Extra
Caminhoneiros liberam tráfego após entendimento com autoridades dos dois países
Alexandre Lima
Após 48 horas interditada pelo lado boliviano, a Avenida Internacional foi liberada na manhã desta quarta-feira, dia 8, após ficar impedida por caminhoneiros bolivianos e peruanos que usam parte do Brasil pelo Acre, para transportar cargas passando pelo Peru.
Tal atividade dar-se-á ao fato de alguns estados boliviano como Pando, que tem Cobija como capital, não possui estradas trafegáveis, principalmente no período de inverno, o que ocorre fechamento total para caminhões que abastecem nas mais diversas áreas, principalmente o combustível.
Nos últimos dias, devido a construção de uma ponte no interior de Pando, o fluxo de caminhões com toneladas de cimento, brita e outros material para construção, teve um aumento significativo para que fosse realizado os trabalhos aduaneiros de forma rápida, sendo que existe a exportação a ser tratada da mesma forma.
Importante destacar que esses caminhões não pagam taxas, não respeitam os limites de carga e não geram renda no lado brasileiro, uma vez que são apenas transeuntes com suas cargas e vem destruindo a BR 317 (Estrada do Pacífico) entre Assis Brasil e Brasiléia.
Havia sido resolvido que, os funcionários da Receita Federal iriam trabalhar de forma alternada em três dias na semana somente para tratar desse assunto. O que gerou uma certa revolta por parte dos motoristas e acumulo de caminhões na fronteira.
Nesta quarta-feira, dia 8, após conversas, ficou decidido que os trabalhos iriam voltar a ser de segunda à sexta, limitando em apenas 15 caminhões/dia. Sendo justificado que o órgão no lado brasileiro, não possui funcionários suficiente para atender muito mais.
O delegado da Receita Federal na fronteira do Acre, Alexandre Antunes, recebeu a equipe do jornal oaltoacre.com e falou sobre o assunto.
Veja vídeo.
Comentários
Extra
Vídeos: Homem sofre tentativa de homicídio a tiros dentro de casa em Epitaciolândia
Willian Santos Silva, de 40 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio a tiros dentro da própria residência na madrugada desta segunda-feira (14), no bairro José Hassem, em Epitaciolândia, interior do Acre. Ele foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deverá passar por cirurgia para a retirada de um projétil alojado na região pélvica.
De acordo com informações preliminares, Willian dormia em casa, localizada nas proximidades de uma quadra sintética, quando foi surpreendido por diversos disparos de arma de fogo. O autor, ainda não identificado, teria invadido o terreno pelos fundos, aproveitando uma cerca danificada, e efetuado os disparos por meio do basculante do banheiro.
A vítima foi atingida no braço e na região dos glúteos. Após os tiros, o suspeito fugiu do local, tomando rumo ignorado. Um vizinho prestou os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou Willian ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasileia, antes da transferência à capital.
Equipes das forças policiais estiveram na residência para iniciar as investigações. A principal linha de apuração aponta para um possível acerto de contas envolvendo um desafeto da vítima, que agora está sendo procurado pelas autoridades.
O estado de saúde de Willian é considerado estável, e um boletim médico deve ser divulgado após a realização da cirurgia. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Comentários
Extra
Prefeitura de Assis Brasil lança oficialmente o Carnavassis 2025
Na manhã desta segunda-feira, 14, o prefeito Jerry Correia reuniu autoridades e representantes de diversos setores para o lançamento oficial do Carnavassis 2025. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e marcou o início dos preparativos para a edição deste ano, que promete ser ainda mais organizada, segura e participativa.
Estiveram presentes na reunião o comandante da Polícia Militar de Assis Brasil, Carlos César; o delegado da Polícia Civil, Luccas Vianna; o tenente Gledison, representante do Corpo de Bombeiros do Alto Acre; Edson Araújo, representando o DETRAN regional do Alto Acre; e Hellen Kelma, representante regional do Sebrae. Também participaram vereadores e representantes do setor de bebidas e alimentação, parceiros essenciais para a realização do evento.
Durante o encontro, foram discutidas medidas de segurança, mobilidade, apoio aos empreendedores locais e a programação que será divulgada em breve. O prefeito destacou a importância do planejamento conjunto com todas as instituições envolvidas para garantir um carnaval alegre, seguro e que valorize a cultura local.
“O Carnavassis já é uma tradição esperada pela nossa população e pelos visitantes. Com o apoio de todas as forças de segurança, instituições parceiras e empreendedores locais, vamos realizar uma festa bonita, organizada e com muita responsabilidade”, afirmou o prefeito Jerry Correia.
A edição de 2025 terá novidades na estrutura, atrações musicais regionais e incentivo à economia local, movimentando o comércio e gerando oportunidades. A expectativa é reunir centenas de pessoas durante os dias de folia, com programação para todas as idades.
Nas próximas semanas, a Prefeitura divulgará mais detalhes da programação oficial.
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
Governo do Estado do Acre
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
A Prefeitura de Brasiléia, torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença Ambiental Única – LAU, para as atividades de Construção da Creche Pimpolho, localizada no Ramal do Nazaré, no Município de Brasiléia – Acre.
Brasiléia – Acre, 09 de Abril de 2025
Adanilza Goreth da Silva Bibiano
Secretária Municipal de Planejamento de Brasiléia – Acre.
Você precisa fazer login para comentar.