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Campus Party vai debater regulamentação da inteligência artificial

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Na próxima semana, a capital paulista receberá mais uma edição do maior festival de tecnologia, criatividade e inovação do mundo, a Campus Party Brasil. O evento, que reúne grandes nomes e muitas discussões sobre ciência, tecnologia, astronomia, entretenimento digital e empreendedorismo, será realizado entre os dias 9 e 14 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo.

A novidade da edição deste ano é a realização do 1º Fórum do Marco Regulatório da Inteligência Artificial (IA), que pretende levantar discussões e ajudar a estabelecer um marco regulatório sobre o tema, assim como foi feito com o Marco Civil da Internet.

Ao longo de três anos, os fóruns deverão reunir especialistas da academia, da indústria, do governo e da sociedade civil para discutir sobre segurança de dados, ética e impactos sociais e econômicos sobre o uso de inteligência artificial no Brasil. As palestras serão abertas ao público e vão ocorrer nos palcos da Campus Party ao longo das próximas edições.

“A gente já fez, entre os anos de 2012 e 2014, o marco civil da internet no qual a gente trouxe a sociedade, membros do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, para debaterem o tema. Em 2014, isso virou lei. E agora a gente se propõe a fazer esse debate [sobre IA], convidando ministros, juristas, presidentes de grandes companhias, líderes de comunidades da Campus Party e reitores para debaterem a inteligência artificial”, disse Tonico Novaes, CEO da Campus Party, em entrevista à Agência Brasil.  Segundo ele, a ideia é criar memorandos de debate que serão enviados para os presidentes dos três poderes. 

Além de painéis, mesas de debate, palestras e apresentações de pesquisas sobre o tema, o Fórum vai promover uma consulta pública, procurando promover um debate aberto e participativo sobre políticas públicas voltadas à inteligência artificial.

“É preciso que o Brasil tenha uma lei própria. Não adianta, como o Senado está se propondo em alguns textos, fazer uma cópia similar da lei europeia, que é uma lei que está muito enraizada nas leis europeias e nem foi aplicada ainda. Ela acabou de ser criada e vai passar por diversas alterações. Nós precisamos criar a nossa própria lei. O que a gente está propondo é que tenhamos um amplo debate nos próximos três anos para que a gente tenha a possibilidade de ter os nossos legisladores com informação suficiente para poder colocar uma lei que agrade a todos os setores”, destacou Novaes.

Para ele, a Campus Party é um ambiente adequado para essa discussão sobre inteligência artificial. “Precisamos, de fato, criar esse debate de uma maneira aberta, democrática e pública. E a Campus Party é o ambiente perfeito para isso porque temos os jovens que são ávidos por novidades, que são heavy users [grandes usuários ou usuários massivos] de tecnologia e que podem nos ajudar nesse debate”, acrescentou.

Destaques

O evento também terá exposição de games, Arena de Robôs, competição gastronômica, concurso de cosplay, simuladores e jogos eletrônicos.

“A Campus Party é um grande celeiro de talentos. O Brasil tem mais de 65 milhões de jovens e a ideia é buscar, dentro desse público, os grandes talentos que vão se sobressair nas disciplinas de empreendedorismo e STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) – do acrônimo do inglês, ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, disse Novaes.

A Arena de Robôs, por exemplo, vai apresentar a maior competição de robótica da América Latina, atraindo mais de quatro mil estudantes para disputas como a batalha de robôs, robôs de linha e carros autônomos. “A gente tem, por exemplo, os robôs que passam por obstáculos, que são aqueles que vão ajudar bombeiros e polícias a criarem novas ferramentas de ajuda para a população”, explicou o CEO do evento.

Já o campeonato de gastronomia, chamado de Printer Chef, convida os participantes a criarem pratos com alimentos produzidos em impressora 3D. Outra atração são os hackathons, que reúnem programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares para uma maratona de programação. “A gente tem também a área de drones, onde a gente dará toda a possibilidade de participação para pilotos profissionais e até para crianças, que vão pilotar um drone pela primeira vez. Vamos ter também workshops, onde a gente vai ensinar a construir um drone a partir de materiais reciclados”, falou Novaes.

