Extra
Câmara de Brasileia realiza primeira Sessão Ordinária de 2022
Assessoria de Comunicação da C.M.B
Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Brasiléia voltou a realizar as atividades legislativas, nesta Terça-feira (01), com a primeira sessão ordinária de 2022, onde contou com a participação dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Lessandro Jorge (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Rogerio Pontes (PROS), Neiva Badotti (PSB), Leomar Barbosa (PSD), Leonir Castro (PP) e Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Após a leitura das matérias aconteceu a votação das comissões. “As comissões são órgãos técnicos, compostos pelos membros da casa destinados, em caráter permanente ou transitório a estudos, exarar pareceres especializados, realizar investigações e representar o legislativo. ”
As comissões permanentes são compostas de três vereadores, com as seguintes denominações:
- Justiça e redação.
- Finanças, orçamento, produção, comercio obras e serviços públicos.
- Cultura e assistência social.
Logo após acontecer a votação ocorreu a apuração dos votos e em seguida aqueles parlamentares que obtiveram mais votos tiveram a chance de concorrer as comissões, onde posteriormente em consenso dos vereadores foi decidido qual cargo cada um ocuparia nas comissões.
A primeira comissão de justiça e redação tem como presidente o vereador Lessandro Jorge (PT), relator vereador Elenilson Cruz (PT) e membro o vereador Reinaldo Gadelha (MDB).
Já a comissão de Finanças, orçamento, produção, comercio obras e serviços públicos. Tem como presidente a vereadora Marinete Mesquita (PT), relator o vereador Lessandro Jorge (PT) e membro o vereador Jurandir Queiroz (PROS).
A comissão de cultura e assistência social tem como presidente o vereador Rogerio Pontes (PROS), o vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB) como relator e como membro o vereador Leonir Castro (PP).
Durante o grande o expediente os vereadores fizeram o uso da tribuna, realizaram indicações de melhorias para a cidade, além de discutirem sobre assuntos pertinentes para a comunidade.
Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala relatando a sua presença e a do vereador Lessandro Jorge em uma reunião onde esteve presente o governador Gladson Cameli, e de oportuno o Nobre vereador solicitou que possa ter celeridade na assinatura dos convênios da clínica do rim, pois com essa assinatura irá beneficiar diretamente várias pessoas que necessitam dos serviços na regional. O parlamentar solicitou ainda a contratação de novos profissionais para o hospital regional e a reabertura da ala que recebe as pessoas acometidas pela Covid-19, onde prontamente o governador disse que irá atender seus pedidos. O parlamentar expressa sua felicidade ao relatar sua participação em mais uma reunião desta vez com a prefeita Fernanda e o secretário da SEINFRA, onde foi disponibilizado para o município através do governo do Estado mais de 1,5 km de asfalto para que sejam realizadas melhorias na cidade, a prefeitura também irá realizar a compra de outras 700 toneladas de asfalto. Dando seguimento a sua fala o vereador relata a grande obra que vem sendo realizado no bairro Nazaré, onde está sendo instalada a rede de água beneficiando assim várias famílias que residem no local, de oportuno parabeniza o DEPASA e a prefeitura pela realização da obra. O vereador reconhece os trabalhos realizados na linha 8 e linha 9 no ramal do km 13, parabeniza o prefeito que estava em exercício, Carlinhos do Pelado, por prontamente atender seu pedido. Finalizou pedindo que providências sejam tomadas em relação a ponte Wilson Pinheiro tendo em vista que a mesma se encontra às escuras.
Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes no recinto, parabenizou todos os vereadores, tendo em vista a contribuição que cada um tem dado para o município. O parlamentar ressaltou ainda sua participação em várias agendas juntamente com Vereador Elenilson nas últimas semanas. Pediu a compreensão da população em relação à situação da infraestrutura da cidade, pois o mesmo esteve participando de uma reunião com secretário de infraestrutura do Estado, Cirleudo Alencar, onde o mesmo se comprometeu a está alocando para o município 1500 m de asfalto, que serão utilizados para realizar melhorias na cidade, de oportuno o vereador agradeceu o governo do estado na pessoa do secretário de infraestrutura. Relatou ainda que a prefeitura de Brasileia estará adquirindo 700 toneladas de asfalto para realizar uma grande operação tapa buracos, ressaltou também que esse insumo será adquirido com recursos próprios. Parabenizou a secretária de educação Francisca Oliveira, pela construção de quatro novas salas na escola Socorro Frota. Finalizou solicitando que seja enviado ofício ao superintendente do Banco do Brasil no Acre, para que o mesmo tome providências em relação aos problemas que vem acontecendo na agência de Brasiléia.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Iniciou suas palavras cumprimentando a todos os presentes no recinto, e agradecendo a Deus pela vida, pois diante de todos os problemas o mesmo se encontra com saúde e bem. O vereador parabenizou o trabalho da secretaria de educação Francisca Oliveira, vem desenvolvendo a frente da pasta, principalmente pelo início da construção de 4 salas na atual escola Socorro Frota, que irá beneficiar vários alunos. O nobre edil relata a visita que realizou ao secretário de obras Francisco Lima, onde o mesmo pode anunciar ao vereador que iniciará uma megaoperação tapa-buracos na cidade de Brasiléia, de oportuno parabenizou a prefeita Fernanda Hassem e o seu vice-prefeito Carlinhos pelo compromisso que eles têm com a cidade. Continuando a sua fala, solicitou que seja enviado oficio a secretaria de obras para que neste ano de 2022, realize uma recuperação no ramal Santa Luzia até a beira do Iaco no km 84, e que essa melhoria possa contemplar também os “braços” do ramal principal. Finalizou sua fala se colocando à disposição da população.
Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, deu início à sua fala demonstrando sua indignação com a situação que se encontra a construção da nova escola Socorro Frota, tendo em vista que é uma escola orçada em mais de 3 milhões de reais e que até o momento não foi concluída. A parlamentar também demonstra sua indignação em relação a situação que se encontra o prédio do CREAS que foi entregue no mês de junho de 2021, e até o momento não está em funcionamento para a comunidade. Relatou que recentemente esteve realizando uma visita no prédio e constatou que o mesmo se encontra em reforma. A mesma diz ser vergonhoso a situação que o mesmo se encontra, e afirma ter uma duplicidade de gastos, tendo em vista que a empresa responsável pela obra que era para estar prestando os serviços de reforma no local e não a prefeitura. Continuando sua fala a vereadora pede que seja encaminhado um oficio para os dois procuradores do município, procurador Felipe Andrade e procurador Francisco Valadares Neto, e o controlador Jorge Inácio, para que os mesmos compareçam à tribuna para darem algumas explicações a respeito da legalidade de algumas obras. Finalizou sua fala solicitando que o secretário de saúde possa pegar o aparelho que está no posto de saúde do km 19, o Colposcópio que está sem funcionar, e o coloque para funcionar, ficando à disposição da comunidade.
Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou suas palavras relatando a situação que se encontra o beco da igreja Batista, segundo o mesmo o acúmulo de lixo está grande no local, dificultando assim a trafegabilidade das pessoas que por ali transitam. Com isso, o vereador solicita ao secretário de obras Francisco Lima, que realize a limpeza no local, pede ainda que seja realizado a troca de lugar do refletor que tem no local, para que assim o lugar tenha uma iluminação melhor. Dando segmento solicita que aconteça a desobstrução do esgoto que tem atrás a igreja Batista, pois os moradores estão sofrendo constantes problemas no local devido ao esgoto, quando chove alaga os quintais, causando mau cheiro e trazendo riscos para as pessoas que ali residem. O parlamentar solicita que seja encaminhado um requerimento ao DNIT, para que o órgão busque resolver a situação da BR-317, tendo em vista a situação crítica que se encontra, com isso requer uma ação emergencial para que sejam evitados acidentes.
Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna parabenizando o secretário de assistência social do município, Djailson Américo, pois segundo o vereador é um secretário que se destaca e sempre está à disposição da população para ouvir, de oportuno o vereador agradece pelo trabalho que vem sendo realizado pelo secretário. Solicitou que seja realizado um trabalho de tapa buracos no ramal principal do Polo, tendo em vista a grande quantidade de buracos que encontramos no local. O parlamentar expressa sua felicidade em relação as melhorias anunciadas para o bairro Alberto Castro, o mesmo relata que aguarda ansioso para que os trabalhos sejam iniciados. O vereador solicitou ao DEPASA que a rede de agua seja estendida até o bairro José Rabelo, tendo em vista que atualmente essa comunidade não dispõe dessa rede de água, e que a prefeitura possa realizar a reposição das lâmpadas que estão faltando no referido bairro. Finalizou suas indicações pedindo que a prefeitura possa fazer o melhoramento de um ponto crítico no ramal da Pinda (km59).
As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo camaramunicipaldebrasileia.com.br
Comentários
Extra
Mais de R$ 1,5 milhão em investimentos reforça segurança no trânsito e ampliam CNH Social no Alto Acre
Fortalecer as ações de segurança no trânsito e ampliar o acesso a documentos como a CNH Social têm sido algumas das principais linhas de atuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nos municípios do Acre. Nesta quarta-feira, 14, o governador Gladson Camelí esteve em Brasileia para entregar 62 carteiras de habilitação pelo programa CNH Social, além de 91 coletes e 40 capacetes destinados a motociclistas da região do Alto Acre.

Durante solenidade realizada na Quadra Cultural Sebastião Dantas, Camelí destacou que os investimentos nessa área já ultrapassam R$ 1,5 milhão, beneficiando a população e democratizando o acesso a programas e direitos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Somente no Alto Acre, já foram entregues 632 habilitações.
“Essa é uma das principais iniciativas sociais do nosso governo, voltada para ampliar oportunidades e gerar renda às famílias acreanas”, frisou o governador.
Ele lembrou que o programa, criado durante a pandemia da covid-19, já beneficiou milhares de acreanos em todo o estado, oferecendo alternativas de inserção no mercado de trabalho. Camelí agradeceu à presidente do Detran, Taynara Martins, e à sua equipe, pela condução da iniciativa, além de reconhecer o apoio do prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e dos vereadores da região.

“Não existe nada mais importante do que dar uma oportunidade para quem está em busca de um meio honesto e produtivo para cuidar da sua família”, afirmou.
Democratização dos serviços
Durante agenda na região do Alto Acre, o governador Gladson Camelí ressaltou as ações voltadas para democratização dos serviços públicos e promoção da igualdade social. Ele destacou iniciativas do Detran, como a entrega de equipamentos de segurança para mototaxistas e a ampliação do programa CNH Social.
Segundo Camelí, o programa tem sido fundamental para oferecer oportunidades a jovens que ainda não possuem carteira de habilitação, permitindo sua inserção no mercado de trabalho.
“A CNH Social é uma oportunidade para que o jovem possa iniciar sua vida profissional. Essa ideia foi tão importante que o próprio governo federal está replicando”, afirmou.
O governador também enfatizou os investimentos realizados na região. “Só aqui já foram mais de R$ 1,5 milhão aplicado em ações do Detran. Queremos ampliar ainda mais, entregar mais equipamentos e fortalecer os programas”, disse.

Camelí mencionou, ainda, a necessidade de obras estruturantes, como a construção de uma ponte na região. “Não será possível concluir no meu governo, mas vamos deixar tudo encaminhado para que essa obra seja realizada”, declarou.
Outro anúncio feito pelo governador foi a convocação de 91 novos servidores para o quadro do Detran, publicada no Diário Oficial. O chamamento ocorre após 15 anos sem novas contratações. “Isso mostra que a economia do Estado está equilibrada. Recebi várias mensagens de agradecimento da população”, destacou.
Ele aproveitou para reconhecer o apoio da Assembleia Legislativa, representada pelo deputado estadual Tadeu Hassem, que tem dado respaldo às ações do Executivo.

Ampliação dos serviços
A presidente do Detran, Taynara Martins, destacou as ações do governo estadual voltadas para a segurança viária e inclusão social em Brasileia. Entre os anúncios, está a convocação de 91 novos servidores concursados para atender todo o estado, além da continuidade do programa Motociclista Consciente, que distribui capacetes e coletes para mototaxistas e motoboys em todo o Acre.

Segundo ela, somente em 2025 foram entregues mais de 1,3 mil coletes e 2,8 mil capacetes em diferentes municípios. “Esses equipamentos representam não apenas economia para os trabalhadores, mas principalmente mais segurança para quem utiliza o transporte sobre duas rodas”, afirmou.
Ela ressaltou também a importância da CNH Social, iniciativa pioneira no Acre que já beneficiou 17 mil pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.
“O programa é geração de emprego, renda, inclusão e cidadania. Hoje entregamos novas habilitações e anunciamos que mulheres vítimas de violência também serão contempladas nas próximas etapas”, disse.
A presidente destacou que o Acre foi um dos primeiros estados a implantar a CNH Social, servindo de modelo para outras unidades da federação. “Estamos garantindo oportunidades para quem mais precisa e fortalecendo a segurança viária em todo o estado”, concluiu.

Euzimar relembra que esta é a primeira vez que um governo prioriza a categoria. Foto: Alexandre Lima
Cuidado com o trabalhador
O presidente do sindicato dos mototaxistas de Epitaciolândia, Euzimar Oliveira, destacou a importância das ações do governo estadual voltadas para a segurança da categoria. Durante evento de entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e coletes, ele ressaltou que o reconhecimento aos trabalhadores é motivo de gratidão.
“Para nós é muito gratificante ver que o governo tem olhado com carinho para a população de Epitaciolândia e Brasileia, especialmente para os mototaxistas, que são uma das categorias que mais trabalham na cidade. Enquanto outras categorias cumprem jornadas de oito horas, nós chegamos a trabalhar até 14 horas por dia para garantir o sustento”, afirmou.

Oliveira lembrou que, em gestões anteriores, a categoria não recebia atenção, mas que agora tem sido contemplada com ações concretas. “Há pouco mais de um ano fomos beneficiados com capacetes, e agora recebemos também os coletes. Isso demonstra que o governador Gladson Camelí tem olhado para nós, uma categoria que sofre, mas que é essencial para a cidade”, disse.
Ele ressaltou que, muitas vezes, o sindicato precisa arcar com recursos próprios para adquirir equipamentos de segurança, e que a iniciativa do governo representa um alívio para os trabalhadores. “Hoje estamos recebendo esses EPIs de forma gratuita, o que é muito importante. Esperamos que os gestores municipais, tanto do Legislativo quanto do Executivo, também sigam esse exemplo e apoiem nossa categoria”, concluiu.

O presidente do sindicato dos mototaxistas de Brasileia, Manoel Soares, lembrou que, no ano passado, os mototaxistas já haviam sido contemplados com capacetes, e agora recebem novos equipamentos de proteção. “Isso é muito importante, principalmente para aqueles que não têm condições de arcar com os custos da CNH ou dos EPIs. Nós transportamos a população mais carente e precisamos desse apoio”, disse.
Ele também reconheceu o trabalho da vice-governadora Mailza Assis e reforçou a gratidão da categoria. “O governador e a vice estão de parabéns. Só temos a agradecer por esse olhar especial para os mototaxistas, que são fundamentais para a mobilidade da cidade”, concluiu.

‘Sonho que saiu do papel’
A dona de casa Ivana da Silva foi uma das contempladas pelo programa CNH Social, iniciativa do governo do Acre que garante habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. Ela contou que já havia tentado anteriormente, mas só agora conseguiu realizar o sonho de obter a carteira de motorista.
“Foi a segunda vez que me inscrevi e, graças a Deus, fui sorteada. Eu não tinha condições de pagar pela CNH e esse programa realizou um sonho, não só meu, mas de muitas pessoas. Agora posso andar tranquila, conforme a lei, e isso vai me ajudar muito na minha vida, principalmente para levar e buscar meus filhos na escola”, afirmou.

Ivana destacou que a habilitação representa independência e novas oportunidades. “É uma conquista que abre portas para a vida profissional e traz segurança para o dia a dia”, disse.
A partir deste ano, o programa CNH Social oferecerá 5 mil vagas, sendo parte delas destinada especialmente a mulheres vítimas de violência, ampliando o alcance social da iniciativa.
The post Mais de R$ 1,5 milhão em investimentos reforça segurança no trânsito e ampliam CNH Social no Alto Acre appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Extra
Caso Regina: Polícia prende quatro suspeitos por homicídio brutal ligado a facção em Brasiléia
Crime foi motivado por “decreto” do Comando Vermelho; vítima foi morta enquanto dormia
A Polícia Civil do Estado do Acre deflagrou, na tarde desta terça-feira (13), uma operação em Brasiléia para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao assassinato de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, ocorrido na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano.
Durante a ação, coordenada pela Delegacia-Geral de Brasiléia, quatro pessoas foram presas, suspeitas de participação direta no planejamento e na execução do homicídio, considerado qualificado e de extrema violência. Uma quinta investigada, apontada como responsável pela logística do crime, segue foragida e já teria manifestado intenção de deixar a comarca.

Regina foi ‘condenada’ pelo ‘tribunal do crime’ e assassinada encima da sua cama por pessoas que conhecia ligadas a facções.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por um “decreto” emitido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que acusavam a vítima de colaborar com a polícia.
Além das prisões, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Eldorado, apontado como o centro de articulação do grupo criminoso. No local, a polícia tentou localizar a faca de açougueiro usada no assassinato, um sistema de gravação de câmeras de segurança (DVR) que teria registrado a movimentação dos suspeitos, além de objetos que podem conter vestígios de sangue.
De acordo com o inquérito, a investigada foragida teria fornecido a arma do crime — uma faca de grande porte com cabo branco — e emprestado a própria motocicleta para o deslocamento e fuga dos executores.
A vítima foi surpreendida dentro do próprio quarto enquanto dormia, com o som ligado, o que impediu que os vizinhos percebessem os pedidos de socorro. A polícia também apura a participação da enteada da vítima, que teria facilitado o acesso dos criminosos à residência e neutralizado o cachorro da família para evitar alarde.
O delegado Erick Ferreira Maciel fundamentou o pedido de prisão preventiva na periculosidade dos envolvidos e no risco à ordem pública, ressaltando que a liberdade dos investigados poderia comprometer as investigações, intimidar testemunhas e prejudicar a colheita de provas.
As investigações seguem em andamento para localizar a quinta suspeita e concluir o inquérito policial, que já conta com confissões parciais dos presos.
Comentários
Extra
Jovem é morto com tiros no peito e cabeça em área de invasão em Epitaciolândia
Vítima de 23 anos foi encontrada sem vida em um quintal na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem; Polícia Civil investiga autoria e motivação
Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Teixeira Ribeiro, foi assassinado na noite desta segunda-feira (12) dentro de uma área de invasão localizada na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem, no município de Epitaciolândia.
De acordo com informações preliminares levantadas pelas autoridades, Daniel estava na casa de familiares quando recebeu uma ligação de conhecidos e decidiu ir até o local ainda durante a tarde. Horas depois, moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.
Após os tiros, populares saíram para verificar o que havia ocorrido e encontraram o jovem caído em um quintal já por volta das 22 horas. Foi identificado três marcas de disparos; um na cabeça dois no peito. Um dos projéteis transpassou saindo nas costas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados, mas enfrentaram dificuldades para chegar até o local, já que moradores demoraram cerca de 30 minutos para fornecer informações que permitissem o acesso da equipe de resgate.
Quando os socorristas conseguiram chegar, apenas puderam constatar o óbito. Não foi identificada saída do projétil, o que indica que a ‘bala’ permanece alojada no corpo da vítima.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passará por exames periciais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os autores.





































Você precisa fazer login para comentar.