Conecte-se conosco

Acre

Cinco cidades do AC e uma vila ficam às escuras após temporal; torre de comunicação desabou e BR foi interditada

Publicado

em

Acidente ocorreu no km 97 da BR-317, em Senador Guiomard, nesta segunda-feira (6). Torre derrubou fios de energia elétrica. Energisa realiza grande operação para restabelecer fornecimento de energia nos municípios atingidos pelo temporal. Tráfego nos dois sentidos da pista segue interrompido.

 

 

Após um forte temporal na tarde desta segunda-feira (6), cinco cidades acreanas e uma vila ficaram sem energia elétrica em alguns bairros. Os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia e Capixaba e Vila Campinas ficaram às escuras. Uma torre de comunicação de 95 metros desabou em Senador Guiomard, no interior do Acre, e acabou interrompendo o tráfego nos dois lados da BR-317.

Com o temporal, fortes ventos se formaram e teve destelhamento de casas e comércios, queda de árvores e galhos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) informou que o acidente ocorreu no km 97 da BR-317. A PRF confirmou também que na hora chovia muito forte e com vento. As equipes ainda estão no local orientando os motoristas.

A Energisa informou que foi acionada para retirar os fios de energia do chão. Nenhum veículo foi atingido com a queda e ninguém ficou ferido. A distribuidora explicou que as cidades ficaram sem fornecimento de energia não apenas por conta da queda da torre de celular, mas, sim, por conta do forte temporal.

“Após o temporal, a Distribuidora recebeu um grande número de chamados emergenciais no call center. O sistema de contingência de atendimento foi acionado mobilizando um contingente adicional de mais de 100 profissionais, entre eletricistas e técnicos, para o restabelecimento de energia elétrica nos locais afetados.”

A Energisa disse ainda que a mobilização conta com um total de 30 equipes de manutenção, supervisores de campo e técnicos do centro de operação integrado responsáveis pelo controle e monitoramento de todo o sistema elétrico do estado do Acre.

Torre de celular cai durante temporal e interdita trecho da BR-317

O governo do Acre emitiu uma nota confirmando a queda da torre e informando a população que medidas já estão sendo tomadas para tentar resolver os problemas da comunicação e trânsito.

“O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), informa à sociedade e às forças policiais que uma torre autoportante de 95 metros, localizada no trevo de Senador Guiomard, sofreu danos graves durante a forte ventania registrada na região, na tarde desta segunda-feira, 6, indo a solo e ocasionando problemas na comunicação via rádio digital nos municípios que compõem a regional do Baixo Acre.

Equipes técnicas da Sejusp, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícias Técnicas da Polícia Federal e Polícia Civil agem conjuntamente para minimizar os danos e liberar o trecho provisoriamente interditado.

A Sejusp tranquiliza a sociedade e informa que todos os atos necessários ao reestabelecimento da comunicação estão sendo adotados de forma conjunta pelos entes envolvidos. Somente a partir dos relatórios das equipes de perícia será possível atestar as reais causas do incidente.

Paulo Cézar Rocha dos Santos

Secretario de Estado de Justiça e Segurança Pública”

Equipes da PRF-AC estão no local orientando os motoristas — Foto: Arquivo/PRF-AC

Equipes da PRF-AC estão no local orientando os motoristas — Foto: Arquivo/PRF-AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo