Conecte-se conosco

Acre

Calor abafado e chuvas pontuais devem marcar a semana no AC

Publicado

em

Foto: Davi Friale I Jardy Lopes/ac24horas

O meteorologista Davi Friale prevê uma semana de calor intenso, alta umidade e chuvas diárias, mas de forma pontual, em todo o estado do Acre. A previsão indica que as temperaturas máximas devem variar entre 31°C e 34°C, podendo superar esse limite em alguns municípios.

Segundo Friale, uma fraca onda polar chegou ao estado no domingo (9), provocando chuvas intensas em várias regiões e deixando o tempo mais ameno no vale do Rio Acre. Em Assis Brasil, na estação de Aldeia dos Patos, o acumulado chegou a 80,8 milímetros, enquanto em Jordão foram 78,6 mm. Já em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, as precipitações somaram 28,2 mm e 25,8 mm, respectivamente.

Em Rio Branco, a temperatura máxima no domingo foi de apenas 26,7°C, registrada no aeroporto da capital. A previsão é de que, até quarta-feira (12), o estado siga com calor abafado e pancadas isoladas de chuva.

Entre quinta-feira (13) e sábado (15), o cenário muda: chuvas mais fortes e volumosas devem atingir diversas regiões, com possibilidade de transtornos em áreas vulneráveis. O acumulado semanal pode variar entre 50 e 100 mm, podendo chegar a 130 mm em alguns municípios.

Friale alerta ainda que, apesar das temperaturas não tão elevadas, a sensação térmica pode ultrapassar 37°C, devido à alta umidade e baixa circulação de ventos, o que aumenta o desconforto térmico e o suor excessivo.

O meteorologista também destaca que o nível do Rio Acre tende a subir rapidamente nos próximos dias, podendo atingir 4 metros até o próximo domingo (16). Na tarde desta segunda-feira (10), o nível marcava 1,92 m em Rio Branco.

Os rios Tarauacá e Iaco, em Sena Madureira, também devem registrar aumento repentino, enquanto o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, continuará subindo de forma mais lenta.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Gladson Cameli diz ter recebido PF em casa para esclarecer denúncia sobre processo em escola de aviação

Publicado

em

Governador afirma que prestou informações “com tranquilidade e transparência” e que ação visa atingi-lo politicamente; PF recolheu eletrônicos e dinheiro

Camelí disse que “com tranquilidade e transparência, prestei todas as informações solicitadas. Foto: captada 

O governador Gladson Cameli emitiu nota nesta quinta-feira (5) confirmando que recebeu em sua residência, pela manhã, representantes da Polícia Federal. Segundo ele, os policiais buscavam informações sobre uma denúncia envolvendo processo de avaliação para registro de piloto em uma escola de aviação da qual foi aluno.

Cameli afirmou que “com tranquilidade e transparência, prestei todas as informações solicitadas”. Ele acrescentou que os agentes recolheram dispositivos eletrônicos e uma quantia em dinheiro, de origem privada, que mantinha como reserva financeira, cuja comprovação será apresentada às autoridades.

O governador acrescentou que está “sereno quanto ao ocorrido” e afirma que a ação tem o objetivo de atingi-lo politicamente. Foto: captada 

Na nota, o governador disse estar “sereno quanto ao ocorrido” e classificou a ação como motivada por interesses políticos. “Desde já, agradeço as manifestações de apoio da população. Reiterando minha confiança na Justiça, lamento as tentativas de perseguição e, mais uma vez, de estratégia política com o objetivo de me atingir na proximidade das eleições.”

O caso ainda segue em investigação pela Polícia Federal.

Veja publicação feita pelo governador:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá mantém estabilidade em Cruzeiro do Sul, mas Defesa Civil alerta para possível elevação

Publicado

em

Nível do manancial permanece em 13,43 metros desde terça-feira; águas de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo devem influenciar nova subida

O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, foi registrado em 13,43 metros nesta quarta-feira (4), conforme dados da Defesa Civil Municipal. A marca é a mesma observada desde a manhã de terça-feira (3), às 9h, indicando uma estabilidade momentânea do manancial. No entanto, as autoridades alertam que a tendência ainda é de elevação nas próximas horas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Júnior Damaceno, a possível subida está relacionada à chegada das águas provenientes dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. “O rio está estabilizado desde ontem, mas a tendência é de subir hoje ainda, porque a água de Porto Walter e de Marechal Thaumaturgo vai chegar até aqui”, explicou.

Desde a terça-feira, a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, passou a realizar a medição do nível do Rio Juruá por meio de uma régua instalada no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul. A medida foi adotada após a identificação de falhas, inconsistências e oscilações nos dados apresentados pelo aplicativo HidroWeb, da Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com o coordenador de desastres da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, Iranilson Neri, a divergência entre a régua física e o sistema digital chegou a 13 centímetros. “Diante disso, optamos pela medição direta por meio da régua”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ex-funcionários de fábrica de tacos em Xapuri denunciam atraso em verbas rescisórias

Publicado

em

Acordo de pagamento parcelado foi descumprido após primeira parcela; trabalhadores protestam e relatam venda de madeira do pátio enquanto dívida segue em aberto

Após o pagamento inicial, os ex-funcionários afirmam que passaram a enfrentar falta de respostas e ausência de previsão por parte da empresa. Foto: captada 

Ex-funcionários da única fábrica de tacos em funcionamento em Xapuri denunciam atrasos no pagamento de verbas rescisórias desde as demissões ocorridas em 21 de agosto de 2025. Segundo os trabalhadores, houve um acordo para pagamento em cinco ou seis parcelas, mas apenas a primeira foi quitada, sem novas previsões de repasse desde então.

Os ex-servidores relataram que a empresa deixou de responder aos contatos e não apresentou calendário para quitar o restante das dívidas. Outro ponto que tem gerado preocupação é que, mesmo com os valores em aberto, a fábrica segue retirando e vendendo madeira estocada em seu pátio — movimento visto pelos demitidos como um agravante à insegurança quanto ao recebimento.

No último sábado (31), um grupo realizou um protesto para cobrar respostas e dar visibilidade ao caso. O pagamento das verbas rescisórias é um direito assegurado por lei. A reportagem informa que o espaço segue aberto para que a empresa se manifeste e esclareça a situação.

Comentários

Continue lendo