fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Casal é atingido com tiro de escopeta por entrar em festa sem ser convidado

Publicado

em

Casal é atingido com tiro de escopeta após entrar em festa sem ser convidado em Cruzeiro do Sul, interior do Acre — Foto: Mazinho Rogério/G1

Um casal foi atingido por um tiro de escopeta por ter entrado sem ter sido convidado em uma festa. O caso ocorreu na noite do último sábado (26), na Vila São Pedro, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

O dono da festa foi preso ainda na noite de sábado, e confessou o crime. O homem e a mulher foram atingidos com um apenas um tiro. De acordo com o delegado Alexnaldo Batista, os chumbos do cartucho da escopeta se espalharam no momento do disparo e atingiram o rosto, a cabeça e outras partes das duas vítimas que foram levadas ao Pronto-Socorro, mas não correm risco de perder a vida.

O casal tentou entrar na casa do homem durante a festa, mas foi impedido. Furioso com a presença dos dois depois de terem sido expulsos, o dono da casa pegou a arma e seguiu o casal até uma praça onde efetuou o disparo.

O suspeito foi preso logo após o crime e conduzido por policiais militares para a delegacia da cidade. A arma usada na tentativa de homicídio foi encontrada embaixo da casa do suspeito.

“Quando ele [suspeito] foi interrogado, confessou o crime e justificou realmente que o casal tinha tentado entrar na festa que estava ocorrendo em sua casa”, disse o delegado Alexnaldo Batista, que indiciou o suspeito por tentativa de homicídio.

Um irmão de suspeito, que estava no momento da ocorrência, também foi conduzido para a delegacia, mas foi liberado depois que prestou depoimento. Segundo Batista, foi comprovado que o irmão não teve participação na tentativa de homicídio. O suspeito foi encaminhado ao presídio na manhã desta segunda-feira (28).

Comentários

Continue lendo

Geral

Comandantes do 5º Batalhão e coordenador do GEFRON são condecorados pela Polícia Boliviana por atuação na fronteira

Publicado

em

Capitão Tales Rafael e Coronel Assis Santos recebem honraria internacional por resultados no combate ao crime organizado na região de Pando

Capitão Tales Rafael, comandante do 5º Batalhão, Comandante Departamental PNB Cnl. Mcs. Abg. Oscar David Ruiz Arana e o Coronel Assis Santos, coordenador do GEFRON. Foto: captada 

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16), a Polícia Boliviana do Departamento de Pando, com  a presença do Comandante Departamental PNB Cnl. Mcs. Abg. Oscar David Ruiz Arana na homenagem destacou o trabalho de dois importantes oficiais da Polícia Militar do Acre: o Capitão Tales Rafael, comandante do 5º Batalhão, e o Coronel Assis Santos, coordenador do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON). A homenagem reconhece os esforços binacionais no enfrentamento aos crimes transfronteiriços.

Destaques da atuação dos homenageados:
  • Capitão Tales Rafael – Liderou operações que reduziram em 40% a passagem de veículos roubados pela fronteira
  • Coronel Assis Santos – Pioneiro na implementação de estratégias integradas de inteligência entre Brasil e Bolívia

O reconhecimento ao trabalho de segurança integrada na região fronteiriça, a Polícia Militar do Acre (PMAC) recebeu importante condecoração da Polícia Boliviana do Departamento de Pando. A homenagem internacional destaca os resultados da parceria binacional no combate a crimes transfronteiriços que afetam ambos os países.

Os principais desafios enfrentados na região incluem:
  • Intenso fluxo de tráfico de drogas

  • Tentativas de passagem de veículos roubados

  • Rotas de fuga utilizadas por criminosos procurados

A cerimônia de entrega da honraria reforçou o compromisso das duas instituições com a manutenção da ordem pública e a segurança integrada na fronteira. “Esta homenagem simboliza a eficácia de nossa cooperação técnica e operacional, que tem gerado resultados concretos para a população de ambos os lados da fronteira”, destacou o comando da PMAC.

A condecoração consolida o Acre como modelo de gestão fronteiriça e abre caminho para o fortalecimento de novas ações conjuntas entre Brasil e Bolívia no combate ao crime organizado na Amazônia ocidental.

Os homenageados pelo comando do departamento de Pando está o Comandante do 5º BPM, Capitão Tales Rafael, e o coordenador do GEFRON, Cel PM Assis Santos. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Bancada apoia PEC que adia pagamento de precatórios; Socorro vota contra

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que autoriza o governo federal a retirar os precatórios, dívidas judiciais definitivas da União, da meta fiscal, criando um regime de transição para o pagamento desses valores. A proposta foi aprovada com 404 votos favoráveis e 67 contrários na noite de terça-feira (15).

Entre os parlamentares do Acre, apenas a deputada federal Socorro Neri (PP) votou contra o texto. Os demais sete deputados acreanos, Antônia Lúcia (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Meire Serafim (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos), Zezinho Barbary (PP) e Zé Adriano (PP), votaram a favor da medida.

A aprovação da PEC, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (16), tem gerado críticas de especialistas e setores da sociedade civil, que apontam riscos de calote por parte do governo, além de impacto direto em cidadãos, servidores públicos e empresas com valores a receber da União.

Ao tirar os precatórios da regra fiscal, o governo busca aliviar a pressão sobre as contas públicas e abrir espaço para mais investimentos e repasses a estados e municípios. No entanto, para credores que aguardam há anos por decisões transitadas em julgado, a medida significa, na prática, o adiamento por tempo indefinido do recebimento desses valores.

Comentários

Continue lendo

Geral

No Acre, campanha demonstra potencial cortante da linha com cerol

Publicado

em

Screenshot

Um vídeo educativo produzido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), com apoio do 1° Batalhão da Polícia Militar e divulgado em parceria com o Governo do Estado e o Procon/AC, alerta a população sobre os perigos do uso de cerol e da linha chilena.

Na demonstração, a policial militar Iriana Freire utiliza objetos como melão, batatas, pele sintética e outros materiais para mostrar a facilidade com que as linhas cortantes conseguem perfurá-los e até partir objetos.

O objetivo da campanha é evidenciar o risco que essas linhas representam, já que, se conseguem cortar materiais densos, também podem causar ferimentos graves ou até mortes.

“Vocês acham que uma linha de pipa não pode matar? Então, olha só”, diz a soldado durante a demonstração. “Se ela faz isso com um vegetal, com plástico e papel, imagine o que pode fazer no pescoço de alguém passando de motocicleta ou bicicleta”, alerta.

A policial reforça que o uso de cerol ou de linhas cortantes, além de perigoso, é crime. “Cerol não é brincadeira. É muito perigoso e pode tirar vidas”, adverte.

O vídeo encerra com uma recomendação, “se for soltar pipas nestas férias, faça com responsabilidade. Não use cerol, linha chilena ou qualquer tipo de linha cortante. Proteja sua vida e a das outras pessoas. Cerol mata”.

Comentários

Continue lendo