Cotidiano
Cerca de 50 farmácias e drogarias do Acre vão ser fiscalizadas pelo Procon em ação contra preços abusivos de remédios
Ação começa nesta quarta-feira (7) e deve durar aproximadamente uma semana para coibir cobrança de preços abusivos de remédios, principalmente os usados contra a Covid-19, álcool e máscaras.

Fiscalização em farmácias e drogas inicia nesta quarta-feira (7) contra preços abusivos — Foto: Arquivo/Procon-AC
Por Aline Nascimento
Cerca de 50 farmácias e drogarias de Rio Branco vão ser fiscalizadas pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC) em uma ação que investiga preços abusivos de remédios usados no tratamento da Covid-19. A fiscalização começa nesta quarta-feira (7) e deve durar aproximadamente uma semana.
Além de remédios usados no tratamento da Covid-19, os fiscais vão conferir os preços de álcool em gel e líquido. A operação ocorre após o governo federal autorizar o reajuste de 10,08% nos preços dos medicamentos a partir do último dia 1º.
Por enquanto, apenas os estabelecimentos de Rio Branco vão ser fiscalizados pelas equipes do Procon-AC, mas a ideia é levar a ação também para o interior do estado, o chefe de Fiscalização do órgão, Rommel Queiroz, explicou que grande parte do medicamentos terão os preços averiguados se estão em conformidade com a tabela estabelecida.
“Não tem como verificar todos, mas, vamos olhar principalmente aqueles que são usados para a Covid, vitaminas, álcool e máscaras também. Estamos fazendo principalmente em Rio Branco, mas podemos estender para outras cidades”, frisou.
Queiroz acrescentou que vão ser solicitadas as documentações referentes às vendas. Em caso de irregularidades, o estabelecimento deve ser autuado. Ele explicou também que o aumento autorizado pelo governo federal pegou muitos consumidores de surpresa.
“Fizeram denúncias de que aumentou, mas estamos orientando e informando o consumidor sobre o aumento. Porém, temos como verificar que há abusividade. Os preços são ajustados conforme o aumento, mas não pode abusar”, destacou.
Em caso de desconfiança no valor comprado, Queiroz disse que o consumidor pode solicitar a tabela de preço do remédio disponibilizado pela farmácia. Nessa tabela é informado o preço máximo que o dono do estabelecimento pode vender o produto.
“Não pode fugir, pode ser abaixo, mas, jamais, acima [do valor estabelecimento]. Como tem muito medicamento e muitas farmácias, na hora da compra o consumidor, se achar que o preço está acima, pode pedir a tabela e ver se está no padrão”, orientou.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.