fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Sem rolinhas e sem folia: Com Covid-19 em alta, Carnaval de Brasileia e desfile das Rolinhas do Coronel é cancelado

Publicado

em

 

Por Fernando Oliveira – oaltoacre.com

Brasileia é conhecida como a terra do Carnaval no Acre, pelo terceiro ano consecutivo não realizará a tradicional festa carnavalesca por causa da pandemia do novo coronavírus. E diante da terceira onda da doença no estado, a Prefeitura do município não autorizou a realização do evento.

A festa popular era realizada todos os anos no mês de fevereiro na praça central da cidade Hugo Poli, ultimamente por um grupo de amigos chamados “Amigos da Folia” que contavam com a PPP – Parceira Pública Privada, entre comerciantes locais e o poder público municipal para realizar o carnaval.

No terceiro dia de folia no domingo a tarde, centenas de homens vestidos com roupas femininas e mulheres com roupas masculinas, formavam um grande bloco antigo no município e organizado até então, pela tradicional família Salvatierra “As Rolinhas do Coronel.”

Era quando os foliões saíam pelas principais ruas e avenidas da cidade com muita fantasia, caipirinha e diversão levando alegria aos moradores que acompanhavam das calçadas de suas casas o desfile aleatório do bloco. Mas, este ano também por conta do aumento de novos casos de Covid-19 no município, na região do Alto Acre e no Estado, o bloco não sairá às ruas novamente por segurança à saúde da população.

Carnaval fora de época em Brasiléia é uma das grandes atrações, festa alusiva ao aniversário do município – Foto: Alexandre Lima

Já o Carnaval “fora de época” que acontece no mês julho para comemorar o aniversário de Brasileia, não está confirmado mais também não está descartado, um evento teste com público de acordo com a iniciativa privada que realiza o evento. A Prefeitura do município informou que o evento e outras atividades e até religiosos, onde conta com um grande público, só vão ser autorizados se os munícipes estiverem vacinados e a pandemia estiver controlada com os números de casos e internações em baixa.

De acordo com o boletim mensal de Covid-19 de Brasileia, mostra que janeiro teve o maior índice de casos em um mês desde o primeiro caso no município (487 casos), superando o mês de julho de 2020 que teve 427 casos confirmados. Conforme você confere no gráfico abaixo. Atualmente o município tem 3.452 casos confirmados e 44 mortes pelo vírus.

No dia 19 de janeiro deste ano, o governador do estado do Acre Gladson Cameli, já havia anunciado o cancelamento da festa de carnaval em todo o estado por causa da terceira onda da pandemia que chegou no inicio do ano, momento em que os casos voltaram a subir muito rapidamente no estado.

Bloco Rolinhas do Coronel uma das tradições no carnaval tradicional não haverá novamente devido a pandemia – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Na época o governador disse que está de acordo com a ciência, aconselhou as pessoas a se vacinarem e falou que a prioridade é a vida.

Na terça-feira, 01, menos de um mês depois e após o Acre registrar recorde de casos de Covid-19 em 24 horas, o governador Gladson Cameli, por meio do Pacto Acre Sem Covid, publicou nova classificação de risco referente a situação da pandemia do novo coronavírus colocando o estado em situação de atenção (bandeira amarela).

Nesta quarta-feira (02), de acordo com a Agencia de Noticias do Acre, informou que vem lutando para conter avanço da terceira onda de covid-19 no estado. O governo decretou a suspensão de eventos contendo acima de 300 pessoas, com ou sem assento em todo território acreano.

Sejam eles eventos sociais, culturais, recreativos, esportivos, religiosos e similares. O decreto publicado no Diário Oficial do Estado tem vigência até 31 de março.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acidente fatal: Choque entre moto e utilitário na BR 317 registra morte de mulher

Publicado

em

Imagens de Jhonys David – Ceará

As informações ainda estão sendo coletadas, mas, dão conta de um acidente entre uma moto modelo Honda/POP, placa NXS 1341 e um utilitário VW/Saveiro, de cor vermelha, que resultou na morte de uma mulher que estava pilotando a motocicleta.

A acidente ocorreu no km 5 da BR 317 (Estrada do Pacífico) onde tem acesso ao Ramal do Esperança. Um vídeo feito por celular no local dá conta que o condutor do utilitário teria se evadido do local, indo rumo ao município de Assis Brasil.

Vítima, identificada como Rizomar, tinha 50 anos e era funcionário da área da saúde de Brasiléia.

As primeiras informações dão conta que, a vítima identificada como Rizomar Moura de Oliveira, de 50 anos, trafegava na moto sentido cidade, quando teria tentado acessar o ramal. No exato momento, o veículo que ia sentido zona rural não teria tido tempo de desviar e colidiu frontalmente contra a moto.