Além disso, a Campus Party Brasil também contará com seus tradicionais programas como o Startup 360, que possibilita às startups exporem seus trabalhos e receberem mentorias; e a Maratona de Negócios, que visa capacitar mentes inovadoras que estão desenvolvendo um negócio. Outro programa confirmado é a Revista Científica Campus Party, que tem o objetivo de garantir espaço para textos científicos.

Entre os participantes já confirmados estão o do apresentador Marcelo Tas; da especialista em marketing de influência e entretenimento do Brasil, Fátima Pissarra; do pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor, fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra; e de Peter Jordan, um dos principais influenciadores do Brasil e fundador da empresa Petaxxon.

Campus Party

O festival é dividido em três áreas: a Arena, o Camping e a Open. A Arena é o lugar destinado para as pessoas que compraram o ingresso. Nessa área, eles podem levar seus computadores para acompanhar palestras, workshops e ocupar as bancadas de comunidades.

Já a área Open é um espaço gratuito onde as pessoas poderão vivenciar atividades como o Printer Chef, a Arena Drone, a Arena Robô, os simuladores e a exposição de games, por exemplo.

O Camping, por sua vez, é uma das marcas do festival: neste local, os campuseiros acampam. “Para quem quer consumir todo esse conteúdo de uma maneira mais imersa, a gente tem o camping, destinado para quem quer ficar por lá os cinco ou seis dias do evento”, explicou o CEO.

A programação do evento pode ser consultada no site da Campus Party Brasil.

Fonte: EBC GERAL

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Saúde e nutrição com Clayton Camargos: seis benefícios do abacate

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Saúde e nutrição com Clayton Camargos: seis benefícios do abacate
Clayton Camargos

Saúde e nutrição com Clayton Camargos: seis benefícios do abacate

Esqueça a maçã: um abacate por dia pode realmente manter o médico longe de você! Quer prefira espalhá-la no pão integral, misturá-lo na salada ou comê-la inteira com um pouco de sal, essa fruta é repleta de benefícios para a saúde, além de ser delicioso.

Eis 06 benefícios do abacate, de acordo com a ciência:

1. Podem auxiliar à diminuição do risco de doenças cardiovasculares:

Um estudo publicado em abril de 2022, no Journal of the American Heart Association, descobriu que aqueles que comiam ao menos duas porções de abacate por semana tinham um risco 16% menor de doenças cardiovasculares frente aos não consumidores. Esses participantes também tiveram um risco menor de abrir quadros de doenças coronarianas.

Clique aqui para acessar o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35352568/

2. Podem beneficiar à saúde intestinal:

Estudo publicado em 2021, no Journal of Nutrition, examinou o impacto dos abacates ao intestino humano, e concluiu que os participantes consumidores de um abacate por dia tinham uma maior concentração de enterobactérias saudáveis, além de uma flora mais diversa e com maior capacidade de conter processos inflamatórios e doenças crônicas não transmissíveis.

Clique aqui para acessar o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32805028/

3. Podem ajudar a reduzir a gordura intra-abdominal visceral:

Um estudo de 2021, publicado por pesquisadores da Universidade de Illinois, registrou que mulheres que consumiam uma abacate por dia tiveram redução em sua gordura abdominal visceral profunda. Uma quantidade elevada desse tipo de tecido adiposo regionalizado pode aumentar o risco de diabetes tipo II, tornando essa redução significativa.

Clique aqui para acessar o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34191028/

4. Podem manter baixos os níveis de LDL:

Em 2019, cientistas publicaram que ingerir um abacate por dia levou a níveis mais baixos de lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como “colesterol ruim”. Eles chegaram até essa conclusão examinando a concentração sérica de partículas de LDL no sangue dos indivíduos pesquisados, cuja diminuição ocorreu após a introdução do consumo diário de abacate na dieta desses participantes.

Clique aqui para acessar o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31616932/

5. Podem ajudar a prevenir o câncer de boca:

Essa fruta também pode ser positiva para a saúde bucal. Um estudo de 2008, publicado na Seminars in Cancer Biology, registrou que certos nutrientes das abacates podem ajudar a interromper o crescimento de células pré-cancerígenas presentes nos cânceres intra orais – ou até mesmo extermina-las completamente.

