Acre
Cecon encerra programação do Outubro Rosa com recorde de atendimentos e homenagens a servidores
Com uma grande festa, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) encerrou nesta sexta-feira, 27, a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
O Dia do Servidor Público, lembrado anualmente no dia 28 de outubro, também foi celebrado. Além de promover um recorde de mamografias para o mês, com um total de 570 pessoas atendidas, o Cecon também priorizou, neste mês de outubro, cuidar da saúde das servidoras incentivando a realização de mamografias para todas aquelas dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2023/10/image-989.jpeg)
Cuidar dos servidores é uma das prioridades da gestão do governador Gladson Cameli. No Cecon, servidoras e pacientes foram homenageadas com o título de “Embaixadoras do Cecon”. Foto: Odair Leal/Sesacre
Presente na celebração, a vice-governadora Mailza Assis, referência nas pautas voltadas à saúde da mulher ao longo de sua trajetória, recebeu um certificado de agradecimento por seu apoio ao Cecon, especialmente à época em que ainda era senadora. Aos presentes, ela agradeceu a homenagem e destacou a importância do compromisso da gestão com a saúde pública no Estado.
“Nós precisamos trabalhar com muita força, com muito compromisso, para que isso seja feito da melhor forma possível, que o nosso Estado seja um exemplo, pois é aqui que está o nosso melhor trabalho, é aqui que está a melhor saúde do nosso país e é por meio dela que vamos vencer os nossos desafios e cuidar das pessoas do nosso estado”, disse Mailza Assis.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2023/10/image-990.jpeg)
Vice-governadora Mailza Assis recebeu certificado de agradecimento das mãos do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre
O médico e secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, parabenizou a equipe do Cecon pelo trabalho realizado e destacou que o Estado está trabalhando na expansão dos serviços oncológicos para a regional do Juruá.
“Eu queria aproveitar a oportunidade para anunciar que em novembro nós vamos iniciar um ambulatório de oncologia no Juruá. Inicialmente será um ambulatório para triagem, para saber quais desses pacientes podem dar seguimento ao tratamento no Vale do Juruá e vir [à capital] somente para situações específicas”, declarou.
E acrescentou: “Estamos finalizando a campanha Outubro Rosa, mas precisamos entender que o rastreio, a prevenção, o preparo, devem se estender, assim como todos os esforços que foram feitos neste mês, para o nosso dia a dia, pois a prevenção é muito mais barata que o tratamento”, finalizou Pedro Pascoal.
Muana Araújo, gerente-geral do Cecon, destacou que de janeiro a setembro o Cecon realizou mais de 50 mil atendimentos no geral, mas no mês de outubro houve recorde de mamografias devido à campanha, fruto do empenho do Cecon para promover a saúde da mulher e dos últimos investimentos recebidos pela unidade para ampliação dos serviços.
“Levando em consideração a média de 290 pessoas atendidas por mês somente para exame de mamografia, que nós tínhamos aqui no Cecon, nós já ultrapassamos – faltando dois dias para acabar esse mês de outubro – 570 pessoas atendidas diretamente para o exame de mamografia. Tem sido um sucesso não só de atendimentos, pois nós somos padrão de atendimento não apenas para a população, mas vamos cuidar também das nossas profissionais”, destacou.
Além do empenho do governo do Estado no fortalecimento do setor, o Cecon conta ainda com aproximadamente R$ 1 milhão proveniente de emendas parlamentares do deputado estadual Fagner Calegário, do senador Alan Rick, da então deputada federal Perpétua Almeida e também da vice-governadora Mailza Assis, à época senadora.
Embaixadoras do Cecon
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2023/10/image-991.jpeg)
“Estou quase no final, no último mês de remédio e eu creio que estou curada”, comemorou Leda Fontenele. Foto: Odair Leal/Sesacre
Durante a celebração, as servidoras Evaniza Mota, Siglia França, Gleyce Braz, Rosana Itane, Leda Fontenele e Suzi Pascoal, além das pacientes Iri Nobre e Erivalda Menezes receberam o título de embaixadoras do Cecon, pela luta contra o câncer.
Leda Fontenele, uma das servidoras mais antigas da Saúde do Estado, com 40 anos de atuação, está em tratamento contra o câncer e fez questão de reforçar a importância do cuidado preventivo.
“Que cada um procure e corra atrás do que é necessidade para nós mulheres. Se eu não tivesse corrido atrás e não tivesse descoberto a tempo, eu não estaria aqui hoje conversando com vocês. É dolorido quando a gente faz um tratamento, mas eu venci, graças a Deus. Para mim foi uma luta e eu hoje ainda travo uma batalha que não acabou. Há sete anos eu faço tratamento, agora com terapia oral. Estou quase no final, no último mês de remédio e eu creio que estou curada”, comemorou Leda.
Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Fagner Calegário e a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.
Prevenção
O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher com 40 anos ou mais de idade procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Além disso, pacientes entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde necessita ser procurado mesmo que não haja sintomas.
Para mais informações sobre realização de exames e atendimentos em geral, basta entrar em contato com o Cecon, por meio do telefone (68) 9904-5636.
Comentários
Acre
Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março
Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas
Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.
Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.
A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.
Catalisa
O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.
Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.
Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.