Conecte-se conosco

Geral

Caso suspeito de intoxicação por metanol em Rondônia é de Candeias do Jamari

Publicado

em

Imagem ilustrativa – Foto: Reprodução/Freepik

O estado de Rondônia registrou um caso suspeito de intoxicação por metanol, conforme boletim divulgado neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde. Conforme dados, o registro foi Candeias do Jamari – município distante 20km de Porto Velho. O caso integra um total de 195 notificações em todo o Brasil, associadas à ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas. O poder público estadual ainda não emitiu nenhum informação de alerta ou orientação a população rondoniense sobre o caso.

De acordo com o levantamento nacional, 14 casos já foram confirmados e outros 181 estão sob investigação. As notificações foram enviadas até as 16h ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências, com 162 casos: 14 confirmados e 148 em análise. Também há notificações nos seguintes estados:

  • Pernambuco: 11
  • Mato Grosso do Sul: 5
  • Paraná: 3
  • Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul: 2 cada
  • Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba: 1 cada

Mortes sob investigação

O boletim indica que 13 mortes estão associadas à possível intoxicação por metanol, sendo uma confirmada em São Paulo, que também relatou uma segunda morte na tarde deste sábado. As demais mortes estão distribuídas da seguinte forma:

  • São Paulo: 7
  • Pernambuco: 3
  • Bahia e Mato Grosso do Sul: 1 cada

Ação emergencial

Diante do aumento dos casos, o Ministério da Saúde determinou, na última quarta-feira (1º), a notificação imediata de suspeitas por parte de estados e municípios. A pasta também instalou uma sala de situação nacional para monitoramento contínuo dos casos, que permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário.

Perigo do metanol

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, ao ser metabolizada pelo organismo, produz compostos altamente tóxicos como formaldeído e ácido fórmico, podendo levar à morte.

Sintomas mais comunsincluem:

  • Visão turva ou perda de visão (podendo evoluir para cegueira)
  • Náuseas e vômitos
  • Dores abdominais
  • Sudorese intensa
  • Mal-estar generalizado

O que fazer em caso de suspeita?

Ao identificar qualquer sintoma, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico e entrar em contato com os canais de emergência:

  • Disque-Intoxicação (Anvisa): 0800 722 6001
  • Centro de Controle de Intoxicações (SP): 0800 771 3733 ou (11) 5012-5311
  • CIAToxlocal (confira a lista no site do Ministério da Saúde)

Se houver a suspeita de que outras pessoas consumiram a mesma bebida, a orientação é que todos procurem avaliação médica imediata, mesmo na ausência de sintomas.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Sena Madureira

Publicado

em

Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) prenderam, na tarde da última terça-feira, 8, um homem pelos crimes de tráfico de drogas, desobediência e resistência à prisão, em Sena Madureira. A ocorrência foi atendida pela equipe do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO).

A guarnição recebeu informações de que um suspeito faria o transporte de entorpecentes em uma motocicleta. Após diligências, a equipe localizou o indivíduo e deu ordem de parada. O suspeito, no entanto, desobedeceu e tentou fugir, abandonando uma sacola com pasta base de cocaína, distribuída em 30 pacotes.

A fuga continuou até o Rio Yaco, onde o homem tentou escapar a nado, mas foi capturado e preso em flagrante pelos policiais militares e uma agente da Polícia Civil que também integrava a operação.

O homem confessou ter recebido o entorpecente de outro indivíduo, e receberia R$ 50 pelo transporte da droga. O criminoso que o contratou é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa na região.

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Geral

PM apreende drogas durante patrulhamento em Sena Madureira

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, apreendeu entorpecentes durante patrulhamento realizado na manhã desta sexta-feira, 9, no bairro Cristo Libertador, em Sena Madureira.

A equipe do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva realizava rondas pela Rua Professor Pedro Eugênio quando avistou um homem transitando em via pública. Os militares já tinham conhecimento de que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo pelo crime de tráfico de drogas.

Ao receber ordem de parada, o suspeito desobedeceu e empreendeu fuga, pulando quintais e tomando rumo desconhecido. Durante a evasão, os policiais visualizaram o momento em que ele dispensou uma sacola.

A sacola foi localizada e, em seu interior, foram encontrados aproximadamente 758 gramas de maconha, além de sete trouxinhas de substância esbranquiçada semelhante à cocaína. Todo o material foi apreendido. Foram realizadas diligências na tentativa de localizar o suspeito, porém, até o encerramento da ocorrência, ele não foi encontrado.

Diante dos fatos, os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é esfaqueado e fica em estado gravíssimo em Sena Madureira

Publicado

em

Antônio José Souza dos Santos, de 35 anos, conhecido como “Gegê”, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde deste sábado (10), nas proximidades do Porto do Zé Pato, na região central do município de Sena Madureira, no interior do Acre.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida por pelo menos duas perfurações de faca na região abdominal, sofrendo ferimentos de extrema gravidade que deixaram as vísceras expostas. Populares que presenciaram a agressão prestaram os primeiros socorros e conduziram Gegê ao Hospital João Câncio Fernandes.

Após avaliação médica, devido à gravidade do quadro clínico, foi determinada a transferência imediata da vítima para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde gravíssimo.

Policiais militares do 8º Batalhão foram acionados e iniciaram diligências logo após a ocorrência. O suspeito foi localizado, preso em flagrante e encaminhado à Delegacia-Geral de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram adotados os procedimentos legais.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a motivação e as circunstâncias do crime.

Comentários

Continue lendo