Clique aqui para acessar o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18416986/

6. Podem nos tornar mais inteligentes:

Em um estudo de 2017, publicado na NeuroImage, encontraram-se ligações entre os ácidos graxos monoinsaturados presentes no abacate e a rede neural responsável pela inteligência geral. Os pesquisadores associaram esses ácidos graxos à rede de atenção dorsal, conectada à resolução de problemas e tarefas que requeiram mais atenção e habilidades específicas.

Clique aqui para acessar o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28821393/

Além de tudo isso, caso você precise de mais um empurrão para adicionar essa fruta à sua lista de compras, os abacates contêm concentrações relevantes de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas do Complexo B, C, E e K, minerais como magnésio, manganês, cobre, zinco, potássio e ferro, e ainda ácido graxo monoinsaturado – oleico – o mesmo presente no azeite de oliva.

79% da sua composição é por fibras predominantemente solúveis, que aumentam o tempo de absorção dos nutrientes e da sensação de saciedade. Além disso, favorecem a saúde da microbiota intestinal, reduzem os níveis séricos de glicose, e do colesterol total e suas frações.

Cabe destacar que a abacate porta muito pouco açúcar e, portanto, baixo índice glicêmico, sendo uma ótima alternativa para dietas que demandem a contagem ou restrição de carboidratos.

De outra parte, por ser um alimento de alta densidade energética, uma porção de 100 g tem 160 Kcal, deve-se calcular seu consumo a partir das necessidades individuais de cada paciente, contemplando à prescrição componentes como sexo, idade, peso, estatura, composição corporal, atividades física e de vida diária, disponibilidade digestória, e também outras questões clínico-nutricionais.

Você tem alguma dúvida sobre saúde, alimentação e nutrição? Envie um e-mail para [email protected] e poderei responder sua pergunta futuramente.

Nenhum conteúdo desta coluna, independentemente da data, deve ser usado como substituto de uma consulta com um profissional de saúde qualificado e devidamente registrado no seu Conselho de Categoria correspondente.

Clayton Camargos é sanitarista pós graduado pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Desde 2002, ex gerente da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) do Ministério da Saúde. Subsecretário de Planejamento em Saúde (SUPLAN) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Consultor técnico para Coordenação-Geral de Fomento à Pesquisa Em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde. Coordenador Nacional de Promoção da Saúde (COPROM) da Diretoria de Serviços (DISER) da Fundação de Seguridade Social. Docente das graduações de Medicina, Nutrição e Educação Física, e coordenador dos estágios supervisionados em nutrição clínica e em nutrição esportiva do Departamento de Nutrição, e diretor do curso sequencial de Vigilância Sanitária da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é proprietário da clínica Metafísicos.

CRN-1 2970.

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Fonte: Nacional

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Festas Play, BalanSoul e Criolina agitam festival no Parque da Cidade

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Festas Play, BalanSoul e Criolina agitam festival no Parque da Cidade
Redação GPS

Festas Play, BalanSoul e Criolina agitam festival no Parque da Cidade

Aguardado na cidade, o Festival Vibrar 2024 está prestes a agitar Brasília de 15 a 18 de agosto no Parque da Cidade e promete quatro dias de intensa atividade cultural, gastronômica e musical.

Além de grandes nomes da música brasileira e internacional, o evento contará com as festas Play, BalanSoul e Criolina, cada uma com sua identidade própria em um segundo palco, garantindo que a música e a festa não parem.

Produtor da festa Play, que acontece no dia 16 de agosto, Ktuh destacou a importância de participar de um festival que celebra a cultura local.

“Para a Play, é essencial estar no Vibrar, compartilhando nossos 16 anos de tradição com um público diversificado. Preparamos um time de DJs bem completo: além de mim, Ruiz Lopes, Gabi Buzzi, Spot e Tobias. A nossa promessa é passar por todas as vertentes do rock e gerações da festa, sem deixar a pista parada! São mais de 6 horas da melhor curadoria de rock da cidade. Estamos animados para uma noite memorável com artistas como Vanessa da Mata, Alice Caymmi e Céu”, disse.

Chicco Aquino, produtor da festa BalanSoul, que acontece no dia 17 de agosto, ressaltou que “o Vibrar é uma vitrine rica para a BalanSoul, que trará um line-up diverso e inédito, repleto de RnB, Brasilidades, Pop e Hip Hop, estilos que ecoam no coração do festival. A festa vai chegar junto com 5 atrações – além de mim, Miranda, Janna, Tamenpi (Só Pedrada Musical) e DJ A em um line up diverso e inédito. Estamos muito animados em fazer parte desse momento!”.

Já Rodrigo Barata, da festa Criolina, que acontece no dia 18 de agosto, frisou a importância de estar conectado com um evento que valoriza a diversidade musical.

“A Criolina representa uma marca de movimentação cultural há duas décadas em Brasília. No Vibrar, apresentaremos um set que resume nossa história e pesquisa musical. Vamos contar histórias de várias cenas da música brasileira, das antigas e das atuais, de vários locais do Brasil, das coisas contemporâneas, do som raiz e das misturas com música eletrônica também, das músicas das periferias e dos centros urbanos”, afirmou.

Além das festas temáticas, o Vibrar 2024 contará com mais de 30 atrações, incluindo Duda Beat, Vanessa da Mata, Planet Hemp, Nação Zumbi, entre outros. Com dois palcos principais e uma variedade gastronômica, o evento oferecerá uma experiência completa para até 6 mil pessoas na pista e mais mil no camarote.

A Limonada Project, famosa feira de exposição brasiliense, estará presente no evento para valorizar a economia local e reforçar a representatividade da cidade.

“Estamos trabalhando com uma curadoria linda de produtores locais, vamos exaltar as marcas de Brasília e mostrar o que tem de melhor na nossa cidade. É muito importante somar com eventos como o Vibrar que pensam e vibram de uma forma criativa, no intuito de fomento que possam agregar diversas áreas”, disse Gracilene de Bessa, à frente da iniciativa.

Um dos organizadores do evento, Renato De Luca sublinhou a importância do Vibrar 2024 em fortalecer os laços comunitários através da música em Brasília, proporcionando diversão e entretenimento para os moradores da cidade.

Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital, com valores a partir de R$ 45. A classificação indicativa é de 16 anos, com acesso permitido para menores acompanhados.

Serviço:

Vibrar 2024

Data: 15 a 18 de agosto de 2024

Local: Parque da Cidade (Praça das Fontes)

Horário: 16h às 02h

Ingressos: Bilheteria Digital

Classificação indicativa: 16 anos, menores acompanhados dos responsáveis também têm acesso ao evento

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Fonte: Nacional

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Com programação voltada à diversidade, Masp inaugura 3 novas mostras

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O Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, abre ao público nesta sexta-feira (5) três novas exposições que dialogam com o tema Histórias da Diversidade LGBTQIA+, escolhido para ser trabalhado pela instituição neste ano.

A primeira delas é uma coleção da artista norte-americana Catherine Opie, um dos principais nomes da fotografia internacional contemporânea e que fica em cartaz até o dia 27 de outubro. Chamada de Catherine Opie: o gênero do retrato, a exposição apresenta 63 fotografias de suas séries mais emblemáticas e que foram desenvolvidas ao longo de mais de três décadas de trabalho. A curadoria é de Adriano Pedrosa e Guilherme Giufrida.

Opie é precursora na discussão sobre questões de gênero. “Catherine Opie é uma artista que surgiu ali na cena californiana, onde estudou nos anos 80. Ela inicia com prática muito diversa, fazendo fotografias de arquitetura e análises sobre a sociedade e a cultura americana. Catherine fazia parte de um coletivo de pessoas lésbicas, trans, travestis e gays que estavam vivendo ali a experiência de uma vida urbana, noturna, sobretudo em São Francisco. Decide então começar uma série de retratos, no sentido de registrar mesmo, de transformar em imagem essa experiência social que estava vivenciando”, contou Giufrida, em entrevista à Agência Brasil.

Em suas fotografias, a artista retrata diversas expressões e subjetividades de indivíduos e coletivos que se identificam com gêneros e orientações sexuais diversas, especialmente pessoas queer. “Ela foi pioneira em perceber, registrar e transformar essa experiência em uma galeria, usando o sentido clássico que o retrato tem na história da arte”, afirmou o curador.

Por isso, a curadoria pensou em dar nova abordagem à apresentação dessas imagens, fazendo um diálogo com o próprio acervo artístico do museu. “Catherine estava dialogando com toda a tradição do retrato, na questão da pose, da cor chapada ao fundo, dos objetos que aparecem nas fotografias. E temos aqui no Masp um conjunto significativo dos maiores retratistas da história ocidental. Então, a gente decidiu misturar e justapor alguns retratos dela [feitos por Opie] a retratos aqui da coleção do museu”, explicou Giufrida.

“Procuramos estabelecer diálogos humorados, críticos ou algumas vezes ácidos, com 21 obras da nossa coleção que também vão entrar na exposição. Por isso a exposição se chama O Gênero do Retrato, porque a artista está lidando tanto com essa tradição do motivo do retrato na história da arte, como também subvertendo essa tradição trazendo discussões sobre corpo, sexualidade e identificação de cada um”, disse o curador.

Lia D Castro

A segunda mostra, que fica em cartaz até o dia 17 de novembro, traz os trabalhos da artista e intelectual Lia D Castro, que tem sua primeira mostra individual em um museu.

Lia D Castro: em todo e nenhum lugar tem curadoria de Isabella Rjeille e de Glaucea Helena de Britto e apresenta 36 obras da artista, a maioria delas pinturas de caráter figurativo e que exploram cenários onde o afeto, o diálogo e a imaginação são importantes ferramentas de transformação social. “A artista trabalha com pintura, instalação e fotografia. Trabalha com diversas mídias e tudo isso faz parte de um projeto que ela vem desenvolvendo, no qual se utiliza da prostituição, do trabalho do sexo, para investigar questões relacionadas à masculinidade, à cisgeneridade e à branquitude”, disse Isabella Rjeille.

São Paulo (SP) 04/07/2024 - O Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, abre ao público nesta sexta-feira (5) três novas exposições que dialogam com o tema Histórias da Diversidade LGBTQIA+, escolhido para ser trabalhado pelo museu neste ano de 2024.  Foto: Lia D Castro_Carlos_Davi/CABREL/Masp/Divulgação São Paulo (SP) 04/07/2024 - O Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, abre ao público nesta sexta-feira (5) três novas exposições que dialogam com o tema Histórias da Diversidade LGBTQIA+, escolhido para ser trabalhado pelo museu neste ano de 2024.  Foto: Lia D Castro_Carlos_Davi/CABREL/Masp/Divulgação

São Paulo – A escritora e compositora Lia D Castro mostra seus trabalhos no Museu de Arte de São Paulo (Masp) – Foto: Lia D Castro/CABREL/Masp/Divulgação

Por meios desses encontros com homens cisgêneros, em sua maioria brancos e heterossexuais, que produz seus trabalhos. “A maioria dos trabalhos que a Lia desenvolve e que estão na exposição é feita de forma colaborativa, junto com seus clientes que são, majoritariamente, homens brancos, autodeclarados heterossexuais, de classe média e alta e que a procuram para o trabalho do sexo. A Lia vai trabalhar com esses rapazes na elaboração do trabalho. A pintura não é um fim, mas um meio”, explicou a curadora.

Os clientes não são apenas pintados: eles mesmos participam de toda a concepção do trabalho, sugerindo como gostariam de ser retratados e até assinando as obras feitas em conjunto com a artista. “Ela fala que não quer representá-los, mas apresentá-los de uma maneira em que eles também tenham  voz ativa”.

Em entrevista à Agência Brasil, a artista contou que, antes do retrato, ela costuma perguntar a seus clientes questões que geralmente são direcionadas a pessoas LGBT+ ou negras: “Quando você se percebeu branco? E quando se descobriu cisgênero ou heterossexual?”. Com isso, ela subverte questões sobre raça, gênero e sexualidade.

“No meu processo inicial de pesquisa, vou usar da prostituição como meio de comunicação e de ponte até chegarem esses meninos. No terceiro ou quarto encontro, a gente começa a escrever sobre o trabalho que está por trás ou além da prostituição. Quero saber quem são eles, o que fazem. E aí vou fazendo algumas perguntas também mais relacionadas à branquitude, quando eles descobriram que são brancos e o que é ser branco em relação a outros povos não brancos dentro do Brasil. Meu foco é falar sobre a branquitude do homem brasileiro. O trabalho passa por esse processo de prática de sexo, pela entrevista e depois vou perguntar a eles se eles têm interesse em ir para museus”, explicou.

