Acre
Cidades do Alto Acre ainda não têm movimentação de candidatos

Ponte de mão única José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia à Epiaciolândia – Foto: Alexandre Lima
Por Raimari Cardoso
Diferentemente de outros municípios, como na região do Juruá, onde muitos candidatos já colocaram o “bloco na rua”, além da capital, Rio Branco, na regional do Alto Acre a movimentação de partidos e coligações ainda não começou a ser percebida, pelo menos na prática.
Naquela parte do estado, esta semana tem sido dedicada a reuniões de planejamento para ações futuras de campanha, como é o caso do PT, partido que lidera a Federação Brasil da Esperança. Encontros de alinhamento de atividades foram realizados nos últimos dois dias em Xapuri.
Também não há, por enquanto, agendas divulgadas publicamente, referente aos candidatos majoritários para as cidades do Alto Acre, que são administradas, na maioria, por prefeitos petistas. Apenas Epitaciolândia, cujo prefeito, Sérgio Lopes, é do PSDB.
No entanto, a maioria dos gestores petistas na região, com exceção de Bira Vasconcelos, em Xapuri, não representa apoio certo para a federação que reúne PT, PCdoB e PV.
Depois de manifestarem apoio ao governador Gladson Cameli antes de Jorge Viana ter sido anunciado como candidato ao governo, Fernanda Hassem, de Brasiléia, e Jerry Correia, de Assis Brasil, não falaram mais no assunto após as convenções.
Apesar de darem a largada nas campanhas um pouco mais tarde que outros municípios, não há dúvida de que os pouco mais de 40 dias que faltam até a eleição serão muito movimentados nas cidades do Alto Acre, região que também respira política.
Entre os candidatos mais conhecidos no Alto Acre que buscam se eleger ou reeleger neste pleito para cargos na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa, estão o ex-vereador Gessi Capelão (PSD), de Xapuri, que concorre para deputado federal, assim como uma das esposas do trisal de Brasiléia, Alda Radine (MDB).
Para a Aleac, buscam a reeleição os atuais deputados Manoel Moraes (PP) e Antônio Pedro (União Brasil), além da ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (MDB); Tadeu Hassem (Republicanos), irmão da prefeita Fernanda Hassem; e Vânio Miranda (União Brasil), irmão do ex-prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.