Geral
Campeonato Acreano de Xadrez de Categorias acontece em agosto na Superintendência da PF
Como um “esporte da mente”, com a possibilidade de realizar competições pela internet, o xadrez não ficou parado durante a pandemia e até cresceu em número de adeptos na modalidade on-line.
Agora, com milhões de novos atletas em todo o mundo, já retornam aos torneios presenciais nos países que alcançaram um maior controle da Covid-19. No Brasil, poucos torneios foram realizados este ano, com número reduzido de jogadores e rigoroso controle sanitário. Para o segundo semestre deste ano, entretanto, aguarda-se um grande número de competições em todas as regiões do país.
No Acre, os enxadristas realizaram no ano passado apenas uma competição, o campeonato estadual, em um torneio no Colégio Militar Tiradentes, no bairro Calafate, em Rio Branco, que definiu Neimar Dantas como o atual campeão. Este ano, ele terá a dura tarefa de defender seu título diante de competidores ávidos em arrebatá-lo, tanto os veteranos e ex-campeões dos anos anteriores quanto a nova geração que aproveitou o recesso da pandemia para “treinar” em intensas batalhas na internet.
Mas os pretendentes ao título de Campeão Acreano Absoluto ainda precisam ganhar uma vaga na final, que será no mês de outubro, para a qual o atual campeão já está classificado. Um torneio preliminar será realizado em agosto, definindo os campeões em quatro categorias: menores de 16 anos, feminino, U1800 e U1600 (jogadores com menos de 1800 e 1600 pontos no ranking da Federação Internacional). O torneio selecionará ainda 19 jogadores para a semifinal Norte/Nordeste do Campeonato Brasileiro, que está marcada para novembro, em Rio Branco. Para a final de outubro do Absoluto Estadual, classificam-se 7 jogadores.
Os jogos serão no prédio da Superintendência da Polícia Federal no Acre, cedido especialmente para a Federação estadual de Xadrez realizar a competição.
PARA OS AMANTES DA VELOCIDADE
Também em agosto, num intervalo dos jogos “pensados”, as partidas de 3 ou 4 horas de duração do torneio, será destinado um dia para os que pretendem disputar o campeonato estadual de “blitz”, como é popularmente conhecido o Xadrez Relâmpago, em que cada jogador tem no máximo 8 minutos para jogar toda a partida. A competição deste ano será na manhã de 7 de agosto e cada jogador terá apenas 3 minutos, com mais 2 segundos de acréscimo a cada lance. Muitos jogadores preferem participar apenas desta modalidade de xadrez rápido, porque toda a competição se realiza em apenas um dia e porque não haverá exigência de que os competidores estejam filiados à Federação estadual ou à Confederação nacional, ou seja, qualquer amador pode participar pagando uma inscrição de apenas 20 reais.
Evento: Campeonato Acreano de Xadrez de Categorias – Semifinal do Absoluto Estadual
Dias: 5,6,7,8, 13, 14 e 15 de Agosto
Local: Superintendência da polícia Federal, Rio Branco -AC
Inscrições nos telefones: 68 98110-6081 com Neurismar Rocha
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.


Você precisa fazer login para comentar.