Acre
Cavalgada marca o terceiro dia de Expolândia com recorde de participação
Alexandre Lima
Com o previsto, a tão esperada cavalgada promovida para prefeitura de Epitaciolândia, ainda fazendo parte das festividades de aniversário do município, aconteceu neste sábado percorrendo as principais ruas da cidade, onde inclui a cidade vizinha de Brasiléia.
Muitas comitivas bem estruturadas, carros, cavalos levando bonitas amazonas, peões e a participação da família, dando mais brilho a festa. O evento teve o apoio da Polícia Militar, homens do Detran controlando o tráfego pelas ruas.
O maior problemas, ficou na ponte que liga as duas cidades. Enquanto não sai a tão esperada e prometida, o transito ficou lento até todos passarem de ida e volta. Mesmo assim, o brilho da festa continuou com previsão término por volta das 14 horas.
O prefeito André Hassem junto com sua organização, receberam convidados de honra, o prefeito de Assis Brasil, Humberto Filho; de Xapuri, Marcinho Miranda, os deputados federais Gladson Cameli e Márcio Bittar e o deputado estadual Warler Rocha, além de outros.
O evento chegou no seu auge. Na noite deste sábado, acontece também, tão esperado concurso para escolher a nova Garota Expolândia e o show com o cantor Grabriel Vallim. André espera bater neste ano, o recorde em expectadores, expositores e acesso de pessoas.
“Apesar das dificuldades, pouco recursos e a falta de apoio por quem deveria ajudar, estamos realizando uma festa que deveria ter sido feita dias atrás. Mas estamos fazendo o melhor e agradeço o empenho de minha equipe”, disse.
Veja melhores momentos da cavalgada.
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes recebe equipe da Casa da Mulher Brasileira para firmar parcerias em Epitaciolândia
Encontro visa fortalecer políticas públicas e desenvolver ações de apoio às mulheres no município
Epitaciolândia, AC. O prefeito Sérgio Lopes recebeu, nesta quinta-feira, 10, a equipe da Casa da Mulher Brasileira para discutir parcerias que promovam ações em prol das mulheres epitaciolandenses. O objetivo da reunião foi alinhar projetos que garantam maior acolhimento, proteção e oportunidades para as mulheres do município.
Durante o encontro, foram abordadas iniciativas como capacitação profissional, combate à violência doméstica, assistência psicológica e jurídica, além de programas de empoderamento feminino. A Casa da Mulher Brasileira, que já atua em outras regiões do estado, oferece serviços integrados para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Sérgio Lopes destacou a importância da parceria: “É fundamental unir forças com instituições que têm expertise no atendimento às mulheres. Já criamos a Secretaria da Muller e vamos criar redes de apoio eficiente, garantindo dignidade e oportunidades para todas as epitaciolandenses.” Destacou.
A equipe da Casa da Mulher Brasileira elogiou a iniciativa do município e se colocou à disposição para colaborar com políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam implementados projetos concretos resultantes dessa cooperação.
Comentários
Acre
Acre terá calor e pancadas isoladas de chuva nesta quinta-feira (10)
A quinta-feira, 10, será marcada por tempo quente e variações de nuvens em todo o estado do Acre, segundo a previsão meteorológica. Pancadas de chuva podem ocorrer em pontos isolados, com baixa probabilidade de temporais intensos.
Nas microrregiões do leste e sul do estado, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas pontuais. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 50% durante a tarde, alcançando níveis entre 85% e 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos predominam do norte, com variações de noroeste e nordeste, soprando de forma fraca a calma.
Já nas regiões do centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão climático se repete: sol, calor e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A umidade mínima prevista para a tarde varia entre 45% e 55%, enquanto a máxima pode chegar a 100% no início do dia.
Comentários
Acre
Acre segue com três nomes na lista suja do trabalho escravo

Criador: Michel Filho | Crédito: Agência O Globo – Direitos Autorais: Infoglobo
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou nesta quarta-feira, 9, o cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova lista, popularmente conhecida como “lista suja”, inclui 155 novos nomes. Nenhum dos novos nomes são do Acre.
Com a atualização, o total de registros ativos no cadastro chega a 745. As principais atividades econômicas envolvidas nos casos são criação de bovinos, cultivo de café e trabalho doméstico, setores historicamente associados à vulnerabilidade trabalhista.
Atualmente, o Acre conta com três pessoas na lista, são elas: Sandro Ferreira da Silva, dono da Fazenda Retiro, localizada na BR-364, km 24, no município de Manoel Urbano, permanece na lista. Além dele, Hudson Primo Coelho, com endereço registrado na Bahia, e João Paulo Nunes da Silva, residente no Mato Grosso, também constam na relação, embora não possuam propriedades no Acre.
A “lista suja” é atualizada a cada seis meses e tem como objetivo dar transparência às ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. A última atualização havia sido feita em outubro de 2024.
Você precisa fazer login para comentar.