fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Chef Marcelo Horta – É possível comer pãezinhos e bolos deliciosos sem glúten

Publicado

em

16 de maio, dia Mundial da Conscientização sobre a doença celíaca

A doença celíaca é uma doença crônica do intestino delgado, de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Ou seja, o indivíduo que tem a doença, ao ingerir algum alimento fonte de glúten, desencadeia uma reação do seu próprio sistema imunológico contra as células do intestino.

A doença, hoje, atinge de 1 a 2 por cento da população mundial e o único tratamento disponível é através de uma dieta sem glúten. E, embora mais falada nos últimos anos, ainda é subdiagnosticada em muitos pacientes que vão sofrendo com a perda significativa de qualidade de vida.

Diarreia ou prisão de ventre crônica, dor abdominal, inchaço na barriga, falta de apetite, osteoporose, anemia, fadiga, perda de peso e desnutrição, são sintomas da doença.

Mas o que é o glúten?

É um composto proteico formado pela Gliadina e Glutenina, encontrado no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.

Segundo o Chef Marcelo Horta, especialista em alimentação saudável, anti-inflamatória, sem glúten e sem leite, embaixador da Acelbra (associação de celíacos do Brasil, RJ) optar por alimentos menos processados e mais naturais é a melhor escolha para evitar o glúten na sua dieta. Mas ficar de olho nos rótulos dos alimentos é importante, pois o glúten está presente onde jamais imaginamos.

Sempre que pensamos em glúten, os alimentos que veem às nossas cabeças são as massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, mas o Chef mostra que a lista é bem maior:  a cerveja, uísque, vodka, alguns doces, molhos e temperos, sopas industrializadas, embutidos e carnes processadas e até produtos de beleza podem conter glúten.

Mas como viver sem todos esses alimentos? O que eu vou comer?

Essas são as perguntas que a maioria das pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten fazem e, foi a mesma pergunta que o Chef fez quando descobriu que precisava tirar o glúten da sua dieta. Padeiro de formação, trabalhando com o trigo há anos, o que fazer ? Mudar de profissão? Não, isso jamais passou pela sua cabeça, então, a solução seria encontrar uma forma de substituir o glúten na panificação.

São várias opções de farinhas sem glúten no mercado, como: de trigo sarraceno, de arroz integral, de grão de bico, de amaranto, de feijão, polvilho, amido de milho, mas cada uma dessas opções sozinhas não consegue o resultado que a farinha de trigo proporciona.

Elasticidade, resistência e crescimento são as funções do glúten nas receitas de panificação. Encontrar fórmulas que pudessem provocar essas mesmas reações passou a ser o desafio do Chef. Foram vários experimentos, receitas que foram direto para o lixo, até encontrar misturas perfeitas que conseguissem manter o sabor original, a praticidade e a viabilidade econômica das receitas.

Para cada tipo de alimento, as misturas vão sendo modificadas….receitas que precisam de mais estrutura precisam de uma farinha diferente das receitas em que a prioridade é a leveza.

Mas para quem quer fazer bolos, biscoitinhos e pãezinhos de forma sem erro, Marcelo traz uma receita de Mix de Farinhas que vai ajudar muita gente a não abrir mão de comer o que gosta e de forma saudável.

Mix de Farinhas do Chef Marcelo Horta

Para cada 1kg de mix sem glúten, você vai precisar de:

  

➡ 500g de farinha de arroz

➡ 350g de fécula de batata

➡ 140g de polvilho doce

➡ 10g de goma xantana

  

Basta misturar tudo e guardar num pote fechado. Não precisa colocar na geladeira.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Villa fazem confronto isolado no Campeonato Estadual Sub-20

Publicado

em

Foto Matheus Gadelha: Estaduais chegam em momento importantes e partidas são decisivas

Rio Branco e Villa fazem nesta quarta, a partir das 20 horas, no ginásio do Sesc, um duelo isolado pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes estão classificadas para a próxima fase e quem vencer assume a segunda colocação da chave A.

Sub-17 masculino

O Campeonato Sub-17, no masculino, terá uma rodada dupla, a partir das 19 horas, no Sesc. João Eduardo e PSC abrem a programação e na sequência o Campo Grande joga contra o Castello.

Sub-20 feminino

Villa e Café com Leite/Porto Acre se enfrentam, a partir das 19 horas, no Sesc, pela primeira fase do Campeonato Estadual Feminino Sub-20.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do São Francisco apresenta elenco para disputa da 2ª Divisão

Publicado

em

Fotos PHD: Angolano, Leozinho, Xandeco, Juan e Nathan chegam do futebol carioca para o São Francisco

A diretoria do São Francisco apresentou nesta terça, 22, no Carlos Simão, o elenco para a disputa do Campeonato Estadual da 2ª Divisão. A competição começa no dia 12 de agosto e o São Francisco estreia contra o Náuas.

“Temos parte do elenco definido e vamos realizar as últimas contratações. Queremos um grupo com opções para a nossa comissão técnica”, declarou o gestor de futebol, Lucas Silva.

Inicia preparação

Segundo Lucas Silva, o elenco Católico inicia os treinamentos nesta quarta, 22, no Carlos Simão e a meta é trabalhar forte nos próximos 20 dias.

“A maioria dos jogadores estão em atividade e isso vai facilitar na parte física. O objetivo é garantir o acesso para a primeira divisão”, afirmou o dirigente.

3º desafio na temporada

Depois de comandar o Vasco no Estadual da 1ª Divisão e no Sub-20, o técnico Erick Rodrigues foi apresentado oficialmente no São Francisco.

“Vamos para mais um desafio em 2025. Estamos montando um grupo e vamos lutar pelo acesso”, comentou o treinador.

Erick Rodrigues e o diretor Lucas Silva no Carlos Simão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Juan Douglas rescinde com Independência e vai jogar na Malásia

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Juan Douglas foi uma das melhores contratações da temporada

O atacante Juan Douglas rescindiu contrato com o Independência nesta terça, 22, e vai jogar no futebol da Malásia na sequência da temporada de 2025. A última partida do atleta com a camisa Tricolor foi na derrota para o Águia no fim de semana, em Marabá, no Pará.

“Essa é uma grande oportunidade. Conversei com os dirigentes e acertamos a rescisão. Ainda temos um jogo no Brasileiro e vou ficar na torcida para podermos conquistar a classificação”, declarou Juan Douglas.

Viaja nesta terça

Juan Douglas ainda tentou ficar no Independência para a partida contra o Manauara no domingo, 29, na Arena da Floresta, mas os dirigentes malaios exigiram a apresentação imediata.

“Viajo nesta terça e me apresento ainda está semana. Tudo foi muito rápido, mas estou bastante motivado para esse desafio”, afirmou o atacante.

Comentários

Continue lendo