Com o impacto, Rizomar sofreu várias fraturas pelo corpo sendo arrastadas por alguns metros até ficar fora da estrada, falecendo logo em seguida. O motorista, talvez assustado com o atropelamento, se evadiu do local deixando a cena do trágico acidente.

Autoridades da Polícia Civil, Militar, Bombeiros e PRF, além de equipe de socorristas do SAMU, teriam sido acionados até o local para buscar informações sobre o acidente fatal. Uma equipe do Instituto Médico Legal – IML, juntamente com o rabecão também se deslocaram para o local.

A vítima, era funcionária de carreira do Município de Brasiléia, lotada na área da saúde, atuando como Agente Comunitário de Saúde – ACS. A Prefeitura ao saber da tragédia, se manifestou por meio de Nota de Falecimento.

O caso será investigado pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, que irá ouvir testemunhas e preparar um laudo nos próximos dias. Já as autoridades locais tentarão localizar o motorista ou, que o mesmo se apresente nas próximas horas.

O corpo foi retirado do local pela equipe do IML.

VEJA VÍDEO ABAIXO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil do Acre realiza incineração de drogas na região do Alto Acre

Publicado

em

Neste sábado (11), a Polícia Civil do Acre, por meio das Delegacias de Epitaciolândia e Brasileia, realizou a incineração de drogas apreendidas na região do Alto Acre. No total, foram destruídos cerca de 100 quilos de drogas, entre cocaína e maconha.

O entorpecente incinerado corresponde a diversas apreensões efetuadas pela Polícia Civil e outras forças de segurança que atuam nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, em diversas ações policiais.

O procedimento de incineração ocorreu em fornos de uma empresa localizada na cidade de Brasileia, e foi devidamente acompanhado por representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

Conforme o Delegado de Polícia Civil, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira, titular da Delegacia Geral de Epitaciolândia, a incineração das drogas é uma etapa fundamental no processo de combate ao tráfico e consumo de entorpecentes, pois possibilita retirar de forma definitiva das ruas material ilícito, diminuindo o poder das facções criminosas e contribuindo para uma maior sensação de segurança da comunidade.

A droga apreendida é liberada para incineração após passar pela perícia oficial e depois de autorização judicial para a queima.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasileia reúne milhares de pessoas na festa dedicada as mães

Publicado

em

Na noite de sexta-feira dia 10, a cidade de Brasiléia se encheu de brilho e alegria para celebrar o Dia das mães com a participação de milhares de pessoas em uma festa organizada pela Prefeitura de Brasileia.

A Praça Hugo Poly se transformou em um palco de homenagens, brincadeiras e muita emoção.

Sob a liderança da prefeita Fernanda Hassem com apoio do Deputado Estadual Tadeu Hassem Governo do Estado e Senador Petecão, a equipe da gestão municipal preparou uma programação repleta de atividades diversificadas para todas as idades. Desde um bolo de 150 kg de três metros de comprimento até brincadeiras tradicionais até shows culturais, a noite foi marcada por momentos de descontração e união.

Destaque para o desfile das mães entre elas indígenas, que trouxe à tona o orgulho e a beleza de todas as mulheres que desempenham o papel de mães na comunidade.

Além disso, a entrega de dezenas de brindes, Pix e o tão aguardado Bingão das Mamães garantiram sorrisos e gratidão em cada rosto presente.

Ana Beatriz, moradora do bairro Raimundo Chaar, agradeceu pelos prêmios que levou para casa. “Eu agraço primeiramente a Deus pela oportunidade de participar do Dia das Mães, agradeço também a prefeita Fernanda Hassem por essa linda homenagem às mães de Brasiléia”, agradeceu.

Maria Daniele, moradora do km 59, destaca a alegria em participar da festa. “Estou Feliz, quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem pela homenagem, ganhei um presente lindo e estou muito contente”, disse.

A prefeita Fernanda Hassem agradeceu o apoio dos governos do estado e federal na recuperação de Brasiléia pós alagação. Reforçou o compromisso da administração municipal em valorizar e reconhecer a importância das mães na construção de uma sociedade mais acolhedora e justa.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, e cada mãe que veio participar, isso aqui é respeito, valorização e reconhecimento. Trabalhamos incansavelmente todos esses dias para que pudéssemos fazer essa festa aqui na praça pra elas que merecem essa homenagem preparada com carinho. Há dois meses atrás essa praça estava tomada por água, todos os brinquedos estavam quebrados. Quero aqui agradecer o governo do estado e o governo federal, Senador Sérgio Petecão em especial a nossa equipe, deputado Tadeu Hassem e as pessoas que ajudaram Brasiléia, todos têm a minha profunda gratidão”, destacou prefeita Fernanda Hassem.

Comentários

Continue lendo