Acre
Celulares apreendidos em presídio de CZS contêm fotos e ameaças de morte a agentes penitenciários
Mais de 130 agentes penitenciários iniciaram nesta quarta-feira (30) um ato de solidariedade à família do colega de profissão executado a tiros no bairro São Salvador, em Cruzeiro do Sul. Gilcir Vieira foi perseguido e morto com cinco tiros, um deles na cabeça.
Um dos manifestantes, que pediu para não ter o nome citado na matéria, revelou que na última revista feita nas celas foram encontrados aparelhos celulares com fotografias de agentes e mensagens trocadas entre membros de uma facção criminosa, ordenando a execução de alguns deles.
“A situação aqui é caótica. Não temos equipamento de proteção pessoal e nem material para trabalhar. Nosso efetivo é insuficiente para cuidar da população carcerária e ainda somos obrigados a conviver com constantes ameaças de morte”, disse a fonte da reportagem, que também reclamou do efetivo reduzido.
Há dez anos o governo não realiza concurso para contratar mais pessoal para trabalhar nos presídios, acrescentou.
Além disso, faltam ainda armamentos e munições. E o alambrado que o governo do estado começou a construir no entorno da penitenciária ainda não foi concluído.
O homicídio consumado nesta quarta agrava a preocupação dos agentes penitenciários com a própria segurança. Alguns deles tiveram seus veículos pichados. Há registro também de disparos de arma de fogo contra residências em que moram alguns integrantes da categoria.
Segundo nossa fonte, o ato de sete dias tem como finalidade chamar a atenção das autoridades públicas para o drama vivido pelos agepens no município. Por enquanto, a única manifestação do governo em relação ao homicídio desta quarta se resume a uma nota de pesar. Emitida pela Secretaria de Segurança (Sesp).
Revoltados pela indiferença do Poder Público estadual, os agentes relatam que representantes dos Direitos Humanos estiveram no presídio na tarde de hoje para averiguar as informações que circulam nos grupos de WhatsApp sobre supostas fugas, motins e agressão a detentos. Essas informações foram negadas à reportagem da ContilNet. A crítica decorre do fato de nenhum membro dos Direitos Humanos ter visitado a família de Gilcir.
Readequação do projeto original
Outra denúncia feita pelos agentes diz respeito às mudanças feitas no novo complexo penitenciário que o governo está construindo ao lado do Manoel Neri da Silva. Em posse da planta original, os representantes da categoria denunciam que as modificações podem comprometer a segurança dos trabalhadores e facilitar a fuga dos presos. Além disso, eles suspeitam que a readequação ocorra para se conterem os custos da obra.
Em 2017, um ano após a tentativa de fuga em massa do presídio cruzeirense, contida pelo pessoal da guarda de plantão, os agentes penitenciários marcaram uma audiência com o Secretário de Segurança Pública da época, Emylson Farias, atual pré-candidato a vice-governador do Acre na chapa do petista Marcus Alexandre.
Em resposta às reivindicações, a comitiva ouviu que eles não faziam parte da Sesp, e que por isso estavam batendo na porta errada.
O comportamento de Emylson indica com clareza o descaso do atual governo em relação à segurança pública. Daí o domínio das facções criminosas no Acre.
“Aqui em Cruzeiro do Sul, os únicos que nos apoiam são os policiais militares e civis”, ressaltou o agente que não quis se identificar.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.