fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Capacitação integrada fortalece Segurança Pública do Acre

Publicado

em

Treinamento já capacitou 320 operadores, entre membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar. Participaram também integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Federal e de forças de segurança de nações amigas

Sejusp realiza mais uma edição do Curso Operacional Integrado (Coisp) em Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Para o secretário adjunto de Segurança, coronel Evandro Bezerra, o Coisp é mais uma das ferramentas que ajudam a fortalecer o trabalho da segurança do Estado. “Todos que estão aqui, estão em busca de melhor atuação no que diz respeito à segurança da nossa população. Este curso acontece com frequência, para que todos possam ter a oportunidade de aprendizagem”, destacou.

O curso tem como objetivo a uniformização das práticas operacionais das instituições que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) do Acre e abrange disciplinas como abordagem a veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, técnica de uso de algema, sobrevivência policial, uso de torniquete tático e palestras.

O terceiro-sargento do Corpo de Bombeiros (CBMAC), Marco Antônio de Souza, que ministrou o curso, enfatizou que a capacitação é indispensável para profissionais de segurança pública: “Principalmente para aqueles que trabalham em linha de frente, na parte mais operacional, caso venham a se encontrar numa situação em que seja preciso praticar esses conhecimentos, que salvam vidas, principalmente a própria, depois de seus companheiros ou de outras pessoas que eles possam estar tendo a responsabilidade de atender”.

Para o secretário adjunto de Segurança, coronel Evandro Bezerra (centro), Coisp é mais uma das ferramentas que ajudam a fortalecer trabalho da Segurança no estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Coisp já capacitou 730 operadores em todas as regiões do estado, incluindo oito edições realizadas em Rio Branco. Outras localidades beneficiadas incluem a região do Purus, com capacitações em Sena Madureira, abrangendo Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus; Senador Guiomard e Capixaba, atendendo também Acrelândia e Plácido de Castro; e a região do Alto Acre, com atividades em Brasileia e Epitaciolândia, contemplando Assis Brasil e Xapuri. Municípios como Tarauacá e Feijó também sediaram edições do curso, enquanto a região do Juruá já realizou três edições em Cruzeiro do Sul, incluindo os municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Em 2024, o treinamento já capacitou 320 operadores, entre membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar. Participaram também integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Federal e de forças de segurança de nações amigas, visando aprimorar ações integradas e obter resultados efetivos na segurança pública.

A segundo-sargento Policial Militar (PM) Hozana Magalhães, uma das participantes, avalia os benefícios da capacitação: “Depois de 22 anos de profissionalização, minha expectativa em relação ao Coisp é muito boa, porque é um programa bem projetado pela Secretaria de Segurança Pública, que visa aprimorar as ações dos policiais”.

A segundo-sargento Policial Militar (PM), Hozana Magalhães, uma das participantes, afirmou que curso contribui para aprimoramento das ações da segurança pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é baleado em ataque criminoso no bairro da Base, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi surpreendida por homens armados ligados à facção Bonde dos 13; suspeitos fugiram de canoa pelo Rio Acre

Na noite desta segunda-feira (6), o jovem André Luiz Souza da Silva, de 20 anos, foi baleado durante um ataque criminoso no Beco Brasiléia, localizado na Rua Epaminondas Jácome, no bairro da Base, em Rio Branco. Segundo a polícia, o atentado teria sido praticado por membros da facção Bonde dos 13, em meio à disputa territorial com o Comando Vermelho.

De acordo com relatos de testemunhas, André estava em casa, deitado com a esposa, identificada como Dayane, quando escutou um barulho no quintal. Ao sair para verificar, foi surpreendido por criminosos que efetuaram ao menos seis disparos. Dois atingiram a vítima — um na mão direita e outro na perna direita. Após o ataque, os suspeitos fugiram em uma canoa pelo Rio Acre.

Moradores da área acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros socorros, André foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde segue internado. Seu estado de saúde é considerado estável.

A área foi isolada para o trabalho da perícia técnica. Equipes do 1º Batalhão realizaram buscas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado.

A motivação do crime, segundo a polícia, está relacionada ao conflito entre facções rivais que atuam na capital. O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e deve ser transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

Feira do Empreendedorismo movimenta Assis Brasil e integra agenda dos 49 anos do município

Publicado

em

Começou nesta sexta-feira (09), em Assis Brasil, a Feira do Empreendedorismo — um espaço dedicado a valorizar os pequenos negócios locais e incentivar a geração de renda e oportunidades. A ação faz parte da programação oficial de aniversário dos 49 anos do município e segue até o dia 15 de maio.

Com o apoio do Governo do Acre e do Sebrae, a feira reúne uma grande diversidade de produtos: plantas ornamentais, brinquedos, roupas, artesanato, perfumes importados, presentes para o Dia das Mães e muito mais. Uma verdadeira vitrine do talento e da criatividade dos empreendedores da nossa cidade.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com o fortalecimento da economia local e a valorização de quem empreende com coragem e dedicação. A feira não é apenas um espaço de vendas, mas também de reconhecimento, incentivo e visibilidade para quem movimenta a economia com trabalho e inovação.

A população está convidada a prestigiar o evento, apoiar os empreendedores e celebrar juntos mais um ano de conquistas para Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia de Rondônia apreende mais de meia tonelada de drogas que teriam saído do Acre

Publicado

em

Investigadores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Rondônia apreenderam, na tarde de sexta-feira, 09, 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, como parte da Operação Proteção de Divisas e Fronteiras. A apreensão ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais em propriedades do investigado A.M.L., 31 anos, no Loteamento Tropical, zona sul de Porto Velho (RO).

A Polícia não informou se as drogas vieram de Rio Branco, no Acre, ou de Guajará-Mirim, em Rondônia, já que ambas as rotas seriam normalmente usadas pelo traficante, que conseguiu fugir.

A.M.L. já vinha sendo investigado há algum tempo, e somente agora os investigadores da DENARC de Porto Velho reuniram provas suficientes para solicitar à Justiça local a expedição de mandados de busca e apreensão, possibilitando o acesso às propriedades do investigado.

No Loteamento Tropical, onde o suspeito mantinha imóveis que também funcionariam como seu quartel-general, a operação foi deflagrada. Na tarde de sexta, de posse dos mandados judiciais, os policiais se deslocaram ao local indicado, e a ação foi coroada de êxito.

Em três carros pertencentes ao investigado, os agentes apreenderam 500 quilos de cocaína e 64 quilos de maconha, além de cinco veículos e uma motocicleta usados para o transporte das drogas, bem como outros valores não especificados.

A.M.L., alvo da operação, fugiu antes da chegada dos policiais e agora é considerado foragido.

Comentários

Continue lendo