Conecte-se conosco

Acre

‘Cabelo’ completa 18 anos à frente do handebol em Brasiléia com currículo de dar inveja

Publicado

em

Nos jogos em Manaus (AM), quando foram 3º colocados a nível nacional em 2009, com melhor colocação na categoria infantil - Foto: arquivo

Nos jogos em Manaus (AM), quando foram 3º colocados a nível nacional em 2009, com melhor colocação na categoria infantil – Foto: arquivo

Da redação

No dia 4 de março de 1996, Sebastião Ferreira Moreira, mais conhecido como ‘Cabelo’, iniciou sua longa historia e caminhada no Handebol de Brasiléia. O mesmo conseguiu ter um currículo de dar inveja a qualquer treinador do Brasil e faz por paixão, além de dar uma grande parcela de ajuda aos jovens.

Muitos que puderam sair da pequena Brasiléia, cruzar o Brasil trazendo de volta, um troféu se consagrando entre equipes com muito mais apoio e estrutura. Além de conhecer culturas e até ver e se banhar no mar.

Há 18 anos fazendo história, ‘Cabelo’ agradece:

Meus Sinceros agradecimentos aos Atletas, Professores, Pais e amigos pelo apoio e pelo grande incentivo que nos proporcionaram. Foram grandes alegrias, tantas emoções e muitas conquistas:

Vou contar um pouco da minha história, tudo começou em um grupo de amigos no ano de 1996, para um evento Beneficente com amigos que jogava voleibol, para que na época possamos arrecadar recurso para um amigo que estava muito doente, iniciei com uma equipe feminina e em 1998 uma equipe masculina com vários amigos professores; o Professor Marcos, Eduardo do Guló, Mario Antonio, Maikon, Geyson, Junior, Abacate, Lando e o Kerisvelton. Daí, começou a despertar outras pessoas nas escolas. Também estou completando 16 anos só de escola como voluntário em todas as modalidades de Handebol, Basquetebol, Voleibol de quadra de areia, etc.

Capacitações e cursos:

Curso de capacitação em Curitiba (PR), financiado pelo Banco Santander, de Projetos e desenvolvimento com oito  participações, curso de legislação desportiva do Brasil com Paulo Swimite procurador de Justiça, Representante do Acre no Festival Brasileiro de Teatro, onde teve Sebastião Ferreira Moreira como recreador pela Secretaria Extraordinária de Esporte do Estado e pela prefeitura de Brasiléia.

Também teve apoio em vários Cursos de Técnica e Arbitragem de Handebol, de Voleibol, de Futebol de Salão, Basquetebol, capacitações em Direitos da Infância e Juventude, Relações Humanas Estadual e Direitos Humanos Nacional, participação em encontros internacional de Direitos Humanos sobre ao combate do tráfico de pessoas, curso estadual e encontros de professores de leis desportivas,

Além de áreas como Acampamento Estadual com o professor Jordi Ribeira e Acampamento Nacional de melhoria Técnica e Desenvolvimento treinador da Seleção Brasileia. Ainda teve muitas capacitações que também poderia estar sendo divulgadas.

Agradecimentos:

Meus Sinceros agradecimentos ao Professor Rivaldo, que foi um dos grandes incentivadores pelo esporte. Aos atletas e alunos, pais, professores, diretores da Escola Instituto Odilon Pratagi, Escola Estadual Kairala José Kairala e a Escola Joana Ribeiro Amed. A todos os professores de outros municípios que sempre deram força. O professor Franklin, Maurício Generoso, Mustafa, Rosália, Professor João Carlos Passos, Eduardo e tantos outros.

Os comerciantes, a Prefeitura de Brasiléia, o Governo do Acre, a Federação Acreana e em especial, à minha família do Handebol, as meninas de Xapuri que por muitas vezes participaram da equipe e fomos campeões por varias vezes juntos e gostaria poder abraçar a cada um. Meus sinceros agradecimentos.

Trabalhos desenvolvidos:

Professor Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira vem fazendo um bom trabalho juntamente com o presidente da CBHb. Nosso esporte vem desenvolvimento em nosso Brasil tanto no Handebol Masculino quanto no Handebol Feminino, tivemos um crescimento muito significativo. O Brasil Feminino Campeão Mundial tem muito à conquistar ainda e a Federação Acreana vem fazendo um trabalho excelente em nosso Estado do Acre, em nome da Maria Rosaides (Bolha), vem nos incentivado muito. Meus agradecimentos.

O handebol oferece a seus participantes um treinamento harmonioso para todo o organismo, sem distinção de raça ou sexo e ainda ocasiona melhora no convívio social, dando possibilidade de extravasar o stress tão comum a todos nós hoje em dia.

Segundo a concepção do jogo de handebol “o esporte é baseado sobre um real espírito esportivo, com respeito pelas qualidades humanas do adversário e com bons conhecimentos das regras, da disciplina e do caráter do jogo, todos os participantes contribuem para a promoção de um esporte de equipe apaixonante e excitante que é o handebol moderno”.

OBJETIVOS:

Incentivar e fomentar a prática do handebol no Município de Brasiléia;

Promover a integração e inserção social;

Incentivar a prática do handebol através da competição esportiva;

Identificar a elite esportiva do estado, e promover o seu aprimoramento técnico;

Incentivar o surgimento de ídolos  no handebol para seu maior desenvolvimento;

Desenvolver o intercâmbio sócio-esportivo entre os participantes;

Priorizar o esporte como fonte de investimento publicitário junto à mídia;

Oferecer a comunidade opções de lazer na área do espetáculo esportivo.

Incentivar aos jovens o respeito ao próximo através do esporte

Participação Nacional Brasileiro:

Já representamos o Acre 06 (seis) vezes nos Jogos Escolares, uma Vez na Copa Petrobras em Manaus, Brasília (DF), em Fortaleza (CE), Poços de Caldas (MG), em Curitiba (PR) e na Cidade de Belém (PA).

Participação Estadual (Acre):

Acampamento Estadual em Rio Branco, no Ginásio do SESI, com a Federação Acreana de Handebol, com a participação de cinco atletas e um treinador da Ponte Preta, com o Professor espanhol, Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira, com curso Internacional de Professores e Alunos em Dezembro de 2012.

Ponte Preta Campeã: Estadual feminino Adulto do Aberto 1 vez no Handebol.

Ponte Preta Vice-Campeã masculino: 06 vezes e no feminino 05 vezes no Handebol.

Ponte Preta Campeã no Handebol: Copa Estadual Masculino Adulto 3 vezes e no feminino 2 vezes.

Ponte Preta Vice-Campeã da Copa Estadual masculino Adulto 5 vezes e no feminino, 7 sete vezes no Handebol.

Ponte Preta Vice- Campeã juvenil sub-18 feminino, 2013 no Handebol.

Ponte Preta Campeã juvenil sub-18 feminino 2012, uma vez no Handebol.

Ponte Preta Vice-Campeã Juvenil sub-18 feminino 2011, uma vez no Handebol.

Ponte Preta Vice-Campeã Juvenil Sub-21 feminino 2010, uma vez no Handebol.

Jogos Escolar, campeã infantil Estadual três vezes.

Jogo Escolar campeã juvenil Estadual duas vezes.

Copa Petrobras campeã Estadual infantil uma vez no Handebol.

Jogos Escolares infantil feminino e masculino Vice-Campeã nove vezes no handebol.

Jogos Escolares Juvenil feminino e masculino Vice-Campeã, sete vezes no Handebol.

Participação em eventos nacional:

Acampamento Nacional de Handebol na Cidade de Blumenau (Santa Catarina), de Desenvolvimento de Melhoria Técnica, com o Treinador da Seleção Brasileira de Handebol, Professor Jordir Ribeira, com Toda a comissão Técnica da Seleção Brasileira, 120 atletas e os 10 treinadores do Brasil, com participação de Brasiléia através do Atleta da Ponte Preta, Andrio Rodrigo da Silva e o treinador Sebastião Ferreira Moreira.

Participação eventos Municipal:

Futebol de Campo:

04 vezes campeão adulto

06 vezes vice-campeão adulto

04 vezes campeão sub-15

01 vez campeão sub-16

02 vezes campeão sub-13

Futebol de salão:

04 vezes campeão sub-13 em Epitaciolândia

05 vezes campeão sub-14 em Brasiléia

02 vezes campeão sub-11 em Brasiléia.

02 vezes vice-campeão sub-13 em Brasiléia.

Futebol Soçaite:

01 vez campeão em Epitaciolândia sub-16.

Basquetebol: Campeonato Acreano 3º lugar pela Ponte Preta e no Jogos Escolares também em 3° lugar no masculino.

Futsal feminino Campeonato Brasileense uma vez campeão e três vezes vice-campeã, no jogos escolares duas vezes 3° lugar na fase estadual no sub-14.

Futsal masculino sub-14, uma vez em 3º e uma em 2° lugar.

Voleibol Masculino 3° lugar no Jogos Escolares.

Campeonato Acreano sub-14 de futsal masculino com uma participação.

Copa de futebol de Campo de Senador Guiomard, uma vez com a categoria sub-12, 14 e 15 masculino.

No Campeonato Municipal, varias vezes campeão no handebol masculino e feminino.

VEJA ABAIXO, FOTOS DE PARTICIPAÇÕES EM JOGOS DENTRO E FORA DO ESTADO DO ACRE DESDE O INÍCIO DE SUA CARREIRA.

Campeão estadual em 2013, onde garantiram a vaga para o nacional em Belém (PA), e ficaram em 3º na chave de grupo - Foto: arquivo

Campeão estadual em 2013, onde garantiram a vaga para o nacional em Belém (PA), e ficaram em 3º na chave de grupo – Foto: arquivo


 

Telefones para contato:

Sebastião Ferreira Moreira e Francisco Jerônimo.

(68) 99492514 ou 92242627.

Email: [email protected]

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária

Publicado

em

A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.

Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.

Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.

“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.

Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.

Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.

“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.

Resultados da corrida

Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.

“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.

Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.

“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.

Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.

“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.

Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia

Publicado

em

Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino

Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.

Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.

No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.

Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.


ATUALIZAÇÃO:

Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Militar do Exército fica ferido em acidente de moto na BR-317, em Epitaciolândia

Publicado

em

Colisão com caminhonete ocorreu em frente ao Fórum e deixou condutor com fratura no fêmur

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta sexta-feira (12), na BR-317, em frente ao Fórum de Epitaciolândia. O condutor de uma motocicleta, identificado como Maurício Custódio Alves, militar do Exército Brasileiro, ficou ferido após colidir com uma caminhonete Hilux, placas NXR4D78. Motorista não foi identificado.

De acordo com informações apuradas no local, Maurício seguia de Epitaciolândia em direção à rodovia BR-317 quando a caminhonete realizou uma manobra de retorno. O motociclista, que pilotava uma moto boliviana modelo Kingo, placa NF-6637, acabou colidindo frontalmente com o veículo.

Com o impacto, o militar sofreu fratura no fêmur da perna direita, além de um corte profundo na região atingida. Apesar da gravidade, a fratura não ficou exposta.

Equipes de socorro do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, realizaram a imobilização da vítima ainda no local e, em seguida, Maurício foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo