comentou Damasceno.
Apesar da situação, Leandro Simões, diretor municipal de Defesa Civil de Tarauacá diz que a situação deve melhorar em breve. “A gente acredita que nas próximas horas já possa apresentar cenário de vazante”.

Rio Tarauacá transborda e atinge famílias no interior do Acre. Foto: Reprodução
Segundo transbordamento do ano
No dia 15 de março, o Rio Tarauacá já havia transbordado e as águas atingiram 45% do município de mesmo nome. Naquele momento, pelo menos oito famílias foram levadas a um abrigo montado na escola José Augusto.
Após o Rio Tarauacá sair da cota de transbordamento, no dia 19 de março, as 20 famílias que estavam desabrigadas no município de Tarauacá, retornaram para casa.
À época, Leandro Simões, avaliou que havia o risco de o rio voltar a subir, porém a Defesa Civil acreditava que o nível iria regularizar. “O monitoramento que está sendo feito pela Defesa Civil indica que o nível deve normalizar”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Epitaciolândia é vice-campeã no Desafio Internacional de Futsal.
A seleção municipal de Epitaciolândia conquistou o vice-campeonato no Desafio Internacional de Futsal realizado nesta sexta-feira (4) no ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, em Brasiléia, interior do Acre. O torneio reuniu equipes do Brasil e da Bolívia em uma competição de alto nível.
O sul-americano de futsal reuniu as quatro seleções do regional do Alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri), da Bolívia foi representada Clube Fronteira e Clube Joyas.
Este desempenho reforça a tradição de Epitaciolândia no futsal acreano. Recentemente, em dezembro de 2024, a cidade havia sido campeã do Campeonato Acreano de Futsal Sub-17 no feminino, enquanto no masculino terminou como vice-campeã.
Jogos:
Epitaciolândia EC 1 x 0 Seleção de Xapuri
Epitáciolândia EC 2x 1 Joyas/ Bolívia
Final:
Epitáciolândia EC 1 x 3 Seleção de Brasiléia
Você precisa fazer login para comentar.