A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (1º) a Sétima Sessão Ordinária de 2014. Com a presença de todos os Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações e Projetos em prol dos munícipes de Brasileia.
Vereador Bil (PMDB)
Em Uso a Tribuna, o Vereador Bil (PMDB):
Solicita da Secretaria de Obras, que seja feito um planejamento, para que venha ser feito um mutirão de limpeza nas 23 ruas do bairro Eldorado, que a mesma, providencie lixeiras para as ruas Rondônia e Airton Sena, no bairro Leonardo Barbosa.
Solicita da Coordenadoria de Esporte informações, sobre o projeto no qual será investido a emenda da Deputada Federal Perpétua Almeida. Que a coordenadoria também tome algumas medidas, quanto a entrada de haitianos nos dias de campeonato, pois a permanência dos mesmos nos locais vem acarretando constrangimentos aos torcedores.
Solicita que o DETRAN, providencie uma campanha informativa, para que toda a população seja informada quanto ao funcionamento dos novos radares que foram implementados próximo ao novo hospital regional e nas proximidades do km 10 na BR 317.
Solicita que seja enviado um documento para a empresa responsável pelo Programa Ruas do Povo, para que seja informado quais as ruas que serão contempladas na próxima etapa do programa.
Vereadora Fernanda Hassem (PT)
Em Uso a Tribuna, a Vereadora Fernanda Hassem (PT):
Solicita ao Tribunal de Contas do Estado, que seja ofertado o curso da Nova Contabilidade Pública para todos os munícipes de Brasileia, na intenção de beneficiar os servidores da casa, vereadores e a população gerando assim, um entendimento mais amplo mediante o desenvolvimento do município.
Solicita que a Secretaria de Obras faça uma limpeza geral, bem como, recolhimento de entulhos, lixo, serviço de capina e iluminação, na rua José Meireles, e nas ruas do bairro José Braúna e José Peixoto.
Vereador Joelson Pontes (PP)
Em uso a Tribuna, o Vereador Joelson Pontes (PP):
Solicita que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, reveja o horário de saída das crianças da creche Roma Emilce Silva e tome as medidas necessárias para que não venha ocorrer transtornos aos pais.
Solicita para a Secretaria de Obras, que seja providenciado a manutenção dos refletores da quadra sintética do bairro Eldorado.
Vereador Marquinhos (PSDB)
Em uso a Tribuna, o Vereador Marquinhos (PSDB):
Solicita ao Governo do Estado do Acre, que seja enviado para o poder Legislativo, informações mediante a construção da Nova Ponte, a qual liga os municípios de Brasileia e Epitaciolândia.
Solicita que seja visto através do setor responsável, a possibilidade de ser Implementado um posto policial na agrovila do Polo BR 317.
Solicita que a Secretaria de Obras faça a reposição das lâmpadas queimadas na quadra do bairro Francisco José Moreira, nas proximidades da unidade de saúde Antônio Monteiro dos Reis, e que a mesma providencie o desentupimento de um esgoto na rua José Aon no mesmo bairro.
Solicita da Oi, que seja visto a possibilidade de instalar um “Armário Ótico”, para que seja fornecido internet para os bairros mais distantes do município de Brasileia.
Solicita que a Eletrobras, instale postes de iluminação pública em algumas ruas do bairro Samauma, as quais não foram contempladas até o momento.
Solicita da Prefeitura através da Secretaria de Obras, que seja prestado o suporte necessário aos caminhoneiros que precisam transitar pela ponte do Igarapé Glória no km 59.
Vereador Marivaldo (PMDB)
Em uso a Tribuna, o Vereador Marivaldo (PMDB):
Solicita da Secretaria Municipal de Saúde, informações através de relatório, a quantidade de Haitianos que são atendidos diariamente na unidade de saúde Tufic Mizael Saady, e a quantidade de medicamentos que estão sendo gastos com os mesmos.
Solicita que seja visto através do poder Executivo, a possibilidade de ser feito dois espaços físicos para o grupo de moto taxistas.
Solicita que a Secretaria de Obras juntamente com o DENIT, façam um trabalho paliativo na Av. Manoel Marinho Monte, bem como, nas proximidades da Casa dos Cereais até a Sorveteria Tropical.
Vereadora Tereza Com Certeza (PT)
Em uso a Tribuna, a Vereadora Tereza Com Certeza (PT):
Solicita da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, as informações necessárias para que seja esclarecido o real motivo na redução do horário de permanência das crianças na creche Roma Emilce.
Solicita que Secretaria de Administração, dê esclarecimentos quanto a retirada do adicional noturno dos vigias municipais.
Vereador Mário Jorge (SOLIDARIEDADE)
Em uso a Tribuna, o Vereador Mário Jorge (SOLIDARIEDADE):
Solicitou ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brasiléia (STRB), cópia da ata da assembleia pela qual foi defendida a construção de três casas nas terras do sindicato, documentos que comprovem que as pessoas que ali estão, residem há mais de um ano naquela localidade, cópia da licitação da empresa que forneceu os materiais para a construção das casas, comprovante que a terra equivale a 1 hectare e a cópia do projeto lançado em assembleia, pela qual foi aprovada a construção dessas três casas naquelas terras.
Na ordem do dia, foi apresentado dois requerimentos, e votado a Retificação do Orçamento do município.
O vereador Ivonaldo da Costa Rufino:
Requer que seja realizado um Fórum municipal para debater a questão dos haitianos, e que sejam convidados todos os segmentos da sociedade e a população em geral, para que busque um encaminhamento e cobre das autoridades competentes a solução para esse problema.
Os vereadores Marivaldo, Ivanaldo, Marcos Tibúrcio, Joelson Pontes e Benedito Lima:
Requer dessa Presidência que seja formulado um convite à Secretária de Saúde deste município e ao Assessor Jurídico do Poder Executivo Municipal para comparecerem à próxima Sessão Ordinária para prestar esclarecimentos referentes ao desvio de recursos do Fundo Municipal de Saúde.
APROVADA
A LEI MUNICIPAL N° 00935 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013
“Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Brasileia-Acre, para o exercício de 2014 e dá outras providências”.
Benedito Lima Rocha (PMDB) – FAVORÁVEL
Carlos Armando de Souza Alves (PSB) – DESFAVORÁVEL
Erizete Lima de Moraes (PT) – DESFAVORÁVEL
Fernanda de Souza Hassem César (PT) – DESFAVORÁVEL
Ivanaldo da Costa Rufino (SOLIDARIEDADE) – FAVORÁVEL
Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte
Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal
A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.
Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.
Centro e oeste do Acre
No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.
Temperaturas nos municípios
Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.
Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.
Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.
Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.
Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.
No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.
Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.
A Prefeitura de Rio Branco segue prestando todo o suporte necessário às famílias que precisaram deixar suas casas em decorrência da Cheia do Rio Acre. Em uma ação coordenada entre diversas secretarias municipais, os abrigos montados pelo município oferecem acolhimento, atendimento em saúde, alimentação e acompanhamento diário às famílias afetadas.
Atualmente, os abrigos instalados nas escolas Jorge Kalume e Álvaro Vieira acolhem, cada um, 14 famílias, totalizando cerca de 100 pessoas atendidas. Nos locais, equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência.
Equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência (Foto: Val Fernandes/Secom)
Além do acolhimento, as famílias recebem todas as refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — asseguradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O cuidado também se estende aos animais de estimação. Os abrigos contam com atendimento específico para os pets, com o apoio da equipe de Zoonoses, que realiza o recolhimento e o acompanhamento dos animais.
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos. (Foto: Val Fernandes/Secom)
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos.
“A Escola Jorge Kalume está com 14 famílias, somando 52 pessoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está oferecendo toda a questão da alimentação, assistência e atendimento médico na área da saúde e a Zoonoses está vindo para recolher e acompanhar os animais”, destacou.
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal.
“Está ótimo, graças a Deus, as meninas tratam a gente muito bem. Não tenho o que reclamar. O atendimento, a alimentação, tudo certinho”, afirmou.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que continuará mobilizada para garantir assistência às famílias afetadas, priorizando o bem-estar, a dignidade e a segurança da população durante este período. As famílias que necessitarem de apoio podem entrar em contato pelo telefone 193. As equipes seguem de prontidão para atender e garantir assistência à população afetada.
Boletim da Defesa Civil aponta redução para 14,75 metros, mas rio segue acima da cota de transbordo
Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre manteve tendência de vazante nesta terça-feira (31) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o monitoramento, às 5h16 o rio marcava 14,88 metros, apresentando queda em relação aos dias anteriores. Na medição das 9h, o nível baixou ainda mais, atingindo 14,75 metros, confirmando a redução do volume do manancial.
A Defesa Civil informou que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital, com volume acumulado de 0,00 milímetro, fator que contribuiu para a manutenção da vazante.
Apesar da redução gradual, o Rio Acre permanece acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e ainda ligeiramente acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros. As autoridades seguem monitorando a situação e mantendo o estado de atenção nas áreas ribeirinhas.
Você precisa fazer login para comentar.