Conecte-se conosco

Cotidiano

Capital do Acre atende 823 pacientes com autismo e investiga 393 casos em Dia Mundial de Conscientização

Publicado

em

O CER III, unidade de referência para pessoas com deficiência localizada em Rio Branco, oferece atendimento multidisciplinar, que inclui neuropediatría, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e fisioterapia

CER III, referência no estado, oferece atendimento multidisciplinar; diagnóstico precoce e acompanhamento especializado são fundamentais para qualidade de vida. Foto: cedida 

Neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dados da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) revelam que o Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Acre (CER III) atende atualmente 823 pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acompanha 393 crianças em processo de investigação. Localizada em Rio Branco, a unidade é referência no atendimento a pessoas com deficiência no estado.

O CER III oferece um amplo suporte multidisciplinar, incluindo serviços de neuropediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e fisioterapia. O centro realiza tanto o acompanhamento de pacientes com diagnóstico confirmado quanto daqueles em investigação, garantindo um cuidado integral desde os primeiros sinais.

O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Por se tratar de um espectro, suas manifestações variam em forma e intensidade, desde quadros mais leves até casos que exigem maior suporte. Especialistas destacam que o diagnóstico precoce, aliado a intervenções especializadas, é crucial para estimular o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida não apenas dos autistas, mas também de suas famílias.

A data serve como um alerta para a importância da inclusão e do acesso a serviços de saúde especializados. Em rio Branco, o trabalho do CER III tem sido fundamental para garantir que crianças e adultos com autismo recebam o atendimento necessário, promovendo maior autonomia e bem-estar.

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Sesacre reforça seu compromisso com políticas públicas que garantam direitos e apoio às pessoas com TEA, incentivando também a sociedade a conhecer mais sobre o espectro e a combater o preconceito. A mensagem é clara: entender e acolher as diferenças é o primeiro passo para construir uma sociedade mais inclusiva.

Uma das iniciativas do Estado para garantir a prioridade no atendimento em repartições públicas e privadas é a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea), um documento digital que garante acesso a serviços e benefícios. O Acre é pioneiro na implementação e distribuição da carteira.

O processo de solicitação pode ser realizado por meio do portal oficial do governo do Acre: https://www.ac.gov.br.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco

Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.

Vasco

O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.

Rio Branco 

Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.

Trio de arbitragem

Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão

Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.

Adesg

A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.

O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.

Humaitá

O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.

O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.

Trio de arbitragem 

Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruno Santos é mais um reforço para defesa do Independência

Publicado

em

O zagueiro Bruno Santos, 23, desembarcou em Rio Branco na última quinta, 15, e é mais um reforço do Independência para a disputa da temporada de 2026. O atleta tem passagens pelo futebol da Espanha e dos Emirados Árabes.

“Estavam jogando nos Emirados Árabes e na volta ao Brasil acertei com o Independência. Existiu um contato na última temporada e, agora, ocorreu o acerto”, declarou Bruno Santos.

Era monitorado

Seguindo o técnico Ivan Mazzuia, Bruno Santos vinha sendo monitorado desde 2025.

“As informações do Bruno Santos são muito boas e ganhamos um atleta de nível”, afirmou o treinador.

Volta ao trabalho

Depois do empate por 2 a 2 com o Santa Cruz na estreia do Estadual, o elenco do Independência voltou aos treinamentos neste sábado, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor será contra o São Francisco no sábado, 24, na Arena da Floresta.

Comentários

Continue lendo