Cotidiano
Chuva prolongada em Cruzeiro do Sul causa três deslizamentos de terra e mobiliza Defesa Civil
Sobre a comparação com o ano passado, o coordenador explicou que, até agora, não houve elevação significativa do nível do Rio Juruá, que permanece abaixo da cota de transbordamento, estipulada em 13 metros

O coordenador também ressaltou a importância de a população estar atenta a sinais que antecedem os deslizamentos, como rachaduras no solo e encostas instáveis. Foto: cedida
Juruá Online
Nesta segunda-feira, 10, Cruzeiro do Sul enfrentou um dia de chuva prolongada. Diante desse cenário, três ocorrências de deslizamento de terra foram registrados e a Defesa Civil Municipal mobilizou suas equipes para atender os casos e garantir a segurança da população.
De acordo com Iranilson Neri, coordenador em exercício da Defesa Civil, as equipes de vistoria estão em campo e contam com o acompanhamento de um engenheiro para avaliar as condições das áreas afetadas. “Devido ao volume de chuva das últimas 24 horas, realizamos alguns atendimentos relacionados a deslizamentos. Caso seja identificado algum risco que exija o encaminhamento de famílias para abrigos ou para o aluguel social, tomaremos as medidas necessárias em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, afirmou.
Ainda segundo Neri, até o momento, a situação está sob controle, com apenas três solicitações de vistoria registradas. “Nossas equipes já estão atuando e, caso algo fora do normal seja identificado, estaremos prontos para auxiliar a população”, acrescentou.

O coordenador também ressaltou a importância de a população estar atenta a sinais que antecedem os deslizamentos, como rachaduras no solo e encostas instáveis. Foto: cedida
Sobre a comparação com o ano passado, o coordenador explicou que, até agora, não houve elevação significativa do nível do Rio Juruá, que permanece abaixo da cota de transbordamento, estipulada em 13 metros. “Isso contribui para a redução no número de ocorrências de desbarrancamento. No entanto, se o rio atingir essa marca, os atendimentos tendem a aumentar”, explicou.
O coordenador também ressaltou a importância de a população estar atenta a sinais que antecedem os deslizamentos, como rachaduras no solo e encostas instáveis. “Muitas vezes, a própria forma como a água da chuva é direcionada nas residências pode interferir no risco de deslizamentos, podendo causar transtornos não apenas para o próprio morador, mas também para vizinhos”, alertou Neri.
A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e reforça que qualquer sinal de risco deve ser imediatamente comunicado aos órgãos competentes para prevenção de desastres.
Foto de deslizamentos anteriores em Cruzeiro do Sul:
A previsão é que nos próximos dias continue chovendo, mas, num nível abaixo do esperado para o período
Segundo o coordenador interino da Defesa Civil, Iranilson Neri, a situação é de normalidade numa comparação com anos anteriores. Na mesma época no ano passado o nível do Rio Juruá já estava acima de 13 metros. “É uma chuva abaixo do esperado para o mês de fevereiro, mas, segundo a previsão, até o dia 16 terá ainda 75 milímetros de chuva previsto”, disse.
Um problema enfrentado pela Defesa Civil municipal é a ocorrência de deslizamentos de terra causados pelo grande volume de chuvas, mas segundo o coordenador a situação ainda se encontra dentro normalidade, apesar de algumas situações que já foram atendidas, mas nenhuma família até o momento ficou desabrigada.
A Defesa Civil da Prefeitura de Cruzeiro do Sul está com toda a estrutura mobilizada para atender qualquer ocorrência com relação as chuvas e também ao nível do Rio Juruá e em caso de urgência a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 que repassarão a demanda para o município.

Coordenador interino da Defesa Civil, Iranilson Neri
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.







Você precisa fazer login para comentar.