Conecte-se conosco

Acre

Cameli: O filho de Eládio e dona Linda, sobrinho de Orleir, entrará para a história como um colecionador de vitórias

Publicado

em

Gladson será o décimo oitavo governador após a elevação do Acre a Estado; o cidadão que se senta nas escadarias do Palácio e come pipoca ao lado das “minhas autoridades”

Quando ler o compromisso de posse na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, no próximo domingo, dia 1, no momento em que o sol se ocultará, ao oeste, Gladson Cameli entrará para a história como décimo oitavo governador após a elevação do Acre a Estado, em 1962. Do regime de eleições diretas, Cameli será o nono governador a subir as escadarias do Palácio Rio Branco e o segundo governador do Acre reeleito após o regime militar.

A política está no sangue. Aos 45 anos, o filho de Cruzeiro do Sul não esconde de ninguém sua inspiração na carreira pública: o tio, Orleir. Até os dias de hoje, a emoção marca suas palavras quando ele lembra do tio que governou o Acre entre 1995 e 1999. Os primeiros passos dessa caminhada vitoriosa foram dados por Gladson Cameli no palanque, ao lado de Orleir, nas barrancas do Juruá.

O filho de dona Linda – como sua mãe – dona Maria Lindomar, gosta de ser chamada, entra para a história também como um colecionador de vitórias. Tem uma trajetória política invejável, iniciada aos 28 anos quando foi eleito deputado federal, em 2006, com 18.886 votos.

Entre 2006 e o primeiro dia de 2023, são 17 anos. Cameli precisou menos do que isso para alcançar o lugar mais alto da política. Foram 12 anos até ser eleito governador pela primeira vez em 2018. Ela já entrava para a história, saiu de 18 mil votos de sua primeira eleição para 223.993 votos, votação ampliada em 2022 para 235.705 votos.

Os números marcam sua trajetória política e são o forte de seu governo, principalmente no setor produtivo. O Acre comemora sucessivo superavit na balança comercial impulsionada pela plantação de soja, ampliação da produção de grãos, exportação de madeira e castanha, tudo com politica de sustentabilidade.

Só não conte com números em seu discurso. Conhecido por quebrar protocolos, Cameli caiu no gosto popular por atitudes carismáticas, alguém capaz de se sentar nas escadarias do Palácio Rio Branco e comer pipoca ao lado de crianças que ele chama de “minhas autoridades”. É o cidadão que adotou cartinhas do Papai Noel e realizou sonhos, que doou cadeiras de rodas e reforçou a merenda escolar com o chamado “prato extra”, uma marca da educação de seu governo.

Quantas conquistas. Entre 1962 e 2023, o que mudou na vida do povo acreano? O que vai mudar quando Gladson Cameli deixar o governo? O desafio do futuro. Tudo reunido em um único juramento.

Será hora crepuscular quando o filho do empresário Eládio e pai do pequeno Guilherme sair da Assembleia Legislativa, empossado, para o reencontro com o povo que o reelegeu. Frequentador de rituais xamânicos nas aldeias indígenas da Amazônia, foi escolha pessoal dele o horário de transição entre noite e dia para sua nova subida ao Palácio Rio Branco.

É o Gladson, sendo Gladson.
Sensível, humano e espiritual, ele sabe da importância dessa transição entre dia e noite. Isso, certamente representará uma mudança de governo, uma nova gestão, já que essa é considerada a melhor hora do dia.

Gladson e a vitória, assim o mais novo governador do Acre segue construindo uma relação de carinho, amor e compromisso com o povo do Acre.

Já deu tudo certo!
Ouvi tanto isso em cafezinhos com o então deputado federal, senador e governador. É o que esperamos nos próximos quatro anos.

Jairo Carioca é jornalista, assessor de imprensa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro

Publicado

em

Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.

As lesões constatadas na vítima, notadamente múltiplas perfurações por arma branca e indícios de tentativa de degolamento, não se mostram, em um primeiro exame, compatíveis com a dinâmica típica desse tipo de delito patrimonial, sugerindo, ao contrário, violência exacerbada e desnecessária ao fim de subtração de bens.
Trata-se de padrão de agressão que, com frequência, revela desprezo pela condição da vítima e se associa a crimes praticados por motivação de ódio, fenômeno que infelizmente se repete em contextos diversos, como nos assassinatos de mulheres e na eliminação violenta de pessoas homossexuais. Típica ação de homofobia.
Moisés Alencastro era servidor público comprometido com o enfrentamento dessas formas de violência, atuando no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, junto ao Centro de Atendimento à Vítima, justamente na defesa da dignidade humana e da responsabilização penal adequada dos agressores.
Sua morte não pode ser tratada como mais um episódio banal de violência. Ela expõe, de forma dolorosa, a realidade que ainda vivemos e reforça a necessidade de avanços concretos na construção de uma sociedade mais tolerante, livre de toda discriminação, preconceito e homofobia , fundada no respeito à condição humana de todos.
Espera-se que os fatos sejam rigorosamente apurados, com a correta definição jurídica do crime e a responsabilização penal proporcional à gravidade da conduta, para que essa morte não permaneça impune — como o próprio Moisés sempre defendeu em sua atuação institucional.

Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira

Publicado

em

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.

A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.

Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.

Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.

Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)

Publicado

em

Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida 

O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).

O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.

— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.

Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.

Comentários

Continue lendo