Conecte-se conosco

Geral

Caso suspeito de intoxicação por metanol em Rondônia é de Candeias do Jamari

Publicado

em

Imagem ilustrativa – Foto: Reprodução/Freepik

O estado de Rondônia registrou um caso suspeito de intoxicação por metanol, conforme boletim divulgado neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde. Conforme dados, o registro foi Candeias do Jamari – município distante 20km de Porto Velho. O caso integra um total de 195 notificações em todo o Brasil, associadas à ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas. O poder público estadual ainda não emitiu nenhum informação de alerta ou orientação a população rondoniense sobre o caso.

De acordo com o levantamento nacional, 14 casos já foram confirmados e outros 181 estão sob investigação. As notificações foram enviadas até as 16h ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências, com 162 casos: 14 confirmados e 148 em análise. Também há notificações nos seguintes estados:

  • Pernambuco: 11
  • Mato Grosso do Sul: 5
  • Paraná: 3
  • Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul: 2 cada
  • Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba: 1 cada

Mortes sob investigação

O boletim indica que 13 mortes estão associadas à possível intoxicação por metanol, sendo uma confirmada em São Paulo, que também relatou uma segunda morte na tarde deste sábado. As demais mortes estão distribuídas da seguinte forma:

  • São Paulo: 7
  • Pernambuco: 3
  • Bahia e Mato Grosso do Sul: 1 cada

Ação emergencial

Diante do aumento dos casos, o Ministério da Saúde determinou, na última quarta-feira (1º), a notificação imediata de suspeitas por parte de estados e municípios. A pasta também instalou uma sala de situação nacional para monitoramento contínuo dos casos, que permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário.

Perigo do metanol

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, ao ser metabolizada pelo organismo, produz compostos altamente tóxicos como formaldeído e ácido fórmico, podendo levar à morte.

Sintomas mais comunsincluem:

  • Visão turva ou perda de visão (podendo evoluir para cegueira)
  • Náuseas e vômitos
  • Dores abdominais
  • Sudorese intensa
  • Mal-estar generalizado

O que fazer em caso de suspeita?

Ao identificar qualquer sintoma, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico e entrar em contato com os canais de emergência:

  • Disque-Intoxicação (Anvisa): 0800 722 6001
  • Centro de Controle de Intoxicações (SP): 0800 771 3733 ou (11) 5012-5311
  • CIAToxlocal (confira a lista no site do Ministério da Saúde)

Se houver a suspeita de que outras pessoas consumiram a mesma bebida, a orientação é que todos procurem avaliação médica imediata, mesmo na ausência de sintomas.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Carlinhos do Pelado e Tadeu Hassem entregam implementos agrícolas às comunidades rurais de Brasiléia

Publicado

em

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, e o deputado estadual Tadeu Hassem realizaram, nesta sexta-feira (30), a entrega de implementos agrícolas destinados ao fortalecimento da produção rural no município.

A solenidade ocorreu na quadra do bairro Ferreira Silva e beneficiou diretamente cinco comunidades rurais, com a entrega de cinco trituradores de grãos e cinco beneficiadores de arroz adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Tadeu Hassem no valor de R$ 200 mil.

Foram contempladas a Associação João Barbosa, no Ramal Eltevi Km 75; a Associação Ordem e Progresso, no Ramal Km 19; o Núcleo de Base da Associação Barrinha Nova; o Núcleo de Base Nossa Senhora de Aparecida, no Ramal Santa Luzia Km 84; além de comunidades localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Durante a entrega, o prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância da parceria com o Legislativo e agradeceu ao deputado pelos investimentos realizados no município.
“Quero agradecer ao deputado Tadeu Hassem por esses investimentos que chegam em boa hora e que dão condições reais para a Prefeitura trabalhar em várias áreas, especialmente no apoio à agricultura familiar.
Esses equipamentos representam mais produção, mais renda e mais dignidade para o homem e a mulher da zona rural ”, afirmou o prefeito.

O deputado Tadeu Hassem ressaltou que os recursos destinados por meio de emendas parlamentares têm como foco melhorar a vida das famílias rurais e fortalecer as associações comunitárias.
“Nosso compromisso também é com nossos é com agricultura e a produção também. Esses implementos vão ajudar diretamente os produtores, melhorar o escoamento da produção e fortalecer as associações. É gratificante ver que os recursos estão chegando onde realmente são necessários”, destacou o parlamentar.

