Geral
Carreta sai da pista ao desviar de buraco na BR-364 e reacende alerta sobre más condições da rodovia
Motorista escapou sem ferimentos, mas o incidente reforça as queixas de quem trafega pela principal ligação entre o Acre e o restante da região Norte.
Uma carreta saiu da pista e parou às margens da BR-364 na noite desta quarta-feira (29), após o motorista tentar desviar de um buraco no trecho conhecido como São João, logo depois da comunidade Liberdade. Segundo informações, o condutor perdeu o controle do veículo, que por pouco não chegou a tombar.
Apesar do susto, o motorista não se feriu. Até a manhã desta quinta-feira (30), o veículo ainda permanecia no local, aguardando a remoção.
O caso reacendeu as críticas às condições da rodovia, onde motoristas relatam aumento no número de buracos e riscos constantes de acidentes. A situação se agrava durante a noite, quando a visibilidade é reduzida.
A BR-364 é considerada a principal rota de ligação entre o Acre e outros estados da região Norte, essencial para o escoamento da produção local e o transporte de passageiros e cargas. A deterioração da pista tem sido alvo de protestos e cobranças por manutenção urgente, diante do perigo crescente para quem depende da estrada.
Comentários
Geral
Justiça pronuncia três pessoas a júri pela morte de jovem de 21 anos após abordagem policial em Cruzeiro do Sul
João Vitor foi morto em suposta retaliação por ter ajudado a imobilizar suspeito; vídeo de chamada foi usado como prova pela acusação

A Polícia Civil confirmou na terça-feira (27) que 15 pessoas já foram presas na investigação e, ao todo, mais de 17 pessoas participaram do homicídio. Foto: captada
Três pessoas foram pronunciadas a júri popular pela morte de João Vitor da Silva Borges, de 21 anos, ocorrida em 8 de março de 2025 em Cruzeiro do Sul, no Acre. A decisão da 1ª Vara Criminal do município determinou que os acusados respondam por homicídio qualificado.
Segundo a investigação, o crime foi motivado por uma abordagem policial um mês antes, quando João Vitor ajudou a imobilizar um homem durante ação da PM no Centro da cidade. Imagens do episódio teriam causado revolta em uma facção criminosa, que teria ordenado sua execução. O jovem foi levado por uma amiga até o bairro Cohab, onde foi julgado via videochamada por integrantes da organização e morto.
O corpo foi encontrado três dias depois às margens do Rio Juruá. Os três réus seguem presos, e a decisão abre prazo para recursos do MP e das defesas. O caso expõe a atuação de facções no interior do estado e o uso de meios digitais para coordenar crimes.
Mãe Maria Verônica se prepara para o júri
A auxiliar de serviços gerais Maria Verônica Borges da Silva, mãe de João Vitor, disse que se prepara psicologicamente para participar do júri popular. Após quase um ano, Maria Verônica contou que pensa no filho diariamente e espera que os suspeitos sejam condenados.

João Vitor desapareceu no dia 8 de março de 2025, após sair de casa sem avisar para onde ia, em Cruzeiro do Sul. O corpo foi encontrado três dias depois as margens do Rio Juruá. Foto: captada
O corpo do jovem foi localizado durante a Operação Oráculo, conduzida pela Polícia Militar com o objetivo de esclarecer o paradeiro da vítima. Devido ao avançado estado de decomposição, o corpo foi encaminhado diretamente do Instituto Médico Legal para o Cemitério Jardim da Paz, sem passar pelo necrotério.
Comentários
Geral
Governo apoia criação da Associação de Indústrias do Parque Industrial de Rio Branco
Ampliar as melhorias necessárias, fortalecer o trabalho institucional e criar uma governança conjunta com maior eficiência. Foi com esses objetivos que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apoiou a criação da Associação de Indústrias do Parque Industrial (Aipi) de Rio Branco. O ato de fundação da nova entidade foi realizado na tarde de terça-feira, 27, na sede da Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) na capital.
O espaço é um dos principais polos produtivos do estado, com cerca de 42 indústrias em operação. Juntas, as empresas são responsáveis pela geração de cerca de mil empregos diretos. Além do apoio dado no processo de criação da Aipi, o Estado também prestou consultorias que auxiliaram na construção do estatuto da instituição e outras questões legais. A proposta é melhorar a gestão do espaço e otimizar as políticas públicas, além de criar um ambiente mais organizado e eficiente.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou que a associação fortalecerá a capacidade de planejamento e execução de ações. “Esse modelo consolida uma parceria estratégica, criando instrumentos públicos e privados para fortalecer a gestão do nosso parque. É um avanço importante na forma como o poder público e a iniciativa privada dialogam. Quando há organização e união, o associativismo cria bases para ampliar mais a geração de emprego e renda”.
Nomeado presidente da Aipi, o empresário Carlos Rocha ressaltou que o apoio institucional do governo foi decisivo para a criação da entidade. Ele destacou que a presença do Estado confere legitimidade e incentiva a adesão de novos empresários. “Quando o governo participa, a associação ganha força e credibilidade. Ela está nascendo com 11 filiados. Mas vamos potencializar e chamar outras empresas do parque para que possamos alcançar a totalidade”, disse.

Já Manuel Monteiro, superintendente da Cooperacre e associado da nova instituição, destacou que o associativismo é uma ferramenta para enfrentar desafios comuns. Segundo ele, a organização coletiva permite buscar soluções conjuntas para demandas recorrentes. “A união ajuda a organizar reivindicações e a dialogar de forma mais eficiente com o poder público. Isso é vantajoso, coletivamente, por dar mais força às reivindicações. Teremos muitas boas conquistas”.
The post Governo apoia criação da Associação de Indústrias do Parque Industrial de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Ação rápida da Polícia Civil liberta motorista refém e recupera produtos furtados em Cruzeiro do Sul
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado de Investigação de Crimes Patrimoniais (Nepatri), em Cruzeiro do Sul, realizou uma ação rápida na madrugada de terça-feira, 28, que resultou na libertação de um motorista de aplicativo mantido como refém, além da recuperação integral de diversos produtos furtados de um estabelecimento comercial no município.

Diante da situação flagrancial, um oficial investigador de polícia realizou intervenção imediata e tentou abordar os suspeitos. Ao perceberem a presença policial, os criminosos empreenderam fuga utilizando um veículo, dando início a um acompanhamento tático por parte da equipe, seguindo rigorosamente os protocolos operacionais para cessar a ação criminosa.
Durante a fuga, os suspeitos perderam o controle do veículo e colidiram contra um muro nas proximidades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Avenida Boulevard Thaumaturgo. Ainda na tentativa de evasão, um dos criminosos, armado, efetuou um disparo de arma de fogo, ocasião em que o policial civil revidou a injusta agressão, agindo dentro dos limites da legalidade e da legítima defesa.

Apesar da resistência armada, os criminosos conseguiram fugir antes da chegada das demais equipes. No local, os policiais recuperaram todos os produtos subtraídos do estabelecimento comercial, bem como o veículo pertencente à vítima, além de confirmar a libertação do motorista de aplicativo, que foi localizado em segurança.
A ocorrência contou ainda com a apreensão das armas utilizadas no crime, incluindo arma de fogo, arma branca e outros instrumentos empregados na ação delituosa. A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio, e todo o material foi encaminhado à Delegacia-Geral de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. O caso segue sob investigação para identificação e responsabilização dos envolvidos.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Você precisa fazer login para comentar.