A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira (18) a Trigésima Quinta Sessão Ordinária de 2014. Com a presença dos Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações em prol dos munícipes de Brasiléia.
Vereador Carlinhos (PSB)
O Vereador Carlinhos (PSB) apresentou as seguintes indicações:
Que a Secretaria de obras, providencie a manutenção da iluminação pública na Rua João Jovino, bem como nas proximidades da creche;
Solicitou que a Secretaria de Obras, realize uma limpeza geral e faça a coleta de lixo no bairro Francisco José Moreira;
Que a Secretaria de Obras, providencie limpeza e coleta de lixo em toda a cidade de Brasiléia;
Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, construa uma rampa na beira do rio para atender especificamente os bombeiros;
Que o Governo do Estado do Acre, providencie a substituição das bandeiras na praça ao lado da Ponte Wilson Pinheiro;
Solicitou que a empresa que está realizando a obra da Av. Manoel Marinho Monte, alugue um caminhão pipa para melhorar os transtornos causados pela obra;
Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, monte uma equipe parar estar verificando os pontos críticos dos ramais de Brasiléia, e que realize as devidas melhorias.
Vereador Naldo (SDD)
O Vereador Naldo (Solidariedade) apresentou a seguinte indicação:
Que a Secretaria de Obras, vaja a possibilidade de estar construindo rampas para cadeirantes em todas as vias públicas da cidade de Brasiléia;
Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize melhorias na Rua João Jovino, precisamente em uma calçada entre a casa do senhor Marcelo e o CRAS;
Que o Governo do Estado, encaminhe a este Poder informações de como está o processo de liberação do recurso que foi disponibilizado pelo Governo para a reforma e ampliação do Parque Centenário;
Solicitou que o Governo do Estado, encaminhe a este Poder informações sobre a recuperação da Avenida Prefeito Rolando Moreira no centro da cidade de Brasiléia;
Que este Poder convoque o assessor jurídico da casa, para realizar uma explanação sobre o regimento interno da Câmara;
Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize o conserto de um esgoto a céu aberto nas proximidades do mercado municipal Ocimar do Rego Albuquerque.
Vereador Joelso (PP)
O Vereador Joelso (PP) apresentou as seguintes indicações:
Que a Prefeitura, realize uma força tarefa para cuidar da limpeza de toda cidade, tendo a vista que alguns bairros estão intransitáveis, e as quadras de esporte estão em mau estado;
Solicitou que a prefeitura através do Setor Competente, faça um estudo de viabilidade para a realização de um concurso público para supri as necessidades de funcionários em diversas áreas.
Vereadora Tereza (PT)
A Vereadora Tereza (PT) apresentou as seguintes indicações:
Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, providencie a reposição de lâmpadas nos postes da Av. Ruy Lino;
Vereador Rosildo (PT)
O Vereador Rosildo (PT) apresentou as seguintes indicações:
Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize a instalação de luzes nos postes do campo existente na comunidade do km 26;
Solicitou que Governo do Estado através do Setor Competente, coloque em funcionamento o laboratório de embriões existente no município de Brasiléia;
Que o Ministério da Agricultura, realize uma fiscalização nas indústrias que fornecem ração aos produtores de Brasiléia, tendo em vista a má qualidade da mesma;
Vereador Bil (PMDB)
O Vereador Bil (PMDB) apresentou as seguintes indicações:
Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, disponibilize lixeiros para a praça José Augusto ao lado da ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, bem como a limpeza dos banheiros nas proximidades da praça;
Solicitou que a Secretaria de Obras, construa de imediato uma rampa de acesso para deficientes físicos no mercado municipal Ocimar do Rego Albuquerque;
Que a Secretaria de Obras, realize o serviço de limpeza e capina na rua São Pedro no bairro Eldorado;
Solicitou que a Secretaria de Obras, providencie a coleta de lixo na Rua Edson Cadaxo no bairro Alberto Castro;
Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize a reposição de lâmpadas nos postes da Rua João Reis;
Solicitou que a Secretaria de Obras, providencie a manutenção da rua Raimundo Pereira no bairro Raimundo Chaar.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), iniciou na manhã desta quarta-feira (25) uma intervenção estrutural na Avenida Ceará com a Estrada Dias Martins, nas proximidades do Elevado Mamédio Bittar, um dos pontos de maior fluxo de veículos da capital. De acordo com o responsável técnico pela obra, Francinildo Cacau, o local apresentava fragilidade na base do pavimento, o que ocasionava o surgimento recorrente de buracos e o desgaste da pista.
Aplicação de macadame hidráulico
O serviço executado consiste na implantação de macadame hidráulico, técnica utilizada na base e sub-base do pavimento, composta por pedras de maior dimensão, cujos vazios são preenchidos por agregados menores. O processo é finalizado com adensamento utilizando água, garantindo maior compactação e resistência da estrutura.
“Estamos implantando uma estrutura reforçada para suportar o tráfego intenso, inclusive de veículos pesados, o que deve acabar com os buracos nesse trecho.” (Foto: Ana Melo/Secom)
Segundo Francinildo, a intervenção substitui o solo original por uma base mais robusta, capaz de oferecer maior suporte de carga. “Estamos implantando uma estrutura consolidada, preparada para suportar o tráfego intenso, inclusive de veículos pesados. Após essa aplicação, o problema recorrente de buracos nesse trecho não deverá mais ocorrer”, explicou.
Fortalecimento da via próximo ao Elevado Mamédio Bittar
O engenheiro civil João Vieira destacou que o objetivo da intervenção é assegurar mais resistência e vida útil ao pavimento, principalmente por ser uma área estratégica, com intenso fluxo de veículos. (Foto: Ana Melo/Secom)
O engenheiro civil João Vieira reforçou que a finalidade do trabalho é garantir maior durabilidade ao pavimento, especialmente por se tratar de uma área estratégica, com grande circulação de veículos.
“Essa intervenção tem como principal objetivo fortalecer a via nas proximidades do Elevado da AABB, proporcionando maior resistência à pista e assegurando que a trafegabilidade não possibilite o surgimento de novos buracos”, destacou.
Mesmo no período chuvoso, a Prefeitura de Rio Branco mantém equipes nas ruas para melhorar o tráfego e garantir mais segurança e mobilidade. (Foto: Ana Melo/Secom)
Mesmo durante o período chuvoso, a Prefeitura de Rio Branco mantém equipes em campo realizando intervenções nas vias públicas, com foco na melhoria da trafegabilidade e na recuperação das vias estruturantes da capital, garantindo mais mobilidade e segurança para condutores e pedestres.
Mais resistência e segurança
A substituição da base integra o conjunto de ações da gestão municipal voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e à segurança viária. A Prefeitura segue monitorando pontos críticos da cidade para executar intervenções preventivas e estruturais, assegurando melhores condições de mobilidade para a população e maior vida útil ao pavimento.
A solenidade de posse da nova mesa diretora do Parlamento Amazônico foi realizada nesta quarta feira, 25, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco. A governadora em exercício Mailza Assis esteve presente, prestigiando os novos empossados, com destaque para o novo presidente da entidade, deputado Afonso Fernandes.
O Parlamento Amazônico tem como objetivo fortalecer a agenda regional, promovendo a integração entre os estados e defendendo pautas comuns perante o governo federal, como infraestrutura, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável. A entidade é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Entidade é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Foto: Ingrid Kelly/Secom
“Estamos assumindo a presidência de uma entidade política que é a segunda maior do Brasil, formada por deputados estaduais, federais e senadores. O nosso objetivo é unir forças em prol da resolução dos problemas não só do Acre, mas de outros estados da Amazônia. Assumo essa missão e vou dedicar todas as minhas forças e energias para promover melhorias para toda a população que integra o Parlamento. A primeira causa que iremos buscar solução, com os demais colegas, são as melhorias para a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul”, enfatizou Afonso Fernandes.
Os eleitos estarão à frente do Parlamento Amazônico durante o biênio 2026-2027. A composição da entidade é estruturada por meio da mesa diretora, do conselho fiscal e de diversas secretarias temáticas, responsáveis por coordenar pautas regionais como meio ambiente, desenvolvimento econômico e infraestrutura, envolvendo os nove estados que compõem a Amazônia Legal.
“Ver o Acre ocupar esse espaço de liderança nos enche de orgulho e reforça a importância da participação ativa do nosso Estado na construção das pautas regionais” Foto: Ingrid Kelly/Secom
“É uma grande satisfação estar aqui hoje, participando de uma cerimônia que reafirma a força do diálogo e da parceria entre os estados que compõem a Amazônia Legal. Ver o Acre ocupar esse espaço de liderança nos enche de orgulho e reforça a importância da participação ativa do nosso Estado na construção das pautas regionais”, afirmou Mailza Assis.
A gestora parabenizou todos os eleitos e reafirmou o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento das instituições e a união dos poderes em favor da população.
O ex-presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Laerte Gomes (PSD-RO), esteve presente para realizar a entrega do cargo ao deputado Afonso Fernandes. Parlamentares de outros estados brasileiros e representantes da Bolívia e do Peru também prestigiaram o ato da posse.
Parlamento Amazônico é formado por Deputados Estaduais, Federais e Senadores da Amazônia Legal. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Trabalho em conjunto
Durante a solenidade, o Grupo Técnico Agenda Azul da Amazônia Legal (GTAA), que reúne técnicos e gestores de recursos hídricos dos nove estados da Amazônia Legal, firmou o Protocolo de Cooperação Institucional com o Parlamento Amazônico. O documento foi assinado pela gestora de políticas públicas e chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre e coordenadora-geral do GTAA, Maria Antônia Nobre, e pelo presidente do Parlamento Amazônico.
“O objetivo do acordo é fortalecer a governança hídrica na Amazônia, que exige integração entre conhecimento técnico e decisão política. O protocolo cria um canal permanente de diálogo com o Parlamento Amazônico, ampliando o apoio do Poder Legislativo às iniciativas de conservação dos recursos hídricos e à consolidação de uma política regional mais harmonizada e estratégica”, explicou Maria Antônia.
A Prefeitura de Assis Brasil realizou a entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos garis do município, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e a melhoria das condições de trabalho.
Foram entregues blusas, calças, botas, máscaras e luvas, garantindo mais segurança, proteção e conforto aos profissionais que atuam diariamente na limpeza urbana, contribuindo para manter a cidade organizada e saudável para toda a população.
A entrega foi conduzida pelo prefeito Jerry Correia e contou com a presença do secretário municipal de Obras, Odacir; da secretária de Administração, Pamela; do vice-prefeito Reginaldo Martins; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Wendell Marques. A participação das autoridades reforça a união entre os poderes em prol do fortalecimento dos serviços públicos.
Durante o momento, o prefeito destacou a importância de investir na segurança e no reconhecimento dos trabalhadores. “Nossos garis desempenham um papel fundamental para o bem-estar da população. Garantir equipamentos adequados é uma forma de valorizar esses profissionais e oferecer mais dignidade no exercício de suas funções”, afirmou.
A ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura de Assis Brasil voltadas à valorização dos servidores e ao aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
Você precisa fazer login para comentar.