O presidente da Associação Paraíso, no Ramal do Km 19, Valmir Brito, falou em nome das associações beneficiadas e enfatizou o sentimento de gratidão e reconhecimento.
“A gente sabe cobrar quando precisa, mas também é muito importante reconhecer. Hoje é um dia de gratidão, porque esses equipamentos vão fazer a diferença no nosso dia a dia e mostram que não estamos esquecidos”, afirmou.

No período da tarde, o prefeito e o deputado participaram ainda da entrega de mais um triturador de grãos e três roçadeiras na sede da Associação do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro, na comunidade do Polo. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares do deputado Tadeu Hassem e da ex-deputada federal Vanda Milani. O presidente da associação, José Márcio, agradeceu o apoio e destacou o impacto positivo para os produtores locais.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Agricultura, Jesiel Moreira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lindaura Santos, além de produtores e produtoras rurais de diversas comunidades, reforçando a importância da união entre poder público e trabalhadores do campo para o desenvolvimento rural de Brasiléia.

Comentários

Continue lendo

Geral

Zé Adriano apresenta dados da indústria e destaca campanha Feito no Acre durante Café com a Imprensa

Publicado

em

A defesa do que é produzido no Acre e o fortalecimento da economia local foram o centro da conversa conduzida pelo deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Zé Adriano, durante o tradicional Café com a Imprensa, realizado na manhã desta sexta-feira, 30, em Rio Branco. O encontro reuniu profissionais de comunicação e teve como um dos destaques a campanha Feito no Acre, que busca estimular o consumo consciente e valorizar a indústria acreana.

Ao dialogar com os comunicadores, Zé Adriano reforçou que fortalecer a produção local é uma estratégia econômica, social e cultural. Segundo ele, quando o Acre compra do Acre, o dinheiro circula no próprio estado, gera empregos e fortalece cadeias produtivas inteiras.

Durante o encontro, o parlamentar apresentou dados do Observatório da Indústria do Acre que mostram crescimento em torno de 2,5% na indústria local, impulsionado principalmente por setores que conseguem agregar valor à produção regional. Para Zé Adriano, os números confirmam que investir no que é feito no estado não é discurso, é resultado concreto.

“A campanha Feito no Acre traduz uma ideia simples, mas poderosa. Valorizar quem produz aqui é fortalecer a nossa economia, gerar renda e criar um ciclo positivo de desenvolvimento”, afirmou.

Como exemplo prático dessa política de valorização, Zé Adriano citou o investimento na modernização dos ginásios do SESI, espaços que fazem parte da memória afetiva da população acreana. As obras estão sendo executadas por empresas locais, reforçando na prática o conceito defendido pela campanha.

Zé Adriano também defendeu a ampliação da participação de produtos industrializados locais nas compras governamentais, apontando essa medida como essencial para consolidar a campanha Feito no Acre como política permanente de desenvolvimento.

O encontro contou ainda com a presença do secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, além de representantes do setor industrial.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ciclista é atropelado por caminhão no bairro da Base, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro com suspeita de fratura em costela

O ciclista Antônio Vieira da Silva, de 57 anos, ficou ferido após ser atropelado por um caminhão Mercedes-Benz 1516na tarde deste sábado (31), na rua Epaminondas Jácome, no bairro da Base, em Rio Branco.

Segundo relatos de testemunhas, o caminhão trafegava no sentido centro–bairro quando foi surpreendido pelo ciclista, que seguia da rua Floriano Peixoto em direção à rua Epaminondas Jácome. O motorista não conseguiu evitar a colisão, e Antônio acabou sendo atingido pelo veículo.

Após o acidente, o condutor do caminhão permaneceu no local e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado foi enviada para atender a ocorrência. A equipe realizou os primeiros socorros, estabilizou a vítima e a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Antônio apresentou suspeita de fratura em uma das costelas, além de escoriações pelo corpo. Apesar dos ferimentos, seu estado de saúde é considerado estável.

A polícia não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo