Conecte-se conosco

Acre

Cecon encerra programação do Outubro Rosa com recorde de atendimentos e homenagens a servidores

Publicado

em

Com uma grande festa, o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) encerrou nesta sexta-feira, 27, a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

O Dia do Servidor Público, lembrado anualmente no dia 28 de outubro, também foi celebrado. Além de promover um recorde de mamografias para o mês, com um total de 570 pessoas atendidas, o Cecon também priorizou, neste mês de outubro, cuidar da saúde das servidoras incentivando a realização de mamografias para todas aquelas dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Cuidar dos servidores é uma das prioridades da gestão do governador Gladson Cameli. No Cecon, servidoras e pacientes foram homenageadas com o título de “Embaixadoras do Cecon”. Foto: Odair Leal/Sesacre

Presente na celebração, a vice-governadora Mailza Assis, referência nas pautas voltadas à saúde da mulher ao longo de sua trajetória, recebeu um certificado de agradecimento por seu apoio ao Cecon, especialmente à época em que ainda era senadora. Aos presentes, ela agradeceu a homenagem e destacou a importância do compromisso da gestão com a saúde pública no Estado.

“Nós precisamos trabalhar com muita força, com muito compromisso, para que isso seja feito da melhor forma possível, que o nosso Estado seja um exemplo, pois é aqui que está o nosso melhor trabalho, é aqui que está a melhor saúde do nosso país e é por meio dela que vamos vencer os nossos desafios e cuidar das pessoas do nosso estado”, disse Mailza Assis.

Vice-governadora Mailza Assis recebeu certificado de agradecimento das mãos do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

O médico e secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, parabenizou a equipe do Cecon pelo trabalho realizado e destacou que o Estado está trabalhando na expansão dos serviços oncológicos para a regional do Juruá.

“Eu queria aproveitar a oportunidade para anunciar que em novembro nós vamos iniciar um ambulatório de oncologia no Juruá. Inicialmente será um ambulatório para triagem, para saber quais desses pacientes podem dar seguimento ao tratamento no Vale do Juruá e vir [à capital] somente para situações específicas”, declarou.

E acrescentou: “Estamos finalizando a campanha Outubro Rosa, mas precisamos entender que o rastreio, a prevenção, o preparo, devem se estender, assim como todos os esforços que foram feitos neste mês, para o nosso dia a dia, pois a prevenção é muito mais barata que o tratamento”, finalizou Pedro Pascoal.

Muana Araújo, gerente-geral do Cecon, destacou que de janeiro a setembro o Cecon realizou mais de 50 mil atendimentos no geral, mas no mês de outubro houve recorde de mamografias devido à campanha, fruto do empenho do Cecon para promover a saúde da mulher e dos últimos investimentos recebidos pela unidade para ampliação dos serviços.

“Levando em consideração a média de 290 pessoas atendidas por mês somente para exame de mamografia, que nós tínhamos aqui no Cecon, nós já ultrapassamos – faltando dois dias para acabar esse mês de outubro – 570 pessoas atendidas diretamente para o exame de mamografia. Tem sido um sucesso não só de atendimentos, pois nós somos padrão de atendimento não apenas para a população, mas vamos cuidar também das nossas profissionais”, destacou.

Além do empenho do governo do Estado no fortalecimento do setor, o Cecon conta ainda com aproximadamente R$ 1 milhão proveniente de emendas parlamentares do deputado estadual Fagner Calegário, do senador Alan Rick, da então deputada federal Perpétua Almeida e também da vice-governadora Mailza Assis, à época senadora.

Embaixadoras do Cecon

“Estou quase no final, no último mês de remédio e eu creio que estou curada”, comemorou Leda Fontenele. Foto: Odair Leal/Sesacre

Durante a celebração, as servidoras Evaniza Mota, Siglia França, Gleyce Braz, Rosana Itane, Leda Fontenele e Suzi Pascoal, além das pacientes Iri Nobre e Erivalda Menezes receberam o título de embaixadoras do Cecon, pela luta contra o câncer.

Leda Fontenele, uma das servidoras mais antigas da Saúde do Estado, com 40 anos de atuação, está em tratamento contra o câncer e fez questão de reforçar a importância do cuidado preventivo.

“Que cada um procure e corra atrás do que é necessidade para nós mulheres. Se eu não tivesse corrido atrás e não tivesse descoberto a tempo, eu não estaria aqui hoje conversando com vocês. É dolorido quando a gente faz um tratamento, mas eu venci, graças a Deus. Para mim foi uma luta e eu hoje ainda travo uma batalha que não acabou. Há sete anos eu faço tratamento, agora com terapia oral. Estou quase no final, no último mês de remédio e eu creio que estou curada”, comemorou Leda.

Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Fagner Calegário e a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Prevenção

O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher com 40 anos ou mais de idade procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Além disso, pacientes entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde necessita ser procurado mesmo que não haja sintomas.

Para mais informações sobre realização de exames e atendimentos em geral, basta entrar em contato com o Cecon, por meio do telefone (68) 9904-5636.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre entra em alerta total com monitoramento de rios e auxílio a famílias

Publicado

em

Foto: José Caminha/Secom

O governo do Estado do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), emitiu um alerta sobre a intensificação do período chuvoso na região. Nas últimas 24 horas, o volume de precipitação causou uma elevação rápida no nível dos principais mananciais.

Em Rio Branco, o Rio Acre registrou uma elevação rápida, de quase três metros nas últimas 24 horas mobilizando equipes de socorro para prestar assistência imediata às famílias atingidas.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Carlos Batista, a bacia do Rio Acre vem sendo monitorada, pois o nível das águas está subindo.

“Esta é uma subida muito rápida, provocada pela grande quantidade de chuvas em toda a calha do Rio Acre, desde Assis Brasil até a capital, passando por Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e a área rural de Capixaba”, explicou o Coronel.

Além do Rio Acre, a bacia do Rio Tarauacá também registrou índices pluviométricos acima da média, mantendo as equipes locais em estado de atenção.

Foto: José Caminha/Secom

A preocupação das autoridades não se restringe apenas aos grandes rios. O monitoramento foi estendido aos igarapés que cortam a capital, que costumam transbordar rapidamente e atingir áreas povoadas.

Enquanto as equipes técnicas monitoram os níveis, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre vem ajudando moradores como o senhor José Garcia Rodrigues, de 65 anos, que reside em uma área de risco há oito anos.

“A alagação já chegou. Agora vou tirar minhas coisas para levar para a casa da minha filha. Quando a água baixar, eu volto”, conta o aposentado.

Mesmo enfrentando problemas de saúde, ele destaca a importância do apoio que recebe: “Falei com os bombeiros e eles vieram ajudar. Todo ano a gente vai para o Parque de Exposições. Eles carregam as coisas para nós e a gente ajuda como pode”.

O Cel. Batista reforçou que a integração entre o Estado, as prefeituras e o Corpo de Bombeiros é total. O objetivo é garantir que os planos de contingência sejam executados com rapidez caso o nível dos rios atinja a cota de transbordo.

“O Estado está em alerta total e em contato direto com as coordenadorias municipais. Estamos preparados para atender as populações que moram em áreas de risco e nas regiões mais impactadas”, garantiu o coordenador.

Comentários

Continue lendo