Durante esse processo, Lia contou que também foi se “autodescolonizando”. “Fui entendendo o quanto meu corpo era objetificado. Fomos educadas para ver o mundo com os olhos de um homem branco e odiar como pessoas brancas. Chamo isso de retina colonial. Uma das funções da retina é captar a imagem e transformá-la de acordo com a memória que ela tem sobre essa imagem. Fomos educadas a ver o mundo com os olhos de um homem branco. E como podemos tirar esses véus, essas camadas? Durante esse processo, fui tirando todas essas escamas da branquitude e as memórias da masculinidade branca, porque isso é compulsório”.

Em sua obra, Lia apresenta um processo criativo marcado por escolhas que são sempre coletivas: da paleta de cores à assinatura das obras. Nos trabalhos, a artista também se retrata: enquanto os homens estão nus, ela encontra-se vestida, tendo seu corpo coberto por esparadrapos, na contramão da tradição histórica da pintura ocidental, em que a grande maioria dos nus é feminina.

“Meu trabalho é organizar os desejos dessas pessoas. Então, eles vão escolher suas poses, a paleta de cores e vão também assinar. Eu não os represento, eu os apresento. Eles estão na assinatura, estão em suas escolhas afetivas. Quando falo do Davi, não falo dele como objeto. O Davi existe, ele está ali pela assinatura, pelo seu DNA e por sua memória afetiva de escolha”, disse.

Afeto, aliás, é uma das palavras-chave para entender o trabalho da artista. “Muitas vezes, ela aparece na série junto com eles. Outras vezes eles estão sozinhos, no sofá. Ou, às vezes aparecem com a cabeça sobre o colo dela, ela lendo um livro. O livro é algo muito recorrente na obra da Lia”, lembrou a curadora. “Tem essa construção que a Lia cria, esse lugar de vulnerabilidade e intimidade. Ambos ali estão numa situação de vulnerabilidade, nesse lugar de intimidade, mas também tem esse espaço possível para abordar as questões de maneira muito afetuosa e transformadora”, acrescentou. 

Além das pinturas, a exposição vai apresentar fotografias de registro do processo utilizado por Lia. Há também um caderno de desenhos com anotações mais teóricas e desenhos feitos pela artista, com técnicas preparatórias para pintura.

Ventura Profana

A última mostra, que pode ser vista até o dia 18 de agosto, será apresentada na sala de vídeo do museu e se dedica aos trabalhos da artista visual, pastora, cantora, escritora e compositora Ventura Profana. A curadoria é de David Ribeiro.

“Ventura Profana trabalha com muitas linguagens como audiovisual, música, intervenções artísticas. Ela tem uma linguagem bastante múltipla. Esse trabalho artístico é imbuído de um sentido missionário, religioso, espiritual. Antes de se intitular como artista, escritora, cantora e compositora, Ventura costuma se colocar em primeiro lugar como pastora missionária, ou seja, ela é uma pessoa que está nesse desejo, nesse interesse, de comunicar uma palavra de fé e de transformação e que está buscando construir ou apresentar muitas possibilidades de vida, especialmente para corpos dissidentes, pessoas trans, travestis, racializadas”, disse o curador.

Assim como em um trabalho missionário, a artista busca ressignificar os símbolos e valores da doutrina cristã, combatendo a visão opressora e fetichista que reproduz a exploração de corpos negros e travestis. “Isso é o que Ventura chama de teologia da transmutação, um pensamento espiritual, filosófico ou moral em que a artista pastora divulga e transforma todas as violências e sentimentos de desprezo na base de construção de uma nova vida”, explicou Ribeiro.

Nessa mostra serão apresentados quatro vídeos inéditos: A maior obra de saneamento, O poder da trava que ora, Procure vir antes do inverno e Para ver as meninas e nada mais nos braços. “Eles representam, com bastante vigor, esse pensamento espiritual, religioso e filosófico da artista pastora”, resumiu o curador. Além dos vídeos, o Masp vai promover, no dia 17 de julho, às 19h, em seu canal no YouTube, um bate-papo com a artista e o curador.

Mais informações sobre as três exposições podem ser obtidas no site do museu, que tem entrada gratuita todas as terças-feiras e também na primeira quinta-feira do mês.

Fonte: EBC GERAL

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